Conheça alguns livros, capítulos e artigos produzidos pelo Corpo Docente do PPGH-UFPB:
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Ana Beatriz Ribeiro Barros Silva
Acidentes e doenças do trabalho como manifestação da superexploração da força de trabalho no Brasil da ditadura empresarial-militar. In: CORRÊA, Larissa Rosa; SILVA, Marcelo Almeida de Carvalho; MARTINS, Richard (orgs.). Repressão aos trabalhadores e responsabilidade empresarial nas ditaduras do Cone Sul. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio, 2022, p. 93-114.
O modelo hegemônico de prevenção de acidentes de trabalho durante a ditadura empresarial-militar no Brasil: apontamentos sobre a atuação da Fundacentro e do Ministério do Trabalho. Historiæ, v.11, n. 2, p. 148-173, 2020.
"Pessoal morrendo em obra não é novidade": A Queda e a denúncia dos acidentes de trabalho durante a ditadura militar brasileira. In: MIRANDA, Samir Perrone de (org.). Cinema & Humanidades: ensaios multidisciplinares. João Pessoa: Editora UFPB, 2020, p. 374-395.
Corpos para o capital: acidentes de trabalho, prevencionismo e reabilitação profissional durante a ditadura militar brasileira (1964-1985). Jundiaí: Paco Editorial, 2019.
"Ciganos da construção": a divulgação de acidentes de trabalho na construção civil pela imprensa durante a ditadura militar brasileira. Sæculum - Revista de História, v. 39, p. 149-166, 2018.
Reclaiming bodies for capital: Professional rehabilitation during the Brazilian military dictatorship (1964-1985). In: GALLO, Óscar; CASTAÑO, Eugenio (orgs.). Occupational health in the 20th and 21st centuries: on the denial of the right to health and freedom from sickness. Medellín: Ediciones Escuela Nacional Sindical, 2017, p. 191-215.
La recuperación de los cuerpos para el capital: la rehabilitación profesional durante la ditadura militar brasileña (1964-1985). In: GALLO, Óscar; CASTAÑO, Eugenio (orgs.). La salud laboral en el siglo XX y el XXI: de la negación al derecho a la salud y enfermedad. Medellín: Ediciones Escuela Nacional Sindical, 2016, p. 191-215.
"Brasil, o 'campeão mundial de acidente de trabalho'": controle social, exploração e prevencionismo durante a ditadura empresarial-militar brasileira. Revista Mundos do Trabalho, v. 7, p. 151-173, 2015.
Acidentes, adoecimento e morte no trabalho como tema de estudo da História. In: OLIVEIRA, Tiago Bernardon de (org.). Trabalho e trabalhadores no Nordeste: análises e perspectivas de pesquisas históricas em Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Campina Grande: EDUEPB, 2015, p. 190-214.
O salvador, o realizador e o democrata: a construção do mito político do interventor Ruy Carneiro (1940-1945). In: CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino; SANTOS NETO, Martinho Guedes dos; GUEDES, Paulo Henrique M. de Queiroz (orgs.). Cultura e poder político: historiografia, imaginário social e representações da política na Paraíba republicana. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2012, p. 84-98.
André Vidal de Negreiros: a necessidade de construção de um herói legitimamente paraibano. Sæculum - Revista de História, v. 14, p. 159-171, 2006.
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Sobre raça, gênero e colonialidade nas independências. Revista Caderno Espaço Feminino do Núcleo de Estudos de Gênero e Pesquisa sobre a Mulher, v. 36, p. 35-52, 2024 (Em coautoria com Karina Bidaseca)
Uma história de rebeldias? A temática queer no cinema brasileiro. In: VERAS, Elias Ferreira; PEDRO, Joana Maria; SCHIMDT, Benito Bisso (orgs.). (Re)Existências LGBTQI+ e feminismo na ditadura civil-militar e na Redemocratização do Brasil. Maceió: Editora da Universidade Federal de Alagoas, 2023, p. 251-276 (Em coautoria com Leonilia Mendes Magalhães)
Cinema de mulheres como resistência à ditadura a partir de uma fonte de pesquisa. Estudos Avançados, v. 37, p. 297-312, 2023.
Mulheres argentinas na política: protagonismo e violência de gênero nos olhares de Dora Barrancos e Fernanda Gil Lozano. Caminhos da História, v. 28, p. 162-178, 2023 (Em coautoria com Joana Maria Pedro)
Quando Clio é preta, pobre, periférica: relocalizando a teoria da história. In: COSTA, Bruno Balbino Aires da; SANTOS, Evandro; VASCONCELOS, Eduardo Henrique Barbosa de (orgs.). Ensaios de Teoria e História da Historiografia. Teresina: Cancioneiro, 2023, p. 19-32.
Entre linhas de confronto teórico e linhas de confronto subjetivo: descolonizar a partir das sertanidades. In: VEIGA, Ana Maria; VASCONCELOS; Vânia Nara Pereira; FARIAS, Andréa Bandeira Silva de (orgs.). Das margens: lugares de rebeldias, saberes e afetos. Salvador: EDUFBA, 2022, v. 1, p. 99-116.
Do silenciamento ao protagonismo - Mulheres na ditadura. In: KMITTA, Ilsyane do Rocio; ARAKAKI, Suzana; ZINNERMANN, Tânia Regina (orgs.). Mulheres na ditadura: agenciamentos de lutas e resistências. Vitória: Milfontes, 2022, p. 7-10.
Lugones: um caminho no horizonte decolonial. Revista Estudos Feministas, v. 30, p. 1-5, 2022 (Em coautoria com Karina Bidaseca).
Das margens: lugares de rebeldias, saberes e afetos. Salvador: EDUFBA, 2022 (Em coorganização com Vânia Nara Pereira Vasconcelos e Andréa Bandeira)
Fraturando o locus - a influência de María Lugones no Brasil. Revista Estudos Feministas, v. 30, p. 1-15, 2022.
Intelectuais negras e o ensino de história. In: SOUSA, Deusa Maria de e RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas (orgs.). Mulheres, Gênero e Raça: interseccionalidades. Porto Alegre: Editora Fi, 2022, p. 200-221 (Em coautoria com Janaina Guimarães da Fonseca e Silva)
Cineastas brasileiras em tempos de ditadura: cruzamentos, fugas, especificidades. Curitiba: Appris, 2022.
Uma virada epistêmica feminista (negra): conceitos e debates. Tempo e Argumento, v. 12, p. 01-32, 2020.
A trans-sertanidade e os estereótipos sertanejos de masculinidade. In: LIMA, Carolina de Araújo; BRITTO, Clovis Carvalho; MOREIRA, Jailma dos Santos Pedreira (orgs.). Outros olhares sobre o sertão nordestino: gênero, masculinidades e subjetividades. Salvador: EDUNEB, 2020, p. 187-210.
Mundos de Mulheres no Brasil: -escrevivendo- uma experiência de construção. Movimentação, v. 6, p. 153-164, 2019.
Lugares de escuta e de acolhimento nas pesquisas sobre sertanidades. Saeculum, v. 24, p. 196-203, 2019 (Em coautoria com Vânia Nara Pereira Vasconcelos).
Profanação e ressacralização feministas e Queer no artivistmo latino-americano. EOLLES, v. 10, p. 1-18, 2019 (Em coautoria com Sônia Weidner-Maluf).
Teoria e crítica feminista: do contracinema ao filme acontecimento. In: HOLANDA, Karla (org.). Mulheres de Cinema. Rio de Janeiro: Numa Editora, 2019, v. 1, p. 261-278.
Radicalizar o 'Cine Imperfecto' cubano - Sara Gómez. História Revista (Online), v. 23, p. 28-48, 2018.
Estética urbana, gênero e alegoria em Esse mundo é meu. In: Rafael Rosa Hagemeyer e Daniel Lopes Saraiva (orgs.). Esse mundo é meu: as artes de Sérgio Ricardo. Curitiba: Appris, 2018, p. 75-94.
Estéticas e políticas de resistência: o 'cinema de mulheres' brasileiro (anos 1970 e 1980). In: Karla Holanda e Marina Cavalcanti Tedesco (orgs.). Feminino e plural: mulheres no cinema brasileiro. Campinas: Papirus, 2018, p. 77-88.
América Latina Vai Ser Toda Feminista: Visualizing & Realizing Transnational Feminisms in the Women s Worlds March for Rights. Ada: A Journal of Gender, Media and Technology, v. 14, p. 10.539, 2018 (Em coaturia com Cara Snyder e Cristina Scheibe Wolff)
Gênero e cinema, uma história de teorias e desafios. Revista Estudos Feministas, v. 25, p. 1355-1357, 2017.
Variaciones en la trasgresión desde el ojo protésico de María Luisa Bemberg. Estudos Feministas, v. 25, p. 1405-1417, 2017 (Em coautoria com Catalina Trebisacce)
A história oral visita o cinema: Que bom te ver viva e Los Rubios. Revista Observatório, v. 2, p. 118-137, 2016.
Kátia - um documentário sobre afetos, política e história. Crítica Cultural, v. 10, p. 233, 2015.
Tereza Trautman e Os homens que eu tive: uma história sobre cinema e censura. Significação-Revista de Cultura Audiovisual, v. 40, p. 52, 2013.
Resistências, Gênero e Feminismos contra as ditaduras no Cone Sul. Florianópolis: Editora Mulheres, 2011 (Coorganizado com Cristina Scheibe Wolff e Joana Maria Pedro).
Circulación, redes y feminismo: Una historia en tiempos de dictaduras, Argentina y Brasil. In: Andrea Andújar; Débora D'Antonio; Karin Grammático; María Laura Rosa (orgs.). Hilvanando Historias: Mujeres y Política en el Pasado Reciente Latinoamericano. Buenos Aires: Ediciones Luxemburg, 2010, p. 83-100.
