PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: JOSE MARINHO DE LIMA FILHO

DISCENTE: JOSE MARINHO DE LIMA FILHO
DATA: 08/02/2017
LOCAL: MPGOA
TÍTULO: Estudo sobre o modelo de gestão Educacional utilizado na Mata- centro - Pernambuco, no período de 2012 - 2016.
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Públicas. Formação.Gestão Escolar.PROGEPE.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: O Programa de Formacao de Gestor Escolar de Pernambuco-PROGEPE, instituido pela Secretaria de Educacao Estadual, aplicado aos professores e tecnicos da rede publica estadual que postularam ao cargo de gestor escolar, foi analisado pelo fato do autor deste trabalho, se interessar pela administracao da escola publica, consoante sua experiencia ao longo dos anos como professor na rede privada e publica, sendo levado a participar do curso de formacao de gestor ministrado pela Universidade de Pernambuco com aulas presenciais e a distancia no ano de 2012. Questionando se o curso de formacao propos uma nova qualificacao de gestores na rede estadual, investigando se os mesmos formados pelo programa adquiriram conhecimentos para o exercicio da funcao com habilidades e competencias, apropriando-se da proposta de politica publica, gestao e concepcoes de metas e resultados implantados pelo do Pacto pela Educacao. O interesse em saber, em investigar se um novo modelo de gestao educacional ficou evidenciado na rede publica estadual, da mata centro/PE, com qualidade social e democratica na figura do gestor/administrador escolar, e a preparacao de jovens para o exercicio da cidadania e insercao no mercado de trabalho. Utilizando-se de uma hipotese baseada na pesquisa exploratoria, documental e bibliografica, realizando entrevistas com gestores, professores e alunos que possam gerar resultados e estudos atraves das reflexoes de pensadores e teoricos como Moacir Gadotti, Heloisa Luck, Vitor Paro, Wilson Aragao, Anielson Barbosa, Edgar Morin e Paul Senge, tendo ainda feito leitura de legislacao nacional e estadual em suas diretrizes, instrucoes e normativas, referentes ao processo formativo e consultivo com certificacao do progepe. Os resultados possiveis de serem encontrados nao significam um esgotamento do assunto, apenas um vertice aberto na busca do conhecimento cientifico e especifico da gestao escolar democratica na rede estadual de Pernambuco.
Presidente - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS