PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA AGROALIMENTAR (PPGTA)

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS (CCHSA)

Telefone:
Não informado

Apresentação

Imagem de apresentação do programa

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Agroalimentar (PPGTA), nível Mestrado, foi aprovado com Conceito 3 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no segundo semestre de 2008, no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) da Universidade Federal da Paraíba, tendo como área básica Ciência e Tecnologia de Alimentos.
O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Agroalimentar (PPGTA) sediado nos Departamentos de Agricultura, Ciência Animal (DCA) e Gestão de Tecnologia Agroindustriais (DGTA) do CCHSA/UFPB, em Bananeiras-PB, está inserido na microregião do Brejo Paraibano, próximo da Zona da Mata, Agreste e Sertão, permite a realização de pesquisas em diferentes ambientes edafoclimáticos, atendendo as demandas regionais. A cidade de Bananeiras (PB) possui localização geográfica privilegiada, ficando a 78 Km de Campina Grande e 127 Km de João Pessoa. O PPGTA tem sido para o CCHSA/UFPB um referencial e uma prova da luta da instituição pela melhoria acadêmica e pela consolidação do ensino de qualidade na Área Agroindustrial.
O PPGTA tem como objetivo formar profissionais capazes de ter visão sistêmica da problemática agroindustrial, com habilidades de aplicar, adaptar e gerar conhecimentos na área agroalimentar para o aproveitamento de matérias-primas das diferentes cadeias de produção agropecuária. O programa apresenta duas linhas de pesquisa voltadas para produção e qualidade de matérias-primas e processos e tecnologia de produtos agroalimentares, cada linha com suas particularidades visando desde a influência dos sistemas de produção sobre o produto final, como qualidade da matéria prima e seus sistemas de processamento agroindustrial e distribuição.
Atualmente, o PPGTA conta com 12 docentes permanentes e 2 colaboradores, sendo 2 deles bolsista produtividade do CNPq. A diversidade de formação dos docentes que militam nas areas de agronomia, agroecologia, ciencia e tecnologia de alimentos e zootecnia, fortalece as duas linhas de pesquisa. No ano de 2013 o programa recebeu sua sede, contendo duas salas de aula, um auditório, secretaria e um laboratório em uma area total construida de 498 m2. O Laboratório de cromatografia e espectrômetria de absorção atômica (LaCEAA), possui três cromatrógrafos gasosos, sendo dois deles acoplados a espectrômetros de massas e um espectrômetro de absorção atômica equipado com forno grafite e gerador de hidretos com intuito de atender as demandas do programa e de parceiros institucionais.
O PPGTA é um Mestrado Acadêmico que tem como objetivo formar profissionais capazes de ter uma visão sistêmica da problemática agroindustrial, com habilidades de aplicar, adaptar e gerar conhecimentos na área agroalimentar para o aproveitamento de matérias-primas das diferentes cadeias de produção agroalimentares, em consonância com as demandas das organizações locais, regionais, nacionais e mundiais, para aperfeiçoar e desenvolver métodos de geração, caracterização, análises e de novas tecnologias de produção na cadeia agroalimentar, assim como, compor novos processos tecnológicos que contribuam de forma consistente para melhorar as cadeias agroalimentares.


Página Alternativa


Coordenação do Programa