PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: MILENA BORGES SIMOES DE ARAUJO

DISCENTE: MILENA BORGES SIMOES DE ARAUJO
DATA: 14/08/2017
LOCAL: LLP/PPGOA
TÍTULO: Competência em Informação nas Organizações Aprendentes: um estudo com os docentes do curso de Direito da Universidade Estadual da Paraíba - CAMPUS III
PALAVRAS-CHAVES: Competência Informacional. Informação jurídica. Fontes de Informação Jurídica. Biblioteca aprendente. Acesso e uso da informação.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Oriundo do desenvolvimento das Tecnologias de Informacao e Comunicacao estao as fontes de informacao e suas crescentes perspectivas de acesso, do qual fazem parte as fontes de informacao juridica, principalmente devido ao desenvolvimento e surgimento de novas perspectivas sociais que demandam alteracoes na legislacao, modificando praticamente todo o sistema juridico. Nesse contexto varias complexidades podem ser percebidas, onde realizar o acesso e usar a informacao de forma eficaz se torna uma exigencia cada vez maior. A partir dessa realidade, o presente estudo objetiva analisar a competencia informacional dos docentes do curso de Direito do Campus III da Universidade Estadual da Paraiba quanto ao acesso e uso das fontes de informacao juridica. Considera que os docentes da area juridica necessitam dessa competencia, ja que as Instituicoes de Ensino Superior tambem sao responsaveis por uma enorme producao de informacao e o surgimento de novas informacoes juridicas influenciam na pratica de pesquisa desses profissionais. Em termos metodologicos trata-se de uma pesquisa exploratoria e descritiva delimitada pelas abordagens qualitativa e quantitativa. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionario online, sendo os dados analisados pelo metodo da analise de conteudo em uma amostra de 15 participantes. Ao abordar a competencia em informacao buscou-se proporcionar um estudo que possa trazer contribuicoes praticas e teoricas incentivando as discussoes e o desenvolvimento de estudos relativos a informacao juridica.
Presidente - 1742362 - MARCKSON ROBERTO FERREIRA DE SOUSA
Interno - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS