PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Banca de DEFESA: UBIRAMAR SINFRONIO PITA

DISCENTE: UBIRAMAR SINFRONIO PITA
DATA: 20/02/2018
LOCAL: Laboratório das Linhas de Pesquisa do MPGOA
TÍTULO: Processo de avaliação de desempenho dos servidores técnico-administrativos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação de Desempenho. Administração Pública. Finalidades.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO: Esta pesquisa tratou da analise sobre o processo da avaliacao de desempenho, a partir do olhar dos tecnico-administrativos e dos gestores do processo de avaliacao, na Universidade Estadual da Paraiba (UEPB). Na administracao publica brasileira, a avaliacao de desempenho adquiriu relevancia no contexto de emergencia do modelo gerencial a partir do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE) de Bresser-Pereira (BRASIL, 1995). Nas Instituicoes Federais de Ensino Superior (IFES), o Governo Lula estruturou o Plano de Carreira dos Tecnico-Administrativos em Educacao, atrelando o desenvolvimento do servidor na carreira a progressao por capacitacao profissional e ao merito profissional, esta ultima acompanhada por avaliacao de desempenho. No caso da UEPB, a criacao do Plano de Cargo, Carreira e Remuneracao (PCCR) ocorreu atraves da Lei nº. 8.442/2007 e a regulamentacao de processo avaliativo em 2010. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar o processo de avaliacao de desempenho dos tecnico-administrativos na UEPB; os objetivos especificos: descrever o processo de avaliacao de desempenho; compreender as suas finalidades e investigar as implicacoes da avaliacao nas politicas e acoes institucionais. Tratou-se de uma pesquisa predominantemente qualitativa; exploratoria e descritiva quanto aos fins, bem como bibliografica e de campo quanto aos meios. Foi realizada na UEPB, com os tecnico-administrativos e profissionais envolvidos na gestao do processo de avaliacao. Para a coleta dos dados, utilizaram-se a pesquisa documental e entrevistas, avaliadas por meio de analise de conteudo tematica. Verificaram-se as seguintes finalidades do processo avaliativo no ambito da UEPB: gestao da carreira tecnico-administrativa, melhora do desempenho dos servidores, melhoria do servico publico e implicacoes da avaliacao nas acoes e politicas institucionais. A incidente finalidade de progressao por tempo de servico e estabilidade no cargo, embora sirva de estimulo ao desenvolvimento do servidor na sua carreira, relega o foco na melhoria de desempenho do servidor atrelado aos objetivos organizacionais. Alem disso, percebeuse baixa correlacao entre os resultados da avaliacao de desempenho e outras acoes institucionais, embora tenham sido elencadas algumas implicacoes, que foram: acoes para integrar o processo de avaliacao as praticas de gestao de pessoas; sensibilizacao a respeito de sua importancia; acoes para que ocorra a retroalimentacao em caso de avaliacao insatisfatoria; melhoria das relacoes de trabalho e indicador de clima organizacional. Este estudo permitiu compreender, para alem do seu universo legal, como funciona o processo avaliativo na UEPB, bem como as reais finalidades da avaliacao de desempenho, o que pode facilitar aos diversos profissionais, uma avaliacao desse instrumento da gestao de pessoas comprometida com o pensamento dos tecnicos.
Presidente - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 330693 - EMILIA MARIA DA TRINDADE PRESTES