PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: GERLANE BARBOSA DA SILVA

DISCENTE: GERLANE BARBOSA DA SILVA
DATA: 08/08/2017
LOCAL: MPGOA
TÍTULO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CIBERESPAÇO: A GESTÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)
PALAVRAS-CHAVES: Formação de Professores. Educação a Distância. Gestão Escolar. Rede Federal. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional
RESUMO: A complexidade da globalizacao e o avanco das tecnologias digitais da informacao e comunicacao alteraram os modos de vida na sociedade contemporanea. O sistema educacional brasileiro do seculo XXI, auge dos enredos da cibercultura, sente os reflexos das tramas, fios e nos da cultura digital na formacao do pensamento e dos processos de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, a educacao a distancia (EaD) apresenta-se como modalidade de ensino favoravel a expansao da educacao superior no Brasil, e a formacao de professores e impulsionada por intermedio dessa modalidade. Nesse cenario, a Rede Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia tambem se constituiu como base para a formacao de professores, na oferta de licenciaturas, instigando a se questionar como instituicoes, que historicamente constituiram-se para a educacao tecnico-profissionalizante, estao arvorando-se na formacao de professores. Assim, a presente pesquisa objetivou compreender a gestao dos cursos de licenciatura (formacao de professores), modalidade a distancia, no Instituto Federal de Educacao, Ciencia e Tecnologia da Paraiba (IFPB). Para tanto, a metodologia empregada foi a pesquisa de campo, de abordagem qualitativa e do tipo exploratoria, valendo-se da entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, aplicada a gestores do IFPB. De forma complementar, a coleta de dados valeu-se, tambem, da pesquisa documental, especificamente voltada aos Projetos Pedagogicos de Cursos (PPC) e ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), cujos dados foram tratados a partir da analise de conteudo. O IFPB oferta o curso de licenciatura em Computacao e Informatica, vinculado a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o curso de licenciatura em Letras, executado institucionalmente, ambos pela EaD. Os cursos de licenciatura a distancia do IFPB apresentam uma estrutura curricular de acordo com as normativas nacionais, promovendo uma formacao de professores condizentes com o perfil profissional docente, contemplando as varias dimensoes da formacao, com metodologias e procedimentos avaliativos bem definidos. O curso de licenciatura em Letras, institucional, com oferta pioneira entre os Institutos Federais, mostra-se como uma iniciativa impar na realidade do IFPB, servindo de modelo para as demais instituicoes na rede federal, com materiais didaticos personalizados e equipe de professores do quadro de pessoal da propria instituicao. A EaD e entendida, pelo IFPB, como um caminho promissor para a educacao na atual sociedade, por isso, existe planejamento para promocoes dessa modalidade. O curso de licenciatura em Computacao e Informatica conta com apoio financeiro externo, utiliza estrutura fisica dos polos dos municipios e profissionais temporarios. O curso de licenciatura em Letras dispoe de toda a estrutura fisica, administrativa e de pessoal da rede federal, podendo executar seus cursos independentemente de editais externos e de periodos pre-estabelecidos. E possivel compreender que a gestao dos cursos de licenciatura da EaD no IFPB esta comprometida com a causa e as demandas por profissionais da educacao basica, promovendo cursos, ainda focados no ensino, mas com potencial de desenvolvimento e consolidacao na rede federal de educacao.
Presidente - 873.393.744-34 - JOSE WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS - UFPB
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