PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA (PPGH)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de QUALIFICAÇÃO: MILLENA LUZIA CARVALHO DO CARMO
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MILLENA LUZIA CARVALHO DO CARMO
DATA: 25/06/2025
HORA: 15:00
LOCAL: PLATAFORMA VIRTUAL
TÍTULO: ESTAR, VER E SER NA CIDADE: as inscrições urbanas de João Pessoa como suporte no ensino de História (2019-2024)
PALAVRAS-CHAVES: Inscrições urbanas; Ensino de História; Consciência Histórica.
PÁGINAS: 55
RESUMO: Esta pesquisa se propõe a trabalhar com o que o espaço urbano tem a dizer. A partir da observação dos trajetos cotidianos, pergunta-se: o que os muros da cidade delimitam? Como explica Thiago Correa (2016), inscrições urbanas é um termo neutro utilizado para se referir a distintas modalidades de registros que marcam o espaço urbano, como palavras de ordem, cartazes, desenhos etc. Enxergá-las é encontrar uma narrativa que localiza os sujeitos em um território território esse que estabelece a base de uma geografia do poder. Assim, o principal objetivo que norteia esta pesquisa é contribuir para a construção de um ensino de História que valorize a formação cidadã de alunos localizados, reconhecendo as possibilidades de análise das inscrições urbanas para o desenvolvimento de importantes debates nos campos social e político. Para isso, propõe-se a criação de uma mediação de aprendizagem, voltada a jovens do Ensino Médio, a partir de fotografias de inscrições urbanas principalmente na modalidade de pintura como pichações, grafites ou estênceis, em suportes como muros e outdoors. Baseando-se em uma bibliografia que abrange áreas do conhecimento como História, Linguística e Geografia Política, o trabalho busca evidenciar a importância de dialogar com diferentes linguagens e signos, capazes de narrar uma realidade histórica próxima daqueles/as que estão no centro do processo de aprendizagem. A estrutura da pesquisa abrange temas como o ensino de História por meio da fotografia, os desafios da disciplina, cidadania, arte, expressão política e social, e participação política. Por isso, os trabalhos de autores como Milton Santos, Patrick Charaudeau, Iris Young, Félix Guattari,
Henrique Mazetti, Natalia Gejão e Nelson Peixoto entre tantos outros foram fundamentais para a
pesquisa. O desenvolvimento do trabalho deu-se em dois processos complementares: a leitura e articulação da bibliografia selecionada; e o planejamento de uma proposta pedagógica com base em fotografias de inscrições urbanas da cidade de João Pessoa PB. Essa proposta teve dois objetivos principais: contribuir para uma análise crítica dos/as discentes em relação à paisagem urbana vista cotidianamente, porém pouco interpretada; e criar um espaço em que o diálogo e as subjetividades construam pontes para temas políticos e sociais importantes para o reconhecimento da prática cidadã.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LUANA CARLA MARTINS CAMPOS AKINRULI
Interno - 2369302 - MARTINHO GUEDES DOS SANTOS NETO
Presidente - 2240110 - PRISCILLA GONTIJO LEITE