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O lugar das "velhas" metodologias no mundo das novas tecnologias: tradição, inovação, ensino e pesquisa em História. Revista História Hoje, v. 11, p. 128-151, 2022.
Saberes históricos, patrimônio e espaços de memória. João Pessoa: Editora CCTA, 2022 (Coorganizado com Paulo Souto Maior e André Mendes Salles)
Entre papeis empoeirados e mídias digitais ou de como o aprendizado histórico comporta múltiplas dimensões. In: LEITE, Priscilla Gontijo; BORGES, Cláudia Cristina do Lago; SZLACHTA JÚNIOR, Arnaldo Martin (orgs.). Ensino de História, tecnologias e metodologias ativas: novas experiências e saberes escolares. João Pessoa: Editora CCTA, 2022, p. 13-40.
Uma nova Escola para um novo urbanismo: o Instituto de Educação da Paraíba no rumo da nova cidade. In: SANTOS NETO, Martinho Guedes dos; SILVA, Waniéry Loyvia de Almeida (orgs.). Regime de interventorias: política e sociedade na Paraíba da era Vargas (1930-1945). João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2020, p. 331-349 (Em coautoria com Lucas Gomes Nóbrega).
As Ruínas da Tradição: A Casa da Torre de Garcia d'Ávila: Família e propriedade no nordeste colonial. 2 ed. João Pessoa: Ed. UFPB, 2017.
Músicas e imagens como documentos e ferramentas didáticas no ensino de História. In: LIMAS, Rivete Silva de e SILVA, Marluce Pereira da (orgs.). Formação de Professores: Contribuições do PIBID/UFPB. João Pessoa: Ed. UFPB, 2017.
Música e imagens como documentos e ferramentas didáticas no ensino de História. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História: ANPUH-UnB Brasília, 2017.
Educação Patrimonial, Ensino de História e Cultura Histórica: Algumas experiências e considerações. Sæculum - Revista de História, v. 35, p. 139-155, 2016.
Colônia: Escritos de História LABORHIS - Série Monográfica. João Pessoa: Ed. UFPB, 2016 (Organizado em conjunto com Acácio José Lopes Catarino).
As Ruínas da Tradição: A Casa da Torre de Garcia d'Ávila: Família e Propriedade no Nordeste Colonial. João Pessoa: Ed. UFPB, 2015.
Uma experiência de ensino: apropriação e fruição coletivas do patrimônio cultural na construção da cidadania. Anais do XXVIII Simpósio Nacional de História: ANPUH-UFSC Florianópolis, 2015.
Entre a liberdade de pesquisa e o exercício profissional: algumas considerações sobre a regulamentação da profissão de historiador e algumas falácias sobre o suposto corporativismo. Revista Paraibana de História, Ano I, n° 1, p. 106-119, 2014.
História e Sociedade: Saberes em diálogo. Campina Grande: Ed. UFCG, 2014 (Organizado em conjunto com LOBO, Isamarc da Cunha Lobo e BEZERRA, Josineide Bezerra).
Apossamento e apropriação da terra e constituição do território: algumas relações e considerações preliminares. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História: ANPUH-UFRN Natal, 2013.
Apropriação e fruição coletivas do Patrimônio Cultural na construção da cidadania. In: CEBALLOS, Rodrigo e BEZERRA, Josineide (orgs.). História, Memória e Comemorações. Campina Grande: Ed. UFCG/ANPUH-PB, 2012.
Um Governador perdido no Maranhão? A atuação de André Vidal de Negreiros numa conjuntura delicada (1655-1656). Anais do XXVI Simpósio Nacional de História: ANPUH-USP São Paulo, 2011.
Sociologia da hipocrisia ou breves considerações sobre um centenário romance recifense: A Emparedada da Rua Nova. Sæculum - Revista de História, v. 20, p. 34-48, 2009.
Vidal de Negreiros: um homem do Atlântico no século XVII. In: OLIVEIRA, Carla Mary, MENEZES, Mozart Vergetti e GONÇALVES, Regina Célia (orgs.). Ensaios sobre a América Portuguesa. João Pessoa: Ed. UFPB, 2009.
Vidal de Negreiros: um homem do Atlântico no século XVII. Anais do XXV Simpósio Nacional de História: ANPUH-UFC Fortaleza (2009).
A Fuga de Isabel: casamento e herança numa família patriarcal. IN: BORGES, Fernando Tadeu Miranda, PERARO, Maria Adenir e SILVA, Viviane Gonçalves da (orgs.). Trajetórias de Vida na História. Cuiabá: Ed. UFMT/Carlini e Caniatto, (2008). (ISBN 978859914663)
Família, propriedade e poder no Nordeste colonial: A Casa da Torre de Garcia d'Ávila. Portuguese Studies Review, Trent University. v.14:1, 2007.
Família, Propriedade, Tradição e Poder no Nordeste Colonial: a Casa da Torre de Garcia d'Ávila. Anais do XXIV Simpósio Nacional de História: ANPUH-UNISINOS São Leopoldo, 2007.
Conhecer Campinas numa perspectiva histórica. Campinas: Secretaria Municipal de Educação; Brasília: FNDE, 2005.
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Carlos André Macedo Cavalcanti
MEMÓRIAS DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO INTERIOR DA PARAÍBA: MOYSES NIGRI E O ATAQUE A IGREJA ADVENTISTA EM BAIXA VERDE. Revista Latino-Americana de História, v. 11, p. 210-231, 2022 (Em coautoria com Daniel da Silva Firino)
Implantação e desenvolvimento do adventismo no Brasil (1880-1915). TEMPORALIDADES, v. 14, p. 349-373, 2022 (Em coautoria com Daniel da Silva Firino)
O violador, a fúria e o golpe emasculador sob um olhar durandiano. RELIGARE, v. 17, p. 673, 2021 (Em coautoria com João Florindo Batista Segundo)
Conflitos religiosos no interior da Paraíba: O caso de Baixa Verde. TEMPORALIDADES, v. 13, p. 109-133, 2021 (Em coautoria com Daniel da Silva Firino).
Inquérito: O Covid e as religiões: uma questão afectivo-tecnológica. In: MINEIRO, Daniel; PINTO, Paulo Mendes (orgs.). Persona Pandémica: Investigação sobre a noção de identidade no pós-Covid-19. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, 2021, v. 1, p. 37-57.
Uma introdução às Novas Expressões Religiosas. REVISTA BRASILEIRA DE GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE, v. 7, p. 1087-1110, 2020 (Em coautoria com João Florindo Batista Segundo).
Gilbert Durand and the hermeticism: Religionism, tradition and esotericism. REVISTA DO NUFEN, v. 12, p. 123-142, 2020 (Em coautoria com Otávio Santana Vieira).
A cidade do Sol: utopia e astrologia em Campanella. Melancolia, v. 5, p. 81-104, 2020 (Em coautoria com Otávio Santana Vieira).
O Hermetismo na Historiografia sobre Marsílio Ficino. PROTESTANTISMO EM REVISTA, v. 45, p. 134-147, 2020 (Em coautoria com Otávio Santana Vieira).
O Mundo está Envelhecendo. In: João Luiz Correia Junior; Linda Siokmey Tjhio Cesar Pestana; Cirlene Francisca Sales da Silva (orgs.). Espiritualidade, Saúde e Envelhecimento. Recife: Bagaço, 2019, p. 33-44.
BREVES APONTAMENTOS SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DE E. PANOFSKY PARA UMA LEITURA DAS IMAGENS (SACRAS) NOS ESTUDOS DE PATRIMÔNIO. In: Gilbert Patsayev Marreiro Miranda; Natália de Almeida Lima Miranda (orgs.). Educação Patrimônio e Meio Ambiente. Cabedelo: Editora IESP, 2019, p. 50-57.
PARA UMA MITOCRÍTICA AFRICANA DO SILÊNCIO INQUISITORIAL DESMITOLOGIZADOR. In: ANDERSON DE ALENCAR MENEZES; ALBERTO FILIPE ARAÚJO (orgs.). Rostos do silêncio [livro eletrônico]: ensaios transdisciplinares. Ribeirão Preto - SP: Editora Inteligência Relacional, 2019, p. 323-368.
História das religiões: Inquisições, intolerância religiosa e historiografia. João Pessoa: Editora UFPB, 2018. (Coorganizado com Ana Paula Cavalcanti e Raquel Miranda Carmona)
O que se vê nas religiões? - Imaginário, História e Diversidade - Textos do Videlicet, v.2. João Pessoa: Editora UFPB, 2018. (Coorganizado com Ana Paula Cavalcanti e Raquel Miranda Carmona)
O que é o imaginário? João Pessoa: Editora UFPB, 2015.
O que se vê nas religiões? João Pessoa: Editora UFPB, 2015.
No Imaginário da Intolerância: Da Inquisição ao Ensino (não) Religioso. São Paulo: Fonte Editorial, 2015.
O Regimento Inquisitorial de 1552 e suas Normatizações Judiciárias para Aplicação do Direito no Territórios Coloniais. Prim@ Facie, v. 14, p. 01-22, 2015.
O que é diversidade religiosa, afinal? E você, o que tem com isso? Caminhos (Goiânia. Online), v. 12, p. 332-344, 2014.
Inquisição e desmitologizamento de valores no cristianismo teologizado: razão, imaginário e H(h)istória. Sæculum - Revista de História, v. 30, p. 75-96, 2014.
A feitiçaria moderna na América Portuguesa. Religare (UFPB), v. 11, p. 107-131, 2014.
Inquisição como território de pureza: as estratégias de propaganda normatizadas pelos Regimentos de 1552 e 1613 e sua atuação no Brasil. Mnemonise Revista, v. 5, p. 156-168, 2014.
