PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal:
32167913
http://www.ufpb.br/pos/ppgau

Apresentação

Imagem de apresentação do programa

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo – PPGAU da Universidade Federal da Paraíba – UFPB iniciou suas atividades em maio de 2008, com um curso de mestrado aprovado pela CAPES, apoiado na produção de pesquisas dos Departamentos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia da Produção, Engenharia Civil, História e Geografia. Atualmente, os cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo, destinam-se a Arquitetos, Urbanistas, Engenheiros, Designers e profissionais de áreas afins, que tenham interesse em estudos relacionados com as áreas de trabalhadas. O objetivo geral é oferecer uma formação avançada de profissionais, pesquisadores e docentes, capacitando-os para o ensino, a pesquisa e a prática do ofício na área de Arquitetura e Urbanismo. A ênfase das pesquisas tem sido no estabelecimento de abordagens críticas que contemplem uma visão integrada dos diversos campos de conhecimento que envolvem o projeto de Arquitetura e Urbanismo, por meio dos laboratórios e núcleos de pesquisa (LPPM, LACESSE, LAURBE, LABCON, LECCUR, LM+P, vinculados ao DAU; além de LEU e LABEME) integrantes do PPGAU. Entre os objetivos específicos está a necessidade de diversificar e aprofundar os enfoques teóricos das pesquisas, ampliando seu universo de abrangência para problemáticas nacionais e internacionais, tanto em decorrência do incremento do intercâmbio - de recursos humanos e produção intelectual - com outras instituições de ensino e pesquisa de excelência, como por meio da afluência de mestrandos, doutorandos e pesquisadores de outras regiões do país e exterior.

A partir de 2014, com a aprovação por parte da CAPES para a criação do curso de Doutorado, o PPGAU/UFPB passou por uma reestruturação das suas áreas de concentração e linhas de pesquisa. Atualmente, a área de concentração aborda a Arquitetura e Cidade: Processo e Produto. Deste modo, o Mestrado Acadêmico e o Doutorado em Arquitetura e Urbanismo se desenvolvem a partir desse eixo de pesquisa, no qual – evitando as divisões em áreas específicas de conhecimento – trata-se o objeto (arquitetônico e urbanístico) enquanto parte constitutiva de um processo complexo de concepção, materialização e apropriação. O que define sua especificidade são os diferentes enfoques analíticos exigidos pelas diferentes escalas e problemáticas impostas em cada uma de suas linhas de pesquisa: configuracionais, históricos, político-econômicos, ambiental e socioespacial, imagéticos e culturais. A área abrange as pesquisas desenvolvidas pelos laboratórios de pesquisa vinculados ao programa nos quais, em sua pluralidade de referências teórico-metodológicas, encontra na observação do processo projetual, de produção, de apropriação e da qualidade final do arquitetura e da cidade, o seu principal eixo de sustentação e convergência. A partir disso, articulam-se assim, em três linhas de pesquisa:

LINHA 01_Produção e apropriação do edifício e da cidade - Tem por objetivo estudar as formas de produção da cidade e do edifício, a partir de diversas possibilidades de análise – morfológica, histórica, político-econômica, ambiental e socioespacial – e de apropriação dos seus espaços – com enfoque nas questões patrimoniais, imagéticas e culturais;

LINHA 02_Projeto do edifício e da cidade - Visa estudar o projeto em suas diversas escalas (urbanística ou arquitetônica), buscando este conhecimento a partir da sua análise configuracional associada à observação dos processos de concepção e apropriação, com ênfase nos aspectos socioculturais, históricos, historiográficos, simbólicos, e, em outra ponta, os campos analíticos ligados à tecnologia da informação, processos, métodos e técnicas projetuais; e a

LINHA 03_Qualidade do ambiente construídoTem como objetivo a avaliação e análise do ambiente construído e suas componentes físico-espaciais e de uso, com particular ênfase na qualidade de projeto e nas questões de conforto (térmico, lumínico, acústico e ergonômico) e ambiente (bioclimatismo), sustentabilidade, mobilidade, acessibilidade, forma, usos, tecnologia e materiais construtivos.

Na última avaliação quadrienal da CAPES do Brasil em 2017, o PPGAU-UFPB manteve o conceito 4 em Arquitetura e Urbanismo para mestrado e doutorado.  

 

PARA CONTATO COM A SECRETARIA DO PPGAU, enviar e-mail para: secretaria.ppgau@ct.ufpb.br

Secretários: Alinildo e Rodrigo

Horário de funcionamento: 7h30 às 12h - 13h às 17h30

 


Página Alternativa


Coordenação do Programa