Proficiência em Língua Inglesa / 2015
1. Exame de proficiência: Ser proficiente na leitura em língua estrangeira significa ser capaz de construir sentidos, não só através do conhecimento linguístico – estrutura sintática e lexical – mas também através do funcionamento do texto, do conhecimento de mundo e do contexto sócio histórico ou científico em questão. Isso significa observar também o seu entorno: títulos, subtítulos, diagramas, gráficos, fotografias, tabelas, autor, fonte, data ou qualquer outro elemento visual relevante que contribua para a compreensão dos significados do texto. Portanto, entende-se como leitor proficiente em língua estrangeira o leitor ativo, que interage com o texto na construção de sua significação. A prova consta de questões subjetivas, leitura e interpretação de texto.
2. Da Inscrição: Candidato deverá se inscrever no exame de proficiência em língua inglesa na secretaria do PPGTA, do dia 20 de novembro até o dia 05 de Dezembro/2015, no horário de 8h00 a 13h00.
3. Das vagas: Serão aceitos inscrições de candidato estudantes do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Agroindustrial e de candidatos de outros Programas de Pós-Graduação, em que no ato da inscrição deverá apresentar declaração de aluno regula do Programa matriculado.
3.1. O número total de vagas será de 15 (Quinze Vagas);
3.1. Dentre o número de vagas ofertadas os estudantes do Programa de Pós-Graduação terão prioridade.
4. Duração da prova: máximo 3 (três) horas – sem prorrogação de horário.
5. Da realização da prova: A prova será realizada no dia 14/12/2015, na sala de aula do PPGTA, no horário das 14h00 às 17h00.
6. Da Prova: A prova de inglês terá formato de prova dissertativa, constando de um ou mais textos técnico-científico em língua inglesa, seguido de 5 (cinco) questões abertas.
6.1. Os textos apresentados podem ser artigos científicos na área de Ciências Agrárias e Ciência e Tecnologia de Alimentos;
6.2. As perguntas serão todas relativas ao texto apresentado e têm como objetivo avaliar habilidades de compreensão e interpretação de textos em Língua Inglesa por parte do candidato.
6.3. A nota mínima para aprovação no Exame de Proficiência é de 7,0 (sete) pontos.
6.4. É permitido o uso de dicionário impresso bilíngue, do tipo inglês/português e/ou português/inglês, bem como dicionários de termos técnicos do tipo inglês-português e/ português-inglês, e dicionários monolíngues.
Comissão de Elaboração do Exame de Proficiência em Língua Inglesa
Prof. Dr. Leonardo Augusto Fonseca Pascoal
Prof. Dr. Laesio Pereira Martins
Profa. Dra. Neiva Maria de Almeida