PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA (PPGH)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Notícias
Banca de DEFESA: ANA CAROLINA SIMÕES SILVA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CAROLINA SIMÕES SILVA
DATA: 27/06/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma virtual
TÍTULO: Cidadania, gênero e ensino de História Antiga: discussões a partir da retórica de Iseu
PALAVRAS-CHAVES: Cidadania; Gênero; Ensino de História, História Antiga, Retórica, Iseu.
PÁGINAS: 260
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História Antiga e Medieval
RESUMO: Nesta investigação, discutimos a importância do debate sobre a cidadania e o gênero no
Ensino de História Antiga. Utilizando como referencial teórico o trabalho de Jörn Rüsen sobre
Cultura e Consciência Histórica (2016), refletimos acerca do potencial do Ensino de História
para a constituição de uma orientação temporal e espacial significativa para a vida cotidiana
dos discentes, partindo do diálogo entre a Antiguidade e contemporaneidade. A partir das
objeções levantadas sobre a abordagem da cidadania na Base Nacional Comum Curricula
(BNCC), que privilegia a atuação e o poder de voto dos homens nas assembleias, buscamos
analisar a temática por perspectivas mais amplas, a fim de demonstrar as dinâmicas entre
cidadãos e cidadãs na vida em comum da pólis. Consideramos nesta pesquisa que a
compreensão do exercício da cidadania a partir das relações cotidianas na comunidade é
proveitosa para os discentes refletirem sobre suas experiências e relações com a cidadania
para além do ato de votar. Para alcançar tais objetivos, utilizamos como fonte quatro discursos
judiciários do orador Iseu, Sobre os bens de Cleônimo (Is.I), Sobre os bens de Menécles
(Is.II), Sobre os bens de Pirro (Is.III) e Sobre os bens de Filoctêmon (Is.VI). Nesses discursos,
os argumentos são construídos a partir da caracterização de bons e maus cidadãos, e os
critérios para essa categorização não estão relacionados ao exercício nas assembleias e
magistraturas atenienses, mas nas relações familiares, com a comunidade e na atividade
religiosa da pólis. Partindo disso, almeja-se demonstrar uma dimensão da cidadania ateniense
tão fundamental para a pólis quanto às assembleias, reconhecendo também as mulheres
cidadãs como basilares para o funcionamento da cidade. Objetivando colaborar com a
democratização do ensino e com o uso da retórica em sala de aula, elaboramos uma proposta
didática a partir dos discursos de Iseu para o ensino básico. Concluímos nesta investigação
que o Ensino de História Antiga é essencial para a promoção de uma educação crítica e
funcional para a vida prática dos discentes.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1374334 - CLAUDIA CRISTINA DO LAGO BORGES
Presidente - 2240110 - PRISCILLA GONTIJO LEITE
Externo à Instituição - UIRAN GEBARA DA SILVA