PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: DANUTA CAROLINA DAS NEVES CORREIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANUTA CAROLINA DAS NEVES CORREIA
DATA: 27/01/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Sala do Laboratório de Linhas de Pesquisa do MPGOA.
TÍTULO: DA EDUCAÇÃO JESUÍTICA À GESTÃO DEMOCRÁTICA: NUANCES DA AÇÃO GESTORA NO COTIDIANO DA ESCOLA PÚBLICA
PALAVRAS-CHAVES: Memória. Função Gestora. Gestão Escolar
PÁGINAS: 22
RESUMO: Este projeto objetiva verificar as funções e as atribuições do gestor escolar nos livros e na legislação nacional, percebeu-se um distanciamento entre a teoria e o que está posto nas leis e regulamentos que regem os diferentes níveis da Educação no Brasil e a realidade cotidiana da gestão escolar. Assim, partindo desse imbrincamento, questiona-se como a memória da prática gestora está contida no ordenamento jurídico desde o período colonial, com o estabelecimento das escolas jesuítas no Brasil, as quais trouxeram consigo o Ratio Studiorum em 1549, até a promulgação da Lei 9.394/96 em relação à prática cotidiana, e a relação entre a teoria/concepção de cada período também no que tange à nomenclatura utilizada? Tendo por base essa pergunta, esta pesquisa tem como objetivo geral explorar a memória da prática gestora contida no ordenamento jurídico desde o período colonial até a promulgação da Lei 9.394/96, desvelando a relação entre a teoria/concepção de cada período no que tange à nomenclatura utilizada; e traz como objetivos específicos: sistematizar o ordenamento jurídico que versam sobre a educação, com ênfase na gestão escolar desde 1549 até 1996; comparar teoricamente os principais livros-textos, bem como a concepção teórica dos seus autores, acerca administração/gestão escolar disponíveis nas bibliotecas Central e Setoriais da UFPB Campus I, disponíveis para os estudantes dos diversos cursos de graduação e pós-graduação dessa instituição; e, analisar as principais diferenças encontradas na legislação e nos livros utilizados na pesquisa sobre a função gestora no período estudado, buscando perceber se estas diferenças estão relacionadas com o cotidiano escolar. Para alcançar esses objetivos propostos e responder à pergunta de pesquisa, o percurso metodológico a ser utilizado será de cunho qualitativo e abrangerá pesquisa bibliográfica e pesquisa documental em suas fontes primárias e secundárias, para a construção do arcabouço legal e teórico da administração/gestão escolar desde os tempos dos primeiros colégios jesuítas no Brasil Colônia até a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – Lei nº 9.394/96.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA
Interno - 1152128 - EDNA GUSMAO DE GOES BRENNAND
Interno - 3116047 - IZABEL FRANCA DE LIMA
Externo ao Programa - 2568769 - ANA PAULA ROMAO DE SOUZA FERREIRA
Externo à Instituição - NAYANA RODRIGUES CORDEIRO MARIANO