PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

Banca de DEFESA: LETICIA BARBOSA BOMFIM

DISCENTE: LETICIA BARBOSA BOMFIM
DATA: 27/06/2024
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: ENTRE O PAPEL E A PRÁTICA: As incongruências na produção do espaço da área de central de Campina Grande-Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Produção do Espaço Urbano; Área Central; Centro Histórico; Patrimônio; Cidades médias
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
SUBÁREA: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
ESPECIALIDADE: Teoria do Urbanismo
RESUMO: A presente pesquisa parte da problemática acerca da produção espacial em áreas centrais de cidades médias, estudando o caso de Campina Grande, cidade que exerce importante influência regional na hierarquia urbana, sobretudo, paraibana. Ao tratar da área central, fala-se em distintos processos a qual essa espacialidade está condicionada: ora de valorização ora de desvalorização, processos de permanências e transformações, competições entre o uso mais rentável, imóveis novos e antigos, distintas normativas incidentes, esvaziamentos e intensificação do uso do solo, ou mesmo de áreas que passam por processos de demolições e constituem-se como reserva de mercado para a vinda de um novo interesse imobiliário. Seguindo esse panorama, observa-se em Campina Grande distintos interesses e agentes urbanos presentes nessa produção, amparadas por ações do poder público que buscam manter esse centro principal como área de interesse imobiliário. No entanto, tal interesse é marcado por relações conflituosas, ou incongruentes, com as diretrizes urbanísticas e patrimoniais. A hipótese aqui trabalhada é que entre a teoria e a prática que vem sendo executada em Campina Grande existem os agentes que atuam e influenciam o processo da política urbana, envolvendo interesses públicos e privados, modificações legislativas e o enfraquecimento das normativas patrimoniais e urbanísticas com a aprovação de projetos contrários ao aparato regulatório. Assim, o objetivo geral da pesquisa é analisar a produção do espaço urbano na área central de Campina Grande a partir dos anos 2000 de modo a compreender a continuação das transformações espaciais em descompasso com a legislação urbanística e patrimonial. Em relação à análise dessas transformações, este estudo possui como principal contribuição a investigação nos licenciamentos tramitados na esfera pública, revelando os embates e conflitos dos agentes privados e públicos para a consolidação da imagem de um novo centro. Para isso foram consultados os processos administrativos no Departamento de Normas e Regulamentações- Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG) e no Arquivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (IPHAEP). O conjunto de dados levantados e as análises teóricas e metodológicas adotadas contribuíram para a compreensão de uma imbricação entre público e privado para a promoção de um planejamento de mercado da área central, seja por meio da implantação de equipamentos e ações de requalificação, seja por meio da negociação do patrimônio e aprovação de projetos incongruentes com o marco regulatório.
Presidente - 337195 - DORALICE SATYRO MAIA
Interno - 338233 - MARIA BERTHILDE DE BARROS LIMA E MOURA FILHA