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Cláudia Cristina do Lago Borges
Tutela e indigenismo na Paraíba o assistencialismo à saúde potiguara sob a política do SPI (1941-1967). Mneme - Revista de Humanidades, v. 24, p. 01-28, 2023 (Em coautoria com Yris Campos Oliveira)
Metodologias no ensino de História: da proposta à experiência curricular nos laboratórios de ensino. In: Isnara Pereira Ivo e Roberto Guedes (orgs.). Escravidão: seus temas e problemas em aulas de História. Recife: Edupe, 2023, p. 225-243 (Em coautoria com Martinhos Guedes Santos Neto)
Jogos e Podcast no Ensino de História. In: Cláudia Cristina do Lago Borges, Priscilla Gontijo Leite (orgs.). Experiências docentes e a construção do saber histórico. João Pessoa: Editora CCTA, 2022, v. 4, p. 159-184 (Em coautoria com Luara Alencar Francisco e Henrique Saraiva Louvem)
Indígenas escrevendo para não indígenas: possibilidades para uma aprendizagem histórica intercultural. In: Ane Luise Silva Mecenas Santos; Magno Francisco de Jesus Santos (orgs.). Oficinas de História. Aracaju: Criação, 2022, p. 193-211 (Em coautoria com Vânia Cristina da Silva)
Experiências docentes e a construção do saber histórico. João Pessoa: CCTA/UFPB, 2022 (Coorganizado com Priscilla Gontijo Leite)
Ensino de história, tecnologias e metodologias ativas: novas experiências e saberes escolares. João Pessoa: CCTA/UFPB, 2022 (Coorganizado com Priscilla Gontijo Leite e Arnaldo Martin Szlachta Junior)
Lei N. 11.645/08. O que Devemos Aprender com os Indígenas? Revista História em Reflexão, v. 16, p. 129-151, 2022 (Em coautoria com Vânia Cristina da Silva)
Ensino de Pré-História e Antiguidade: relato de uma atividade interdisciplinar. In: Assumpção, Luis Filipe Bantim; Campos, Carlos Eduardo Costa (orgs.). Caminhos da Aprendizagem Histórica: Ensino de Pré-História e Antiguidade. Rio de Janeiro: Sobre Ontens, 2021, v. 1, p. 90-100 (Em coautoria com Priscilla Gontijo Leite)
O uso das tecnologias nas diretrizes da BNCC e da BNC-formação. In: Bueno, André; Neto, José Maria (orgs.). Ensino de História: Mídias e Tecnologias. Rio de Janeiro: Sobre Ontens/UERJ, 2020, p. 99-105 (Em coautoria com Priscilla Gontijo Leite).
"A história explica o passado e o presente": o ensino de História na educação escolar indígena potiguara. In: Bueno, André; Estacheski, Dulceli; Satler, Carla (orgs.). Ensino de História e Etnicidades. Rio de Janeiro/Nova Andradina: Sobre Ontens/UFMS, 2020, p. 408-413 (Em coautoria com Vânia Cristina da Silva)
O lugar da pré-história na Educação Básica e nas Licenciaturas em História. In: Bueno, André; Crema, Everton; Neto, José Maria (orgs.). Ensino de História e Diálogos Transversais. Rio de Janeiro: Sobre Ontens/UERJ, 2020, p. 287-292 (Em coautoria com Maria Luisa S. Marcolino)
Evolucy. Uma gamificação para o ensino de Pré-história. In: Airan dos Santos Borges de Oliveira, Maria da Conceição Silva Costa (orgs.). História em jogo: as questões do tempo presente e os desafios do ensino de História. São João do Meriti: Desalinho, 2020, p. 157-185 (Em coautoria com Priscilla Gontijo Leite)
O lugar do indígena na BNCC e as perspectivas para o Ensino de História. In: BUENO, André; CREMA, Everton; ESTACHESKI, Dulceli; NETO, José Maria de Sousa (orgs.). Aprendendo História: Etnicidades. União da Vitória: Edições Especiais Sobre Ontens, 2019, v. 1, p. 109-114 (Em coautoria com Vânia Cristina da Silva)
Educação escolar indígena potiguara: uma análise estrutural e material. Tellus, ano 19, n. 38, p. 341-367, 2019. (Em coautoria com Simone Maria Silva)
Dez anos da Lei 11.645: entre mudanças e permanências. In: BUENO, André; CREMA, Everton; ESTACHESKI, Dulceli; NETO, José (orgs.). Aprendizagens Históricas: gêneros e etnicidades. Rio de Janeiro: LAPHIS/Edições especiais Sobre Ontens, 2018, v. 1, p. 217-221 (Em coautoria com Vânia Cristina da Silva)
Representações tapuias: entre a pré-história, a historiografia e a iconografia de Albert Eckhout. In: Memoria del 56.o Congreso Internacional de Americanistas. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2018, v. 1, p. 627-638 (Em coautoria com Vânia Cristina da Silva)
Consciência de si, consciência do outro: a história dos povos indígenas na formação docente. In: André Bueno; Everton Crema; Dulceli Estacheski; José Maria Neto (orgs.). Jardim de Histórias: discussões e experiências em aprendizagem histórica. Rio de Janeiro: Edição Ebook LAPHIS, 2017, v. 1, p. 558-560 (Em coautoria com Vânia Cristina da Silva)
Os indígens nos Livros didáticos de História: um estudo comparativo entre as obras do PNLD 2017. In: Rosilene Felix Mamedes, Hermano Rodrigues de França (orgs.). I Congresso Nacional em Educação & Práticas Interdisciplinares. João Pessoa: Sal da Terra, 2017, v. 1, p. 749-758 (Em coautoria com Vânia Cristina da Silva)
A construção do conhecimento histórico: o trabalho com imagens cinematográficas como experiência intelectual. In: Alberto da Silva; Anamaria Gonçalves Bueno de Freitas; Fabrícia Teixeira Borges; Raylane Andreza Dias Navarro Barrteo (orgs.). Caleidoscópios: por entre imagens, gêneros, educações e histórias. Recife; Paris: UFPE; Sorbonne Universitè, 2015, v. 1, p. 119-136 (Em coautoria com Regina Behar)
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A INDEPENDÊNCIA EM TERRAS PARAIBANAS: UMA HISTÓRIA EM TRÊS TEMPOS. In: Aline de Morais Limeira (org.). HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO & PROJETOS DE BRASIL NO PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA. Curitiba: Appris, 2022, p. 93-108.
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA PARAÍBA: A ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES. In: Antonio Carlos Ferreira Pinheiro; Charliton José dos Santos Machado; Eraldo Leme Batista; Meire Terezinha Müller (org.). Educação e Trabalho na Paraíba. Fortaleza: Editora da UECE, 2022, p. 60-90 (Em coautoria com Luciano Candeia).
Educando para o "bom cinema": o jornal A Imprensa e o projeto de moralização do audiovisual da Arquidiocese da Paraíba. In: Azemar dos Santos Soares Júnior e Cláudia Engler Cury (orgs.). Práticas Educativas e Possibilidades de Pesquisa: fontes, objetos e abordagens uma análise comparativa. Organizado Azemar dos Santos Soares Júnior e Cláudia Engler Cury. Natal: EDUFRN, 2021, p. 138-173 (Em coautoria com Luiz Araújo Neto).
Práticas Educativas e Possibilidades de Pesquisa: fontes, objetos e abordagens uma análise comparativa. Organizado Azemar dos Santos Soares Júnior e Cláudia Engler Cury. Natal: EDUFRN, 2021.
Entre Lembranças e Esquecimentos: contar a própria história. João Pessoa: CCTA/UFPB, 2020.
História da Educação: Global, Nacional e Regional. Vitória: SBHE/EDUFES, 2019.
Manuais de civilidade na imprensa da Paraíba oitocentista (1862-1886): indícios de práticas educativas e constituição do saber histórico escolar. In: CASTRO, César Augusto; CASTELLANOS, Samuel Luis Velázquez (orgs.). História da Escola: métodos, disciplinas, currículos e espaços de leitura. São Luís: EDUFMA/Café & Lápis, 2018.
Ficha individual do Aprendiz Marinheiro no Livro de Socorros (1872-1874). Revista Educação em Questão, v. 57, n. 52, 2019 (Em coautoria com Azemar dos Santos Soares Júnior)
"Para formar o viveiro de bons marinheiros": as Companhias de Aprendizes Marinheiros da Parahyba e do Rio Grande do Norte (1871-1890). Educação & Formação, v. 4, n. 10, 2019.
A escrita da História da Educação no Brasil: experiências e perspectivas. Revista Brasileira de História da Educação, v. 19, 2019 (Em coautoria com Carlos Eduardo Vieira)
História da Educação, matrizes interpretativas e internacionalização: pontuando algumas questões. In: História da Educação, matrizes interpretativas e internacionalização. Vitória: SBHE/EDUFES, 2017.
"Dai a todas as escolas Estatutos uniformes" - escolarização na Província da Parahyba do Norte: as aulas de primeiras letras e a cultura material escolar (1834-1849). Portuguese Studies Review, v.24, n.2, 2017.
Fontes para a História da Educação da Paraíba imperial – documentos diversos (1821-1860). Vitória: SBHE; Virtual Livros, 2015. (Coorganizado com Mauricéia Ananias e Antonio Carlos Ferreira Pinheiro).
Adentrando aos espaços de leitura e venda de livros, compêndios e artefatos escolares na Cidade da Parahyba (1850-1889). XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação – “Investigar, Intervir e Preservar: Caminhos da História da Educação Luso-Brasileira”, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal, 20 a 23 de junho de 2016. Trabalho apresentado no Eixo Temático “Leitura, Cultura Escrita e Cultura Escolar”. Publicado nas Atas do evento, em 2016. (Em coautoria com Thayná Cavalcanti Peixoto).
Os Compêndios e a circulação de ideias francesas no Lyceu Provincial da Parahyba do Norte (1850-1889). In: CURY, Cláudia Engler; GALVES, Marcelo Cheche & FARIA, Regina Helena Martins de (orgs.). O Império do Brasil: educação, impressos e confrontos sociopolíticos. São Luís: Café & Lápis; Editora UEMA, 2015, p. 127-151 (Em coautoria com Antonio Carlos Ferreira Pinheiro).
Espaços de leitura e venda de livros escolares na Cidade da Paraíba (1850-1889). Outros Tempos, São Luís, UEMA, v. 11, n. 18, 2014, p. 154-171.
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Histórias da Educação Brasileira: experiências e peculiaridades. João Pessoa: Editora UFPB, 2014. (Coorganizado com Antonio Carlos Ferreira Pinheiro e Mauricéia Ananias).
O HISTEDBR e a História da Educação na Paraíba. In: PINHEIRO, Antonio Carlos Ferreira; CURY, Cláudia Engler & ANANIAS, Mauricéia (orgs.). Histórias da Educação Brasileira: experiências e peculiaridades. João Pessoa: Editora UFPB, 2014, p. 243-279.
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Lição do Amor. In: SOUZA, Sauloéber Társio de; CARVALHO, Carlos Henrique de & RIBEIRO, Betânia de Oliveira Laterza (orgs.). Cinema e Ensino de História da Educação. Campinas: Alínea, 2013, p. 245-258 (Em coautoria com Luzimar Goulart Gouvêa).
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Cultura literária na escola: uma escola, uma escolha: a pedagogia de projetos e seus desdobramentos durante a pandemia. João Pessoa: Editora UFPB, 2024 (Coorganizado com Daniela Maria Segabinazi)
Quarto ano: modos e técnicas de contar e ler literatura. In: LIMA, Damião de; SEGABINAZI, Daniela Maria (orgs.). Cultura literária na escola: uma escola, uma escolha: a pedagogia de projetos e seus desdobramentos durante a pandemia. João Pessoa: EDUFPB, 2024, p. 96-107 (Em coautoria com Yasmim Viegas Macêdo Martins)
Ana Paula Palamartchuk: uma estrela entre a foice e o martelo. In: SILVA, Keliene Christina da; LEITE, Priscilla Gontijo (orgs.). ANPUH-PB em contexto da pandemia (2020-2022). João Pessoa: CCTA, 2023, p. 103-107.
A Educação Superior Brasileira no Novo Milênio e as Mudanças no Universo Discente. Revista Cocar, v. 15, p. 01-24, 2021 (Em coautoria com Ana Paula Furtado Soares Pontes e Edlamar Oliveira dos Santos).
Apresentação de Dossiê - Ensinar história em tempos de pós-verdade: o que está em jogo? Sæculum – Revista de História, v. 26, n. 45, p. 175–188, 2021.
A efetividade do Fundeb. Revista Educação e Fronteiras, v. 11, 2021 (Em coautoria com Luiz de Sousa Junior e Sérgio Andrade de Moura).
Estudando a história da Paraíba: uma Coletânea de textos didáticos. Campina Grande: EDUEPB, 2021 (Coorganizado com Eliete de Queiroz Gurjão).
O controle aplicado à administração pública no Brasil e sua contribuição para a eficiência e eficácia administrativa. Práticas em Gestão Pública Universitária (online), v. 5, p. 3-27, 2021. (Em coautoria com Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra e Cláudia Suely Ferreira Gomes)
Criação e validação de um instrumento de acompanhamento de egressos do ensino profissional e tecnológico. Praxis Educacional (Online), v. 16, p. 367-388, 2020. (Em coautoria com Robson Lima Palmeira e Maria Soraya Pereira Franco Adriano).
Influências do clube do repente. João Pessoa: Editora UFPB, 2020.
Expansão de democratização da educação superior: tempos difíceis na universidade pública. In: FONSECA, Márcia Batista da; FEITOSA, Maria Luíza Pereira de Alencar Mayer (orgs.). Encontro institucional da pós-graduação da UFPB: pós-graduação e capacitação de servidores públicos, revelando o programa de qualificação institucional (PQI) da UFPB. João Pessoa: Editora UFPB, 2020, p. 44-73. (Em coautoria com Evandro Soares Costa Filho)
Acessibilidade: avaliação dos centros universitários. João Pessoa: Editora UFPB, 2018. (Em coautoria com Flaviano Batista do Nascimento).
A educação profissional no brasil: das origens à crise atual. In: JEZINE, Edneide; FARIAS, Maria Salete Barbosa de; GUERRA, Maria da Graças Gonçalves Vieira (orgs.). Políticas públicas da educação superior: gestão, avaliação e financiamento. João Pessoa: Editora da UFPB, 2018, p. 31-44. (Em coautoria com Patrícia Nogueira de Carvalho Pinto).
Reflexões sobre avaliação do ensino superior e o Sinaes. In: JEZINE, Edneide; FARIAS, Maria Salete Barbosa de; GUERRA, Maria da Graças Gonçalves Vieira (orgs.). Políticas públicas da educação superior: gestão, avaliação e financiamento. João Pessoa: Editora UFPB, 2018, p. 177-192 (Em coautoria com Joás Jerônimo dos Santos).
O discente como agente construtor de novo modelo educacional. In: MONTERO, Manuel Alcántara, Mercedes García; LÓPEZ Francisco Sánchez (orgs.). Educación: memoria del 56.º congreso internacional de americanistas. 2.ed. Salamanca - Espanha: Ediciones Universidad de Salamanca, 2018, v. 7, p. 1194-1203.
Músicas e imagens como documentos e ferramentas didáticas no ensino de história. In: LIMA, Rivete Silva de; SILVA, Marluce Pereira da (orgs.). Formação de professores: contribuições do PIBID-UFPB. João Pessoa: Editora UFPB, 2017, p. 155-170. (Em coautoria com Ângelo Emílio da Silva Pessoa).
República: escritos de história. João Pessoa: Editora UFPB, 2016. (Coorganizado com Antonio Carlos Ferreira Pinheiro e Regina Célia Gonçalves).
O modelo educacional brasileiro: democratização do ensino sem acesso ao conhecimento. X Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação – “Percursos e desafios na história da educação luso-brasileira”, PUC-PR, Curitiba, 25 a 28 de agosto de 2014. Publicado nos Anais do Evento, em 2014.
Cultura histórica, livro didático e o 'esquecimento' do mundo rural no pós 1930. In: OLIVEIRA, Carla Mary S.; MARIANO, Serioja Rodrigues (orgs.). Cultura histórica e ensino de história. João Pessoa: Editora UFPB, 2014, p. 183-206.
Campina grande sob intervenção: a ditadura de 1964 e o fim do sonho regional desenvolvimentista. João Pessoa: Editora UFPB, 2012.
O sonho da sociedade-caserna: a política centralizadora dos governos militares (1964-1974). Sæculum - Revista de História, v. 17, p. 63-80, 2007.
PATENTE: Número do registro: BR512019001387. título: "Sistema digital de acompanhamento de egresso da educação profissional". Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 30/06/2018 (Em coautoria com Robson Lima Palmeira e Maria Soraya Pereira Franco Adriano).
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Apontamentos teórico-metodológicos para uma história dos saques no Nordeste brasileiro (1979-1994). In: BARBOSA, Arthur Manoel Andrade et al... (orgs.). Marxismo e mundos do trabalho na Paraíba: relações, sujeitos, projetos. Campina Grande: UICLAP, 2024.
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História da Ásia. São Paulo: Contexto, 2023.
Ainda Orientalismo? Uma reflexão sobre a atualidade e os muitos tempos da obra de Edward Said. In: Ricardo Postal; Daniel Conte; Imara Bemfica Mineiro (orgs.). Ainda Orientalismo. Porto Alegre: Cirkula Livros, 2023, p. 25-66.
O Ensino da História Social do Trabalho: Visões panorâmicas a partir do currículo. In: Danilo Alves Bezerra; Felipe Augusto dos Santos Ribeiro (orgs.). Ensino de história: teorias, práticas e novas abordagens. Volume 3: Patrimônio cultural, memórias, identidades e mundos do trabalho no ensino de História. Recife: Edupe, 2023, v. 3, p. 205-224 (em coautoria com Juliana da Silva Barros)
"Mais um turno": Civilization e a narrativa neoliberal sobre a (A-)História. In: Cláudia Cristina do Lago Borges; Priscilla Gontijo Leite (orgs.). Experiências docentes e a construção do saber histórico. João Pessoa: Editora CCTA-UFPB, 2022, v. 4, p. 185-208.
"A coisa está ficando feia": o consumo da carne de baleia no Brasil entre a História e Antropologia (1960-1963). Sæculum - Revista de História, UFPB, v. 25, n. 43, 2020.
Cruzando olhares: estabelecendo diálogos entre E.P. Thompson e Angela Davis. Revista Mundos do Trabalho, UFSC. v. 11, 2019.
Food Riots, Strikes, and Looting in Brazil between 1917 and 1962: Defining the Repertoires of Working-Class Revolt. Zapruder World, Storie in Movimento, v. 5. 2019.
O “pecado original” e os videogames: Limites da História Pública diante da “acumulação primitiva de capital. Revista Canoa do Tempo, UFAM. v. 10, n. 1, 2018.
"Palavras suaves para os operários": trabalho e trabalhadores no projeto literário de Carolina Maria de Jesus. Revista O Eixo e a Roda, UFMG. v. 27, n. 2, 2018. (Em coautoria com Juliane Vargas Welter)
Representações da fome: carestia e racialização na obra Pedaços da fome, de Carolina Maria de Jesus. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, USP, n. 66., Jan-Abr, 2017.
As leis da economia popular como problema de pesquisa. In: SPERANZA, Clarice Gotarski. DROPPA, Alisson. Mundos do trabalho: campos em transformação. Pelotas: Editora Fi, 2017.
O crime da carne: a lei de economia popular e os açougueiros em Porto Alegre (1952-1959). Revista Outubro, Unicamp, v. 26, 2016.
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A quem pertence Ramon Llull? Considerações para descolonizar e globalizar uma experiência medieval. Topoi. Revista de História, v. 25, p. 01-19, 2024
A iconografia ocidental do imperador bizantino Heráclio (séculos XI-XIII): uma aproximação. In: NASCIMENTO, Renata Cristina de Sousa; SOUZA, Armênia Maria de (orgs.). Discursos, conflitos e temporalidades. Cachoeirinha: Editora Fi, 2024, p. 297-316.
Ramon Llull e a Idade Média Global: geopolítica, integração e diversidade. Revista Antíteses, v. 16, n. 32, p. 371-400, 2023.
Jo, Ramon Llull (2016): documentário, historiografia e representação. Locus: revista de História, v. 29, p. 222-239, 2023.
Ramon Llull sob novos olhares: trajetórias de pesquisa. In: NASCIMENTO, Renata Cristina de Sousa; REIS, Rita de Cássia de Oliveira; ROIGÉ, Xavier; SILVA, Alexandra Nogueira da (orgs.). Pesquisa e Divulgação do Conhecimento em Rede: Investigación y Difusión del Conocimiento en Red. Goiânia: Tempestiva, 2022, p. 91-97.
Revisitando a literatura luliana: do nacional ao global. eHumanista: Journal of Iberian Studies, v. 52, p. 211-226, 2022.
Raimundo Lúlio, a Idade Média Global e o Ensino de História: perspectivas de abordagem. Esboços: histórias em contextos globais, v. 28, p. 531-557, 2021.
A representação de Ramon Llull no cinema de animação (1990-2020): (des)compassos entre o desenho e a historiografia? Revista de História Comparada (UFRJ), v. 15, p. 197-223, 2021.
Livro das Bestas (adaptação infanto-juvenil): apresentação e tradução. Roda da Fortuna: Revista Eletrônica sobre Antiguidade e Medievo, v. 10, p. 289-298, 2021 (Em coautoria com Laryssa Alves da Silva)
Navegando pelo Mediterrâneo Medieval: entrevista com Thomas Bonnici. Signum: revista da ABREM, v. 21, p. 302-319, 2021.
Heráclio. In: NASCIMENTO, Renata Cristina de Sousa & SOUZA, Guilherme Queiroz de (orgs.). Dicionário: Cem Fragmentos Biográficos: A Idade Média em Trajetórias. Goiânia: Editora Tempestiva, 2020, p. 133-137.
Dicionário - Cem fragmentos biográficos: A Idade Média em trajetórias. Goiânia: Editora Tempestiva, 2020 (Coorganizado com Renata Cristina de Sousa Nascimento)
Produção literária e Historiográfica em perspectivas decoloniais. Graphos, v. 22, p. 5-11, 2020. (Em coautoria com Luciana Deplagne e Ria Lemaire)
"Andando casi por toda la tierra"? As viagens de Ramon Llull no imaginário moderno: entre mito e história. Revista Diálogos Mediterrânicos, v. 19, p. 58-81, 2020.
Arte e Religião no Medievo; Cruzadas; Mitologia Medieval. In: LANGER, Johnni (org.). Dicionário de História das Religiões na Antiguidade e Medievo. Petrópolis: Vozes, 2020.
Inquietudos teóricas e desafios contemporâneos: entrevista com Roger Chartier. Sæculum - Revista de História, v. 38, p. 297-307. (Em Coautoria com Ana Maria Veiga)
O enigma do protagonismo imperial no Tapiz de la Creación: estado da questão. Eikón Imago, v. 13, p. 143-166, 2018.
Ecclesia, instituição dominante da Europa feudal? As (in)tensas relações entre Igreja e Cavalaria nos condados de Hainaut e Flandres (século XII). Brathair, v. 18, p. 31-54, 2018.
França na Era Viking; Normandia; Vikings na França. In: LANGER, Johnni (org.). Dicionário de História e Cultura da Era Viking. São Paulo: Hedra, 2017.
O romance Eracle de Gautier d'Arras à luz do imaginário das "Três Ordens". Signum: revista da ABREM, v. 17, p. 250-265, 2016.
O frontal do altar de Nedstryn e o mito de Heráclio na Noruega medieval (séculos XII-XIV). Revista Brasileira de História das Religiões, v. 9, p. 293-318, 2016.
Adoubement e Cavalaria no Ocidente feudal: o Eracle (c. 1159-1184) de Gautier d'Arras. Mirabilia Journal, v. 21, 2015, p. 374-396.
Heraclius, emperor of Byzantium. Revista Digital de Iconografía Medieval, v. 7, p. 27-38, 2015.
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Tessituras que produzem conhecimentos para a área de Ensino de História: Memórias, sensibilidades e decolonialidade. História Revista, v. 27, n. 2, p. 105–123, 2023.
Ensino de História e tecnologias digitais navegar em um mar de links ou se afogar no ciberespaço? BOLETIM DO TEMPO PRESENTE, v. 11, p. 01-17, 2022 (Em coautoria com Givaldo Cavalcanti)
A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA RACIAL: O PAPEL DA ESCOLA PÚBLICA NA LUTA ANTIRRACISTA. Revista ENID, v. 1, p. 1-6, 2022.
ENSINO REMOTO, DITADURA MILITAR E O USO DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA NA AULA DE HISTÓRIA. Revista ENID UEPB Anais de evento, v. 1, p. 1-6, 2022.
NOVAS PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. Revista ENID UEPB, v. 1, p. 1-6, 2022.
RESIDENTE DO PRÓPRIO DOMICÍLIO: O QUARTO PESSOAL COMO "SALA DE AULA". Revista ENID UEPB, v. 1, p. 1-6, 2022.
PRÁTICAS DE LEITURA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DA HISTÓRIA LOCAL. Linha Mestra, v. 15, p. 01-11, 2021 (Em coautoria com Ricardo Rodrigues Nascimento, Givaldo Cavalcanti)
Relatos de experiência: uma contribuição freiriana para pensar o trabalho do tutor virtual. REVISTA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, v. 6, p. 415-432, 2021 (Em coautoria com Maria Valdinete de Pontes Matias)
Educação patrimonial: preservar a memória é conviver com a História. In: Marcelo Santos de Abreu; Nara Rúbia de Carvalho Cunha (orgs.). Fazer e Pensar a história na sala de aula. Vitória: Editora Milfontes, 2021, p. 15-26 (Em coautoria com Givaldo Cavalcanti da Silva)
Experiências inclusivas e o poder transformador da Educação. In: Robéria Nádia Araújo Nascimento; Patrícia Cristina de Aragão; Givaldo Cavalcanti (orgs.). Saberes docentes reinventados: trilhas da sala de aula. São Paulo: Mentes Abertas, 2021, p. 01-15 (Em coautoria com Givaldo Cavalcanti da Silva)
A CULTURA CORPORAL INDÍGENA: PEDAGOGIA DECOLONIAL COMO POSSIBLIDADE PEDAGÓGICA. In: Linduarte Pereira Rodrigues; Tânia Maria Augusto Pereira (orgs.). Tecendo fios da educação em tempos de resistência: Metodologia de ensino, ciência e inclusão. Campina Grande: EDUEPB, 2021, p. 65-92.
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: PERMEANDO REFLEXÕES E RESSIGNIFICAÇÕES NO MUSEU CASA MARGARIDA MARIA ALVES - ALAGOA GRANDE/PB. In: Linduarte Pereira Rodrigues; Tânia Maria Augusto Pereira (org.). Tecendo fios da Educação em Tempos de Resistência: Metodologias de ensino, ciência e inclusão. Campina Grande: EDUEPB, 2021, v. 1, p. 203-222.
Leitura de imagens visuais impressas em livros didáticos de história: possibilidades de criação de concepções de moralidade e civismo. In: Paula Almeida Castro (org.). CONEDU- Avaliação: Processos e Políticas. Campina Grande: Realize Editora, 2020, p. 2257-2271.
Educação Patrimonial ressignificando memórias e histórias de vida a partir do Museu Casa Margarida Maria Alves. Boletim CDAPH, v. 4, p. 1-20, 2020 (Em coautoria com Gercimária Sales da Silva).
(Des)construção de perspectivas: a influência do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de História. Revista ENID UEPB, v. 1, p. 1-6, 2019.
Educação Afro-Brasielira na escola e a lei 10639. Revista ENID UEPB, v. 1, p. 1-6, 2019.
Utilizando Memórias para dar sentido aos conceitos históricos (PIBID- 2019). Revista ENID UEPB, v. 1, p. 1-6, 2019.
Experiência Pedagógica: um ato político e interventor. Revista ENID UEPB, v. 1, p. 1-6, 2019 (Em coautoria com Áfel Santos, Érica Santos, Joallison Lima e João Paulo Silva).
Pibid e Ensino de História: Pesquisa a partir do uso de documentos históricos e a exxperiência em sala de aula. Revista ENID UEPB, v. 1, p. 1-6, 2019 (Em Coautoria com Aldinay Oliveira, Clarice Lima, Fernanda Oliveira e Josué Silva).
Supervisão de Bolsistas do PIBID: Percepções dos professores de história das escolas básicas. Revista ENID UEPB, v. 1, p. 1-6, 2019 (Em coautoria com Guilherme Madruga, Maria das Dores Santos e Paulo Moura).
A pesquisa como o corpo indígena como elemento pedagógico da cultura corporal e a experiência docente. In: Bueno, João Batista Gonçalves, Patrícia Cristina de Aragão, Paula Almeida de Castro (orgs.). A formação de professores: entre a universidade e a educação básica. Campina Grande: EDUEPB, 2019, v. 1, p. 132-153.
Classificação e ordenação de documentos da Justiça do Trabalho do Núcleo de Documentação Histórica (NDH) da UEPB para a criação de Banco de Dados de Atividades didáticas de Ensino de História. In: Maria José Lima da Silva; Carlos Henrique Gadelha Meneses; Andréa Ferreira Leite; Manoel Joaquim Isidro (orgs.). Anais do XXVI ENIC: Desafios e Perspectivas da Pesquisa Técnico - Científica na Contemporaneidade. Campina Grande- PB: Pró- Reitoria de pesquisa UEPB, 2019, p. 530-530.
Experiência do fazer-se professor de História: diálogos educacionais com o pensamento de Edward Palmer Thompson. In: Antonio de Pádua Bosi; Aparecida Darc de Souza; Sérgio Paulo Morais (orgs.). Edward Palmer Thompson: história, educação e presença. São Paulo: Edições Verona, 2018, p. 261-296 (Em coautoria com Elison Antonio Paim e Maria de Fátima Guimarães)
A memória e o ensino de História: reflexões sobre experiências docentes. In: Dilton Maynard, Josefa Eliana Souza, Rafael Araújo (orgs.). História, educação e ensino: debates e reflexões. Aracaju: IFS, 2018, p. 15-27 (em coautoria com Antonio Manoel Elibio Júnior)
Professores de História em Processo de Formação: Educação, experiências e vivencias no PIBID. In: Paula Almeida de Castro (org.). Atualizações na profissionalização docente: PIBID/UEPB. Campina Grande: EDUEPB, 2018, p. 127-142.
Memórias de idosos quilombolas do Matão/PB: narrativas para o desenvolvimento de práticas de ensino. In: Simone Dália de Gusmão Aranha; Fábio Marques de Souza (orgs.). Práticas de Ensino e tecnologias digitais. Campina Grande / PB: EDUEPB, 2018, v. 3, p. 469-498 (EM coautoria com Marta Oliveira Barros)
Educação do olhar e das sensibilidades pela leitura de imagens visuais nos livros didáticos de história. Horizontes, v. 35, p. 81, 2017 (Em coautoria com Maria de Fátima Guimarães e Luzia Batista de Oliveira Silva)
Formação de professores de História: o desenvolver das noções de interação, de significação e de identidade. Territórios e Fronteiras (Online), v. 8, n. 1, p. 93-112, 2015.
Os espaços e os corpos: subjetividades cruzadas nos campos e motores de Agave (Cubati/PB, 1950-1980). In: I Colóquio Internacional História e espaços inventados: história e historiografia, 2015, Natal- RN. Anais I Colóquio Internacional História e espaços inventados: história e historiografia. Natal- RN: UFRN/CCHL, 2015. v. 1. p. 300-309.
Cores e Olhares do Brasil oitocentista: o ensino de História através das imagens. In: V ENID/UEPB, 2015, Campina Grande. Anais do V ENID/UEPB. Campina Grande: Editora Realize, 2015. v. 1. p. 1-9.
Problematizando olhares sobre o ensino de História e o Pibid: oficina sobre o tema gênero e diversidade no antigo Egito. In: V ENID/UEPB, 2015, Campina Grande. Anais do V ENID/UEPB. Campina Grande: Editora Realize, 2015. v. 1. p. 1-14.
Cacos de passado e de memória: a Ditadura Militar Brasileira (1964-1985) e o Ensino de História. In: Anais Eletrônicos do XVI Encontro Estadual de História - ANPUH PB. Campina Grande - PB: EDUFCG/EDUEPB, 2014. v. 1. p. 1012-1022.
Modernizar a agricultura sobre o nordeste: considerações acerca da polifonia discursiva sobre agricultura no inicio do séc. XX. Espacialidades, v. 7, n. 1, p. 47-78-78, 2014.
Educação dos sentidos e das sensibilidades: olhares entrecruzados sobre artefatos de ensino na contemporaneidade. In: Anais eletrônicos do XXVII Simpósio Nacional de História da ANPHU- Brasil. Natal - RN: UFRN, 2013. v. 1. p. 1-17.
Paisagens da Pesquisa Contemporânea sobre os Livros Didáticos de História. Jundiaí: Paco Editorial; Campinas: Centro de Memória da UNICAMP, 2013.
Formação de Professores de História – Discussão das práticas de ensino e experiências didáticas na coordenação da área de História do Pibid (2013- Guarabira–PB). Desafios e perspectivas na profissionalização docente – Pibid/UEPB. Vol. 1.
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Martinho Guedes dos Santos Neto
O poder político e as configurações político-partidárias na Paraíba (1930-1950). Histórias, Histórias, v. 11 n. 22, p. 137-170, 2023 (Em coautoria com Mariana Karen Alves dos Santos)
Metodologias no ensino de História: da proposta à experiência curricular nos laboratórios de ensino. In: Isnara Pereira Ivo; Roberto Guedes (orgs.). Escravidão: seus temas e problemas em aulas de História. Recife-PE: EdUpe, 2023, p. 225-243 (Em coautoria com Cláudia Cristina do Lago)
A eleição de Epitácio Pessoa em 1919 e a conjuntura eleitoral na recomposição do pacto oligárquico. In: Paolo Ricci (org.). As eleições na Primeira República, 1889 - 1930. Brasília: Editora do TSE, 2021, p. 116-129.
A interventoria de Anthenor Navarro, o centralismo estatal e as relações poder na Paraíba (1930-1932). In: Martinho Guedes dos Santos Neto; Waniéry Loyvia de Almeida Silva (orgs.). Regime de Interventorias: Política e sociedade na Paraíba da Era Vargas (1930-1945). João Pessoa: Editora da UFPB, 2020, p. 51-80.
A (re)organização de uma elite: representação política, poder e parentelas na Paraíba pós-30. In: Martinho Guedes dos Santos Neto; Waniéry Loyvia de Almeida Silva (orgs.). Regime de Interventoras: Política e sociedade na Paraíba da Era Vargas (1930-1945). João Pessoa: Editora da UFPB, 2020, p. 165-186 (Em coautoria com Mariana Karen Alves Santos)
Regime de Interventorias: Política e sociedade na Paraíba da Era Vargas (1930-1945). João Pessoa: Editora da UFPB, 2020 (Coorganizado com Waniery Loyvia Almeida Silva)
História: desafios do ensino, da pesquisa e da extensão no tempo presente. João Pessoa: Editora do CCTA, 2020 (Coorganizado com Regina Behar e Priscilla Gontijo)
Anthenor Navarro: o intelectual e o revolucionário de 1930 na Paraíba. In: Antônio Dimas Cardoso; Laurindo Mekie Pereira (orgs.). Intelectuais e a modernização no Brasil: os caminhos da Revolução de 1930. Montes Claros: Editora Unimontes, 2020, p. 60-97.
Coleta de dados documentais dos políticos paraibanos pós-30: Assembleia Legislativa do estado, TRE e diretórios partidários. In: Isac Almeida de Medeiros; Claudia de Figueiredo Braga; Rogério Oliveira Barbosa (orgs.). Trabalhos premiados no XXVII Encontro de Iniciação Científica da UFPB. João Pessoa: Editora da UFPB, 2020, v. 25, p. 384-401 (Em coautoria com Mariana Karen Alves Santos)
Introdução: Contextos, pesquisas e acervos problematizados na Justiça do Trabalho. In: Martinho Guedes dos Santos Neto (org.). Justiça do trabalho, Advogados e Trabalhadores: contextos, pesquisas e acervos. Campina Grande: Eduepb, 2019, p. 07-16.
O gerenciamento de conflitos trabalhistas: notas sobre a instalação da junta de conciliação e julgamento em Guarabira-PB no ano de 1987. In: Martinho Guedes dos Santos Neto (org.). Justiça do trabalho, Advogados e Trabalhadores: contextos, pesquisas e acervos. Campina Grande: Eduepb, 2019, p. 33-58 (Em coautoria com Lidineide Vieria da Costa)
Justiça do Trabalho, Advogados e Trabalhadores: Contextos, Pesquisas e Acervos. Campina Grande: EDUEPB, 2019.
Os Domínios do Estado: a interventoria de Anthenor Navarro e o poder na Paraíba (1930-1932). Campina Grande: Eduepb, 2018.
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História Política: rupturas institucionais e revoluções. João Pessoa: Editora UFPB, 2018 (Organizado em conjunto com Paulo Giovani Antonino Nunes e Josineide da Silva Bezerra)
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Trabalho, gênero, raça e sociabilidade no mundo dos trabalhadores da cidade e campo. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional; São Paulo: Central Única dos Trabalhadores, 2016 (Organizado com Lorena de Almeida Gil)
De malandro a trabalhador: o Estado Novo musicado. In: Martinho Guedes dos Santos Neto; Mariangela de Vasconcelos Nunes (orgs.). Cantar para contar e compor: História no Ensino Básico. João Pessoa: Editora Ideia, 2015, p. 85-95.
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Poder político na Primeira República: tradição oligárquica e prática personalista. In: Alômia Abrantes; Martinho Guedes dos Santos Neto (orgs.). Outras histórias: cultura e poder na Paraíba (1889-1930). João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2010, p. 189-211.
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A Revolução de 30: as dificuldades no ensino e aprendizado. In: Elio Chaves Flores; Regina Behar (orgs.). Formação do Historiador: tradições e descobertas. João Pessoa - PB: Editora Universitária da UFPB, 2004, p. 95-102.
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DUPLICATAS, "DEGOLAS" E A VERIFICAÇÃO DOS PODERES: AS ELEIÇÕES DE 1900, 1915 E 1930 NA PARAÍBA. ESTUDOS HISTORICOS (RIO DE JANEIRO), v. 35, p. 26-45, 2022.
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Utopia e repressão: 1968 no Brasil. Salvador: Sagga Editora, 2018 (Coorganizado com Pere Petit e Reinaldo Lindolfo Lohn)
História Política: rupturas institucionais e revoluções. João Pessoa: Editora UFPB, 2018 (Organizado em conjunto com Martinho Guedes dos Santos Neto e Josineide da Silva Bezerra)
Tensionando a transição ‘lenta, gradual e segura’: A Igreja e os conflitos agrários no estado da Paraíba. In: MUNIZ, Altemar da Costa; MARTINS, Luis Carlos dos Passos (orgs.). História Política: interfaces e diálogos. Porto Alegre: EdIPUCRS; Ceará: EDUECE, 2016, p. 183-204.
Golpe civil-militar e repressão ao movimento sindical no imediato pós-golpe no estado da Paraíba. In: OLIVEIRA, Tiago Bernardon de (org.). Trabalho e trabalhadores no Nordeste: análises e perspectivas de pesquisas históricas em Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Campina Grande: EDUEP, 2015, p. 179-214.
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Golpe Civil-Militar e ditadura na Paraíba: História, memória e construção da cidadania. João Pessoa: Ed. da UFPB, 2014.
Cassações de mandatos parlamentares no Estado da Paraíba após o Ato Institucional Nº 5 (AI-5). Anais eletrônicos do XVI Encontro Estadual de História - ANPUH-PB, 2014.
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Retórica e ilegalidade: alguns exemplos de graphe paranomon em Demóstenes. In: Helcira Maria Rodrigues de Lima; Maria Cecília de Miranda N. Coelho (orgs.). Percursos Retóricos: entre antigos e contemporâneos. Campinas: Pontes, 2023, v. 1, p. 107-130.
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Ensino de temporalidades recuadas: algumas experiências gamificadas. In: Luis Fernando Cerri; Juliana Alves Andrade (orgs.). Os presentes do ensino de História: (re)construção em novas bases. Recife: Editora da UFRPE, 2023, p. 135-144 (Em coautoria com Cláudia Cristina do Lago)
Apresentação de Dossiê - Devemos fazer Tábula Rasa dos Passados Distantes? A Antiguidade na Cultura Histórica e nas escolas brasileiras. Revista História Hoje, v. 12, n. 24, p. 05-27, 2023 (Em coautoria com Fábio Frizzo e Uiran Gebara da Silva).
Ensino de história, tecnologias e metodologias ativas: novas experiências e saberes escolares. João Pessoa: Editora CCTA, 2022 (Coorganizado com Cláudia Cristina do Lago Borges e Arnaldo Szlachta Junior)
O uso de tecnologias no ensino de História Antiga: propostas metodológicas do projeto Vocabulário Político da Antiguidade. In: Priscilla Gontijo Leite; Cláudia Cristina do Lago Borges (orgs.). Experiências docentes e a construção do saber histórico. João Pessoa: Editora CCTA, 2022, v. 4, p. 209-232 (Em coautoria com Millena Luzia Carvalho e Laryssa Alves da Silva)
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Algumas notas sobre And. 1: a descrição dos eventos de 415 a.C. em três denúncias. Fortunatae. Revista Canaria de Filología, Cultura y Humanidades Clásicas, v. 35, p. 99-119, 2022.
Experiências docentes e a construção do saber histórico. João Pessoa: Editora CCTA, 2022 (Coorganizado com Cláudia Cristina do Lago Borges)
Iseu: Sobre os bens de Clemônio, Sobre os bens de Menécles e Sobre os bens de Pirro. São Paulo: Odysseus Editora, 2022 (Coorganizado com Marco Valério Classe Colonnelli)
Formas de governo na retórica: alguns exemplos da percepção da democracia e da oligarquia em Demóstenes. Classica - Revista Brasileira de Estudos Clássicos, v. 34, p. 1-21, 2021.
Gênero e retórica: a representação da mulher em três discursos de Iseu. Mythos: revista de história antiga e medieval, v. 10, p. 380-400, 2021 (Em coautoria com Ana Carolina Simões Silva).
ENSINO DE PRÉ-HISTÓRIA E ANTIGUIDADE: RELATO DE UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR. In: Assumpção, Luis Filipe Bantim; Campos, Carlos Eduardo Costa (orgs.). Caminhos da Aprendizagem Histórica: Ensino de Pré-História e Antiguidade. Rio de Janeiro: Sobre Ontens, 2021, p. 90-100 (Em coautoria com Cláudia Cristina do Lago Borges)
A retórica de Iseu e as provas não técnicas: a defesa dos deveres familiares. In: Sandra Lúcia Rodrigues da Rocha; Bárbara da Costa e Silva (orgs.). Estudos de retórica e oratória grega. São Paulo: Humanitas, 2021, p. 33-60.
Ensino de história antiga a partir de fontes textuais: a experiência do projeto Vocabulário Político da Antiguidade. Brathair, v. 1, p. 192-207, 2021.
O mundo do trabalho em sala de aula: uma proposta utilizando Antiguidade Clássica. Revista Tópicos Educacionais, v. 26, p. 21-40, 2020 (Em coautoria com Lucas Guedes Pereira Arnaud Arroxelas).
O uso das tecnologias nas diretrizes da BNCC e da BNC-formação. In: André Bueno; José Maria Neto (orgs.). Ensino de História: Mídias e Tecnologias. Rio de Janeiro: Sobre Ontens/UERJ, 2020, p. 99-105 (Em coautoria com Cláudia Cristina do Lago Borges).
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História: desafios do ensino, da pesquisa e da extensão no tempo presente. João Pessoa: Editora do CCTA, 2020 (Coorganizado com Martinho Guedes dos Santos Neto e Regina Maria Rodrigues Behar)
Breves considerações sobre a democracia e o demos em Heródoto e Aristóteles. Phoînix, v. 25, n.1, p. 68-82, 2019.
Vocabulário político da Antiguidade: reflexões para o exercício da cidadania. João Pessoa: Editora do CCTA, 2019 (Coorganizado com Lucas Consolin Dezotti)
Apropriações da Tradição Clássica no Brasil e o ensino de História Antiga. In: BUENO, André; ESTACHESKI, Dulceli; CREMA, Everton; ZARBATO, Jacqueline (orgs.). Aprendendo História: Ensino. União da Vitória: Edições Especiais Sobre Ontens, 2019, p. 86-98. (em coautoria com Victor Braga Gurgel)
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Democracia e o cidadão ideal: o retrato do cidadão no Contra Leócrates. In: Breno Sebastiani, Delfim Leão, Lucia Sano, Martinho Soares & Christian Werner (orgs.). A poiesis da democracia. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2018, p. 209-239.
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Com ou se Estado? Comentários sobre a organização política e a participação popular no mundo antigo e contemporâneo a partir do artigo “LA PÓLIS, EL ESTADO Y LOS CIUDADANOS DE LA DEMOCRACIA ATENIENSE COMO UNA COMUNIDAD INDIVISA” de Diego Paiaro. Mare Nostrum, 9, 2, p. 40-51, 2018.
Política na sala de aula: uma proposta interdisciplinar a partir da Antiguidade. Nuntius Antiquus, v. 13, p. 1-25, 2017. (Em coautoria com Lucas Consolin Dezotti)
Ensino de Pré-História: Experiências a partir da Monitoria. LABIRINTO (UNIR), v. 26, p. 295-311, 2017. (Em coautoria com Juliana da Silva Barros)
Ensino de História, reformas do ensino e percepções da Antiguidade: apontamentos a partir da atual conjuntura brasileira. Mare Nostrum. v. 8, p. 13-29, 2017.
Religião e jogos de poder: o Contra Mídias de Demóstenes. Curitiba: Editora Prismas, 2017.
Ultraje, inimizade e guerra: o caso de Demóstenes e Ésquines. In: PIMENTEL, Maria Cristina; RODRIGUES, Numo Simões (orgs.). Violência no Mundo Antigo e Medieval. Lisboa: CEC, 2017, p. 51-65.
Religião e Justiça: o uso de argumentos religiosos nas Tetralogias de Antifonte. In: Dias, Carolina Kesser Barcellos; Silva, Semíramis Corsi; Campos, Carlos Eduardo da Costa. (orgs.). Experiências religiosas no mundo - Vol. II. Curitiba: Prismas, 2017, p. 169-192.
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Serioja Rodrigues Cordeiro Mariano
Os surtos epidêmicos da bexiga vão grassando e a população vai sofrendo: a varíola na Parahyba Oitocentista. In: Sá, Ariane Norma de Menezes; BURITY, Luiz Mário Dantas; CORDEIRO, Nayana R. C. (orgs.). Sociedade e Cultura no Nordeste Oitocentista: Trajetórias de Pesquisa III. João Pessoa: Editora do CCTA, 2024, p. 199-220.
Peste, Fome e Miséria: doenças na Parahyba do Norte durante a seca de 1877-1879. In: CASTRO, Tatiana A; FARIAS, Ana Elizabete; SILVA, Maria Larissa (orgs.). Pesquisa Histórica em Perspectiva: cultura, sociedade e política. Campina Grande: Amplla, 2023, v. 1, p. 58-74 (Em coautoria com Rayane de Lima Brasil)
Conselhos do Curandeiro Prático - Para o Bem da Humanidade: a varíola na Província da Parahyba nas décadas de 1870-1890. In: BATISTA, Ricardo dos Santos; SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos (orgs.). História, Saúde e Doença no Nordeste do Brasil. Natal: EDUFRN, 2022, p. 173-194.
