PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de DEFESA: JÉSSICA ÁRISLA RODRIGUES DE FRANÇA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JÉSSICA ÁRISLA RODRIGUES DE FRANÇA
DATA: 29/07/2024
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/npa-gpys-qdb
TÍTULO: A DIFERENCIAÇÃO DO CONSUMO E DO ESPAÇO: A SEGMENTAÇÃO SOCIOESPACIAL DE SUPERMERCADOS DA REDE BEMAIS, EM JOÃO PESSOA - PB
PALAVRAS-CHAVES: supermercado, consumo, diferenciação, classe social, sintaxe espacial, campos visuais
PÁGINAS: 191
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO: O objeto de estudo aqui apresentado são os supermercados localizados na cidade de João Pessoa- PB. A dissertação procura investigar padrões e estratégias de configuração espacial diferentes para as áreas de vendas das unidades do estudo, segmentadas pela estratificação social dos bairros em que se encontram inseridas. A rede de supermercados BeMais, que segue em plena expansão, inicialmente instalou-se em bairros de classe C e D, localizados na zona Sul da cidade, área mais populosa da capital, e atualmente foca na ampliação de suas lojas para a zona leste, classe B. Dentro dessas novas unidades de supermercados observa-se mudanças nas configurações físicas e espaciais. Portanto, a pesquisa verifica se esses novos modelos, localizados em áreas com índices socioeconômicos elevados, quando comparados aos outros, modificam-se a partir de signos que impulsionam a diferenciação do espaço. Com o foco no objeto, compreendendo sua função, procura-se responder o questionamento a que se propõe a pesquisa através de um arcabouço metodológico, composto por várias ferramentas e técnicas de análise, dentre as quais a Sintaxe Espacial, a partir de critérios analíticos definidos no cerne da problemática. Assim, campos visuais e seus conceitos, técnicas de representação do espaço e medidas espaciais, dialogam com o aparelho conceitual respondendo aos questionamentos enunciados no processo de investigação. Os resultados indicam diferenças nos padrões físicos, notadamente visuais, se destacando a iluminação e materiais de acabamento, assim como nas configurações espaciais, em particular no layout e nos campos visuais identificados nos espaços dos supermercados. A pesquisa sugere, por fim, a exploração dos autosserviços em suas diferentes tipologias e a reprodução da fragmentação urbana por meio do espaço terciário, como perspectivas futuras.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FERNANDO GARREFA
Interno - 2398542 - LUCY DONEGAN
Presidente - 1768957 - MARCELE TRIGUEIRO DE ARAUJO MORAIS
Interno - 767.911.144-87 - MAURO NORMANDO MACEDO BARROS FILHO - UFCG