PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA CABRAL DA CRUZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANA CABRAL DA CRUZ
DATA: 05/12/2017
LOCAL: Laboratório do Curso de Biblioteconomia
TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO PARA A COMUNICAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO: um estudo aplicado no Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba - Campus I
PALAVRAS-CHAVES: Competência em informação. Comunicação. Secretário. Informação.
RESUMO: Ao longo dos anos a informação passou a ser reconhecida como elemento chave em todos os segmentos da sociedade. Sua importância é tão grande que se manter informado tornou-se fundamental para manter-se atualizado e em sintonia com o mundo. O desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação não só contribuiu para o surgimento deste novo conceito de sociedade como também trouxe consigo o aumento do fluxo de informação em suas diferentes fontes. O atual cenário apresenta complexidades e exige novas habilidades de acesso e uso da Informação, entre essas habilidades está a competência em informação. Diante disso, o profissional de secretariado surge como potencial gestor de informação nas empresas, uma vez que, são um dos mais eficientes elos de comunicação. A partir desta realidade, o presente estudo objetiva analisar os aspectos da competência em informação que contribuem para facilitar a comunicação do profissional de secretariado em suas demandas profissionais. O estudo será aplicado com os secretários do Centro de Ciências Médicas (CCM) do Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O presente estudo pretende também, identificar as fontes de acesso a informação utilizadas pelos profissionais de secretariado do CCM/UFPB; observar de que maneira os profissionais de secretariado fazem uso das informações adquiridas em suas relações de trabalho e mapear a importância da competência em informação para os profissionais de secretariado. Em termos metodológicos, tratar-se-á de uma pesquisa de campo, exploratória e descritiva, delimitada pelas abordagens qualitativa e quantitativa. Como instrumento de coleta de dados será utilizado um questionário. Com o resultado da pesquisa espera-se contribuir para evidenciar a importância da competência em informação, uma vez que essa competência é um campo relativamente novo e em expansão no Brasil e possibilitar, também, que a teoria se alie à prática no exercício de suas atividades para o profissional do secretário.
Presidente - 1742362 - MARCKSON ROBERTO FERREIRA DE SOUSA
Interno - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS