PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: JOSENILDO FERREIRA GOMES

DISCENTE: JOSENILDO FERREIRA GOMES
DATA: 13/02/2017
LOCAL: MPGOA
TÍTULO: A FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES DE LICITAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)
PALAVRAS-CHAVES: Formação Continuada. Gestão Organizacional. Administração Pública. Licitação. Gestores de Licitação.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Organizações Públicas
RESUMO: O inicio do seculo XXI ficou marcado pelo surgimento da sociedade do conhecimento, ocasionando mudancas nos modos de producao de bens e o reposicionando do homem como o centro das organizacoes. Nesse contexto, a formacao continuada tem se firmado como politica ou como mecanismo de desenvolvimento individual e organizacional, fazendo com que a promocao de processos de aprendizagem tenha se intensificado nos ultimos anos. Nesse aspecto, esta pesquisa tem como objetivo analisar a formacao continuada de gestores de licitacao do Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia da Paraiba (IFPB), fundamentando-se na seguinte questao: como se da o processo de formacao continuada de gestores de licitacao do IFPB? Em termos metodologicos, a pesquisa configura-se como de campo, baseada na abordagem quantiqualitativa, tipificada como pesquisa descritiva e exploratoria, com procedimentos bibliografico e documental. Para o alcance dos objetivos foi aplicado como instrumento de coleta de dados um questionario misto (com questoes abertas e fechadas), cuja organizacao/interpretacao de dados recorreu a analise de conteudo. O universo da pesquisa foi composto por 15 sujeitos (gestores de licitacao) que estao atuando nos diversos campi do IFPB no Estado da Paraiba (Joao Pessoa, Cabedelo, Campina Grande, Monteiro, Picui, Sousa, Cajazeiras, Patos, Princesa Isabel, Guarabira e Reitoria. A amostra considerou apenas os campi que possuem mais de 5 anos de funcionamento, em virtude de os novos campi, em implantacao, ainda nao possuirem estrutura administrativa em plena atividade. Os resultados evidenciaram que o IFPB apresenta o seguinte quadro: ao lotar seus servidores para trabalhar no setor de licitacao, apenas 40% recebeu a formacao necessaria para desempenhar as atividades; 53,3% atestam que a chefia sempre incentiva os processos de formacao continuada e que o IFPB sempre disponibiliza e custeia essas formacoes. Nao ha um planejamento bem definido em relacao aos criterios utilizados, porem, 66,7% afirmam estar satisfeito e/ou plenamente satisfeito com a gestao da formacao continuada quando oferecida pelo IFPB. Na oferta de formacao continuada para os gestores de licitacao, 86,7% sao executados fora da sede do IFPB, atraves de organizacoes publicas e/ou privadas. Entre 2011 e 2015, destaca-se que 60% dos servidores participaram de 4 a 10 processos de formacao continuada e somente 1 respondente nao participou desses cursos. Para os gestores, constatou-se que a finalidade da qualificacao se da para adquirir conhecimento/capacitacao, melhorar o desempenho no exercicio da propria funcao, na busca por melhorias da execucao do trabalho licitatorio. Nenhum deles afirmou que se submetiam a tal processo como meio para auferir vantagem funcional em progressao por capacitacao ou incentivo a qualificacao, previstos na Lei 11.091/2005. Para os servidores, constatou-se um descontentamento na participacao, considerando que a organizacao nao planeja por area e nem aloca recursos orcamentarios especificamente para o setor de licitacao, e ressaltam que desejariam participar de um numero maior de oportunidades, que os temas sejam especificamente para licitacoes e que pudessem ocorrer dentro do ambiente de trabalho. Como resultado de destaque, ha um anseio dos gestores que a formacao continuada possa ser mais “continua”, intensa, que ocorra mais vezes, dentro da propria instituicao. Para isso, sugere-se que o IFPB, atraves da Diretoria de Gestao de Pessoas, possa formular um plano de capacitacoes que contemple o setor de licitacao, mais especificamente.
Presidente - 873.393.744-34 - JOSE WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS - UFPB
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA