PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA AGROALIMENTAR (PPGTA)

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS SOCIAIS E AGRÁRIAS (CCHSA)

Telefone/Ramal
Não informado

Autoavaliação do PPGTA

Comissão de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do PPGTA

 

A Comissão de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do PPGTA, constituída em 18 de maio de 2023, é composta pelas professoras dras. Camila Mangolim, Amanda Sant'Ana, Dr. Fábio Silva, Dr. Leonardo Pascoal, Íris Braz, Dr. Emmanuel Pereira, pela(o) representante discente e pelo membro externo Dr. Roberto Germano.

 

Critérios de Autoavaliação


A) PREPARAÇÃO: A etapa de preparação envolve a definição da autoavaliação do programa, definindo as dimensões dos indicadores de qualidade do programa (formação de Recursos Humanos, produção intelectual, impacto socioeconômico e cultural, adequação e qualificação do corpo docente, infraestrutura e funcionamento do programa e internacionalização).


B) IMPLEMENTAÇÃO: após toda etapa de preparação e organização, a etapa seguinte ocorre a partir da implementação de questionários aplicados com todos os agentes envolvidos no processo de autoavaliação (docentes, discentes, técnicos e egressos).

 

C) DIVULGAÇÃO: nesta etapa é importante que todos os agentes envolvidos no processo de autoavaliação tenham acesso aos resultados, objetivando conhecer os pontos fortes e fracos, para a tomada de decisão posterior. Essa divulgação pode ser feita por meio de eventos e a divulgação pelos meios de comunicação (página do programa, e-mail, aplicativo de mensagem WhatsApp).

 

1º SEMINÁRIO DE AUTOAVALIAÇÃO

 

 

No dia 21 de julho de 2023, o Programa de Pós-graduação em Tecnologia Agroalimentar realizou o seu 1º Seminário de Autoavaliação, com o tema: “Desvendando os desafios e projetando as estratégias para o futuro do PPGTA”.
O evento foi destinado a todos os atores da academia ou externos a ela (docentes, discentes, egressos, técnicos e a população em geral), com o intuito de dar subsídios para o constante aperfeiçoamento do Programa.
O evento ocorreu nos turnos da manhã e tarde do dia 21/07, no auditório do PPGTA. As inscrições foram realizadas pelo SIGeventos.

 

Na sexta-feira, 21, a Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) participou do seminário de autoavaliação do Programa de Pós-graduação em Tecnologia Agroalimentar (PPGTA).

Com o tema “Desvendando os desafios e projetando as estratégias para o futuro do PPGTA”, este foi o primeiro evento de autoavaliação do Programa, pertencente ao Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), no Campus III em Bananeiras. O seminário teve por objetivo a preparação estratégica do PPGTA, visando a melhoria dos indicadores da Capes para a próxima avaliação quadrienal.

Representaram a PRPG o Pró-reitor, Prof. Humberto Vilar, o Coordenador da Coordenação Geral de Acompanhamento e Avaliação dos Programas e Cursos de Pós-Graduação Stricto e Lato Sensu (CAAPG), Marcos Vieira, além da Coordenadora da Divisão de Atividades Financeiras (DAF), Débora Diniz.

Para o Prof. Fábio Silva, Coordenador do PPGTA, o seminário promoveu trocas e discussões entre docentes, discentes, egressos e técnicos administrativos para buscar melhorias ao PPGTA. “As ideias debatidas no evento servirão de ponto de partida pra discutirmos formas de melhorar as métricas do Programa e direcionar as atividades de acordo com o que estabelece a área de alimentos na CAPES”.

Na avaliação dele, a participação da PRPG no seminário foi muito importante pois evidencia o apoio e o comprometimento da Pró-reitoria frente à situação do Programa. “A equipe da PRPG tem sido um ponto forte de apoio para a nossa recuperação. Essa aproximação da PRPG com o PPGTA será fator imprescindível para conseguirmos alcançar a melhora desejada das métricas e assim passar para nota 4”.

Segundo o Pró-reitor Humberto Vilar, a participação da PRPG no seminário faz parte de um conjunto de ações do órgão para conhecer de perto a realidade das Pós-graduações da Instituição. “Essas visitas fazem parte do nosso planejamento para conhecer a realidade, dialogar e ouvir demandas dos Programas de Pós, além de participar efetivamente do planejamento estratégico, levando equipes aos Campi do interior para tirar dúvidas de Secretarias e de Coordenações”.

Além das visitas, segundo o Pró-reitor, a PRPG tem discutido com os Coordenadores dos Programas de Pós um conjunto de alternativas que passam pela fusão e auxílio financeiro aos cursos, apoio aos discentes com maior fragilidade social e garantia de participação dos coordenadores em eventos promovidos pelo comitê de área nacional.

 

https://prpg.ufpb.br/prpg/contents/noticias/prpg-participa-de-seminario-de-autoavaliacao-da-pos-em-tecnologia-agroalimentar

Link para acesso ao Relatório de Autoavaliaçao do PPGTA (2023): https://drive.google.com/file/d/1Q_sK-2Ue-8ASRzUFwGTmHQM2lS4pYx6S/view?usp=sharing

 

2º SEMINÁRIO DE AUTOAVALIAÇÃO

 

No dia 13 de dezembro de 2024, o PPGTA realizou o II Seminário de Autoavaliação. Neste segundo encontro, foi realizada pela manhã um momento exclusivo com os discentes visando realizar a divulgação dos dados de autoavaliação dos alunos e da produção científica do PPGTA no quadriênio. No final da manhã, o professor Roberto Germano proferiu a palestra intitulada "Desafios da captação de recursos para projetos da pós-graduação". A tarde foi um momento exclusivo para os docentes do programa, onde realizou-se uma série de discussões, compartilhamento dos dados obtidos na autoavaliação anterior e os encaminhamentos para resolução dos pontos de melhoria. 

 

O documento referente ao segundo relatório de autoavaliação encontra-se na página do PPGTA.