PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

Banca de QUALIFICAÇÃO: FLÁVIA DANTAS DA NÓBREGA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLÁVIA DANTAS DA NÓBREGA
DATA: 29/07/2024
LOCAL: Sala do PPGAU - Bloco Multimídia do CT, 2º andar
TÍTULO: O céu é o limite? A produção imobiliária verticalizada, os setores e as leis em João Pessoa, Paraíba, no século XXI
PALAVRAS-CHAVES: Verticalização; Setores priorizados para a verticalização; Leis municipais que favorecem a verticalização.
RESUMO: Na tese são analisados os processos de verticalização e de (re)produção do solo na cidade de João Pessoa, Paraíba, nos setores priorizados para estes processos. Estes setores foram reconhecidos por meio de estudos referentes ao processo de ocupação do solo de João Pessoa. A análise que vem sendo realizada é qualitativa, com abordagem teórico-metodológica crítica referenciada pelo campo da (re)produção do espaço. O recorte temporal definido foi o século XXI (2001-2024), considerando o incremento da verticalização em João Pessoa no período. A metodologia parte da classificação das edificações verticais, sendo definidas como aquelas que possuem elevador ou com exigência deste equipamento pelo Plano Diretor, no período estudado. O referencial teórico fundamenta-se em uma bibliografia sobre (re)produção do espaço, verticalização, setores de adensamento e expansão da cidade e as leis municipais. As leituras fundamentaram a pesquisa empírica, que se deu de duas formas: uma documental e a outra realizada em campo. A primeira consistiu no levantamento de dados nos Livros de Ementa da Prefeitura Municipal de João Pessoa, cujas análises se debruçaram nas licenças concedidas para construção, demolições e serviços. A Segunda deu-se no campo de pesquisa, para constatações. Com os dados obtidos em campo, pudemos comparar o que existia nos livros de ementa com a realidade da urbe. A pesquisa inicialmente constata que existem setores priorizados para a verticalização na cidade estudada: os oceânicos, pós oceânicos, viários, paisagísticos e com grandes equipamentos, definidos pelas condições urbanísticas, ambientais, infraestruturais e legais consideradas favoráveis pelos empreendedores imobiliários. Vale ressaltar que algumas condições desfavoráveis nos setores referidos, têm sido contornadas por meio de mudanças na legislação e a partir de marketing territorial. Portanto, as capacidades dos agentes imobiliários em promover seus empreendimentos verticais têm se evidenciado cada vez mais nas transformações mais amplas e intensas dos setores priorizados por eles em João Pessoa.
Interno - 3212321 - ANA GOMES NEGRAO
Externo à Instituição - DEMÓSTENES ANDRADE DE MORAES