PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LORENA DE MELO BORGES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LORENA DE MELO BORGES
DATA: 02/12/2016
LOCAL: Mpgoa
TÍTULO: PROEXT: uma análise das dificuldades de execução.
PALAVRAS-CHAVES: Orçamento Público. PROEXT. Gestão da Qualidade.
RESUMO: Esta pesquisa objetiva analisar as causas que dificultam a execução do recurso do Programa de Apoio à Extensão Universitária (PROEXT) destinado à aquisição de material no âmbito da UFPB. O PROEXT tem como finalidade financiar projetos e programas de extensão de Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) mediante seleção realizada anualmente pelo Ministério da Educação. No contexto da UFPB, de acordo com dados extraídos do portal do Senado Federal Siga Brasil, verifica-se que nos últimos três anos (2013 a 2015), do montante total liberado para a instituição através do PROEXT, a UFPB deixou de adquirir R$1.048.221,81 mil em material. Tal cenário sinaliza o distanciamento da execução do orçamento do PROEXT no âmbito da UFPB de critérios de qualidade, já que a finalidade não está sendo integralmente cumprida. Como referencial teórico o presente trabalho fundamenta-se na teoria sobre o orçamento público, já que o recurso trata-se um orçamento federal, e na teoria sobre Gestão da Qualidade, trazendo concepções da qualidade para a execução do recurso. A pesquisa é classificada como exploratória, e quanto aos meios de investigação classifica-se como pesquisa de campo, bibliográfica e estudo de caso. A UFPB é composta por oito Unidades Administrativas de Serviços Gerais (UASG), sendo cada UASG responsável por realizar a execução orçamentária de sua competência. Esta pesquisa tem como enfoque a análise da execução do recurso do PROEXT gerenciado pela UASG identificada pelo número 153065, denominada Universidade Federal da Paraíba, por representar a UASG central da instituição. Como recorte temporal optou-se por limitar o trabalho a execução do ano de 2015 e de 2016. A coleta de dados será realizada através de questionários fechados aplicados a amostra da pesquisa, definida a partir dos servidores docentes e técnicos administrativos que fazem parte da execução do PROEXT. Os questionários foram elaborados utilizando o método escalonado do tipo Likert e para o tratamento dos dados coletados serão utilizadas técnicas estatísticas. Para auxiliar na identificação e análise das causas será utilizada a ferramenta da qualidade o diagrama causa e efeito. Portanto, nesta pesquisa serão utilizados métodos quantitativos e qualitativos de forma a construir uma discussão interpretativa dos dados coletados.
Presidente - 1736271 - ELADIO JOSE DE GOES BRENNAND
Interno - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS