PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA AGROALIMENTAR (PPGTA)

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS (CCHSA)

3533 - 5831/5831

Banca de DEFESA: WASHINGTON SOARES DA SILVA FILHO

DISCENTE: WASHINGTON SOARES DA SILVA FILHO
DATA: 31/08/2021
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Processamento de abacate (persea americana var. americana) para produção de polpa de fruta
PALAVRAS-CHAVES: : Acido, Pós-colheita, abacate, armazenamento, polpa
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Ciência e Tecnologia de Alimentos
RESUMO: O abacate (persea americana) é fruta completa em valores nutricionais contendo uma vastas quantidades de minerais, vitaminas, ácidos graxos, com destaque a vitaminas A, B, D, E e K, além de apresentar em estudos recentes potencial anti-inflamatório, anti coagulante, devido presença de flavonoides e ácidos fenólicos. Sendo um fruto climatério apresenta desafios na sua vida pôs colheita devido sua fácil degradação devido alta quantidade de ácidos graxo, uma da melhor forma de garantir sua vida pós-colheita é através de processos tecnológicos como processamento de polpa congelada, agregando valor econômico, com fácil produção para produtores de pequeno e médio porte, onde investimento inicial não se apresenta tão elevadas. Utilização de ácidos como ácido cítrico e ascórbico, não são novidade apesar de na literatura possível observar que seus usos são individuais é sem processo térmico associado devido suas características termo sensíveis. Foi adicionado ácido cítrico e ascórbicos em concentrações 1,5% de ácido cítrico e ascórbico separados, e combinado com proporção de 2/1. Com objetivo de observar comportamento durante armazenamento e se utilização dos ácidos apresentaria ganhos benéficos ao ponto de torna viável produção de polpa de abacate uma vez que o mesmo apresenta rápida degradação após processamento e armazenamento, mesmo com utilização de alguns ácidos naturais e orgânicos. Para acompanhar durante armazenamento foi utilizado uma regressão com pontos coletados que foram do dia 0 até dia 63. Afim de encontrar uma concentração ideal uma vez que concentrações apresentaram ganhos e conseguiram preserva polpa de abacate congelada. Com ganhos na cor, ph, sólidos solúveis, açucares totais e clorofila a e b e beta-caroteno. Por fim os ácidos combinados foram o que mostraram eficiência, em concentrações mais elevadas, porem a concentração ideal definida pela regressão foi de 0,6% na proporção de 50% para cada ácido.
Interno - 3101173 - AMANDA MARILIA DA SILVA SANTANA
Presidente - 3005324 - CAMILA SAMPAIO MANGOLIM