Saúde e sociedade no Brasil: uma perspectiva histórica. Recife: Ed. UFPE, 2022 (Coorganizado com Carlos Miranda)
Verbete Paraíba. In: Dicionário da Independência do Brasil: história, memória e historiografia. São Paulo: Publicações BBM/Edusp, 2022, p. 713-716.
Verbete Gazeta Paraibana. In: OLIVEIRA, C. H.; PIMENTA, J. P. (orgs.). Dicionário da Independência do Brasil: história, memória e historiografia. São Paulo: Publicações BBM/Edusp, 2022, p. 410-411.
Oh! Da Polícia, e da Câmara Municipal, Alerta!? A homeopatia na Província da Parahyba em tempos de epidemias (1850-1860). In: Carlos Miranda; Serioja Mariano (orgs.). Saúde e sociedade no Brasil: uma perspectiva histórica. Recife: Ed. UFPE, 2022, p. 236-263 (Em coautoria com Nayana R. C. Mariano)
Exposição ou controvérsia médica? Nas tramas das relações de poder e saber entre médicos na cidade da Parahyba em 1877. Fênix (UFU. Online), v. 18, p. 300-318, 2021 (Em coautoria com Janyne Paula Pereira Leite Barbosa)
As Artes de Curar na Província da Parahyba nas Décadas de 1870-1880. In: André Mota; Tânia Salgado Pimenta (orgs.). Artes de Curar e Práticas de Cura: circularidades, institucionalidades e repressão. São Paulo: UCITEC, 2022, p. 107-126 (Em coautoria com Wuendisy Fortunato da Silva)
"Não há mais grave, mais perigosa, e mais temível": a sífilis na província da Parahyba (1860-1880). Sæculum – Revista de História, v. 25, n. 43, p. 263-279, 2020.
Sociedade e cultura no Brasil oitocentista: trajetórias de pesquisas II. João Pessoa: Editora do CCTA, 2019 (Coorganizado com Jayne Pereira Barbosa)
O Flagelo da Peste: as notícias sobre a febre amarela no jornal O Governista Parahybano. In: MARIANO Serioja R. C. Mariano; BARBOSA, Janyne Paula Pereira L. Barbosa (orgs.). Sociedade e cultura no Brasil Oitocentista: trajetórias de pesquisas II. João Pessoa: Editora do CCTA, 2019, p. 105-130 (Em coautoria com Elyonara de Brito Lyra Targino)
Reorganização do Lugar da Morte: os cemitérios como morada dos mortos na Parahyba (1850-1860). In: MARIANO, Serioja R.C. ; BARBOSA, Janyne Paula Pereira L. (orgs.). Sociedade e cultura no Brasil Oitocentista: trajetórias de pesquisas II. João Pessoa: Editora do CCTA, 2019, p. 77-102 (Em coautoria com Láercio De Araújo S. Júnior)
Signos em Confronto? o Arcaico e o Moderno na Cidade de Princesa (PB) na Década de 1920. João Pessoa: Ideia, 2018.
Império - Escritos de História - LABORHIS - Série Monográfica. João Pessoa: Editora da UFPB, 2016.
Sublimes Virtudes em crise Epidêmica: a epidemia de cólera na Paraíba e o discurso médico em Instruções Sanitárias Populares de Antonio da Cruz Cordeiro (1862). In: Anais XVII Encontro Estadual de História - ANPUH-PB, 2016, Guarabira. XVII Encontro Estadual de História - ANPUH-PB HISTÓRIA: CONHECIMENTO E PROFISSÃO, 2016, p. 1-11.
As doenças virando notícias: os discursos sobre doenças na imprensa da Paraíba (1850-1860). In: Anais XVII Encontro Estadual de História - ANPUH-PB, 2016, Guarabira. XVII Encontro Estadual de História - ANPUH-PB História: Conhecimento e Profissão, 2016, p. 1-11.
Da epidemia à civilização: biopolítica e medicina social na Paraíba (1850-1862). In: 2º Encontro Internacional de Estudos Foucaultianos: Razão Política e Aconteciment. João Pessoa: UFPB, 2016, p. 1-12.
Sociedade e cultura no Brasil oitocentista: trajetórias de pesquisas. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015.
Entre a medicina, a política e a poesia: a trajetória do Dr. Antonio da Cruz Cordeiro na Província da Paraíba na segunda metade do Oitocentos. Sæculum - Revista de História, v. 33, p. 299-318, 2015.
Um estudo prosopográfico da nobiliarquia paraibana no Segundo Reinado (1840-1889). In: Anais eletrônicos do XVI Encontro Estadual de História – ANPUH-PB, 2014, Campina Grande. Poder, Memória e Resistência: 50 anos do golpe militar de 1964. Campina Grande: UEPB, 2014, p. 1300-1312.
Cultura Histórica e Ensino de História. João Pessoa: Editora Universitária, 2014 (Coorganizado com Carla Mary de Oliveira).
A Paraíba no Século XIX: sociedade e culturas políticas. João Pessoa: Editora da UFPB, 2014.
Gente Opulenta e de Boa Linhagem: Família, Política e Relações de Poder na Paraíba (1817-1824). João Pessoa: Editora da UFPB, 2013.
A Pátria se acha em abismo: Tensões e Embates Políticos na Província da Paraíba (1831-1833). In: Anais eletrônicos do XXVII Simpósio Nacional de História - conhecimento histórico e diálogo social, 2013, Natal. XXVII Simpósio Nacional de História - conhecimento histórico e diálogo social. Natal: ANPUH, 2013, p. 01-18.
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Elise César e a aurora da cidadania negra no Brasil. In: FLORES, Elio; DOMINGUES, Petrônio; ROCHA, Solange P. (orgs.). Algas (1894) Eliseu César. Rio de Janeiro: Editora Malê, 2024, p. 11-32 (Em coautoria com Petrônio Domingues e Elio Chaves Flores)
Documentos digitais, gentes e educação: novas tecnologias e potencialidades históricas. In: SÁ, Ariane Norma de Menezes; BURITY, Luiz Mário Dantas; CORDEIRO, Nayana R. C. (orgs.). Sociedade e Cultura no Nordeste Oitocentista: Trajetórias de Pesquisa III. João Pessoa: Editora do CCTA/UFPB, 2024, p. 27-53 (Em coautoria com Maria da Vitória B. Lima e Courtney J. Campbell)
Astúcias de mulheres fugitivas no Brasil escravista: narrativas (em busca) de liberdade na Paraíba do Norte imperial. In: VIANA, Iamara; COSTA, Valéria (Org.). Mulheres Afro-Atlânticas e Ensino de História. Rio de Janeiro: Malê, 2023, p. 213-242 (Em coautoria com Maria da Vitória B. Lima)
Acervos digitais, gente negra e memória como direito humano. In: DAXENBERGER, Ana Cristina Silva; SILVEIRA, Sergio Roberto (orgs.). Etnicidade e direitos humanos: diferentes leituras. João Pessoa: Editora da UFPB, 2023, p. 213-224 (Em coautoria com Maria da Vitória B. Lima e Courtney J. Campbell)
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Sociabilidades Negras na Paraíba Oitocentista: sociedade, economia e resistências. Revista ABPN, v. 12, p. 197-222, 2020 (Em coautoria com Matheus Silveira Guimarães)
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Travessias Atlânticas e a Paraíba Afro-Diaspórica - v.3. João Pessoa: Editora da UFPB, 2019 (Coorganizado com Matheus Silveira Guimarães).
As artes e os ofícios de um letrado diaspórico: Eliseu César (1871-1923). Afro-Ásia, v. 60, p. 105-147, 2019 (Em coautoria com Elio Chaves Flores e Petrônio Domingues).
Eliseu César e as 'Algas' de um poeta negro. Revista Prâksis, v.1, p. 169-185, 2019 (Em coautoria com Elio Chaves Flores e Petrônio Domingues).
Entre a Senzala, o Teatro e as Ruas: o movimento pelo fim da escravidão na Paraíba do Norte (1871-1888). Revista Historiar - Revista Eletrônica do Curso de História Universidade Estadual Vale do Acaraú, v. 10, p. 99-119, 2018 (Em coautoria com Lucian Sousa da Silva)
Escravidão atlântica em um território do norte do Brasil (Paraíba, séculos XVI ao XIX): trabalho, opressões e resistências. In: LIMA, Solimar O.; SILVA, Rodrigo C. (orgs.). Do Norte ao Sul: escravidão. Brasil, séc XVI -séc. XIX. Teresina: EDUFPI, 2018, v. 1, p. 279-305.
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Travessias Atlânticas e a Paraíba Afro-Diaspórica - v.2. João Pessoa: Editora da UFPB, 2018. (Coorganizado com Matheus Silveira Guimarães).
Travessias Atlânticas e a Paraíba Afro-Diaspórica - v.1. João Pessoa: Editora da UFPB, 2018. (Coorganizado com Matheus Silveira Guimarães).
Antigos sujeitos, novas identidades: a história na construção de uma Educação para as Relações Étnico-raciais. In: Por uma educação para os novos tempos. João Pessoa/PB: Editora do CCTA, 2018, v. 1, p. 43-61 (Em coautoria com Giuseppe Emmanoel Lyra Filho)
Escritos de história LABORHIS: Série Monográfica. João Pessoa: Editora da UFPB, 2017.
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Os Infiéis transgressores: elites e contrabandistas nas fronteiras do Rio Grande e do Rio Pardo (1760-1810). Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2007.
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