PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: LUIZA RIBEIRO COUTINHO ROLIM

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZA RIBEIRO COUTINHO ROLIM
DATA: 13/06/2018
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DE REUNIÃO DO CE
TÍTULO: ORGANIZAÇÕES APRENDENTES E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: recortes de uma prática em uma instituição federal de ensino superior.
PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento de pessoas. Capacitação. Organizações aprendentes. Aprendizagem organizacional. Serviço público.
PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO: A tematica das organizacoes aprendentes vem sendo bastante explorada, no contexto da academia, das organizacoes publicas e das organizacoes privadas na contemporaneidade. O estudo em epigrafe trata de forma exploratoria das politicas e praticas de desenvolvimento de pessoas (servidores) no contexto do servico publico e possiveis relacoes com a perspectiva das organizacoes aprendentes, de onde indaga-se: quais as politicas e praticas de desenvolvimento de pessoas (servidores) de uma instituicao federal de ensino? Quais as possiveis relacoes e nortes dessas politicas e praticas de desenvolvimento de pessoas (servidores) com a perspectiva das organizacoes aprendentes? Por ser um problema complexo e bastante atual, busca-se contribuir para o desenvolvimento do referido tema. O interesse por esse estudo deve-se ao fato das organizacoes, publicas e/ou privadas, e as pessoas (servidores, trabalhadores), no contexto dessas organizacoes, virem enfrentado um ambiente de incertezas, cada vez mais complexo, em que o conhecimento adquirido no passado nao e mais suficiente para solucionar os problemas atuais. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo de desenvolvimento de pessoas (servidores) de uma IFES: politicas, plano, praticas, metas e possiveis relacoes com a perspectiva das organizacoes aprendentes. Como objetivos especificos, tem-se: a) descrever e analisar os Planos de Capacitacao dos servidores de uma IFES – exercicio 2016/2017; b) descrever os relatorios de avaliacao dos Planos de Capacitacao do exercicio 2016/2017 e anteriores; c) descrever os significados sobre desenvolvimento de pessoas, plano e praticas de capacitacao na IFES estudada, elaborados pelos servidores que participam da operacionalizacao dos referidos Planos de Capacitacao da instituicao; d) Descrever as possiveis relacoes do desenvolvimento de pessoas (servidores) e a perspectiva das organizacoes aprendentes no contexto do servico publico federal. Quanto aos procedimentos metodologicos, trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratoria e de cunho qualitativo. Configura-se como um estudo de caso, com aplicacao de analise documental, entrevista semiestruturada e analise de conteudo tematica, trabalhado a luz da perspectiva das organizacoes aprendentes.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 330693 - EMILIA MARIA DA TRINDADE PRESTES
Presidente - 337147 - MARIA DE FATIMA FERNANDES MARTINS CATAO
Externo ao Programa - 1543226 - PAULO CESAR ZAMBRONI DE SOUZA