PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA (PPGH)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de DEFESA: ANA CAROLINA SIMÕES SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CAROLINA SIMÕES SILVA
DATA: 27/06/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma virtual
TÍTULO: Cidadania, gênero e ensino de História Antiga: discussões a partir da retórica de Iseu
PALAVRAS-CHAVES: Cidadania; Gênero; Ensino de História, História Antiga, Retórica, Iseu.
PÁGINAS: 260
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História Antiga e Medieval
RESUMO: Nesta investigação, discutimos a importância do debate sobre a cidadania e o gênero no Ensino de História Antiga. Utilizando como referencial teórico o trabalho de Jörn Rüsen sobre Cultura e Consciência Histórica (2016), refletimos acerca do potencial do Ensino de História para a constituição de uma orientação temporal e espacial significativa para a vida cotidiana dos discentes, partindo do diálogo entre a Antiguidade e contemporaneidade. A partir das objeções levantadas sobre a abordagem da cidadania na Base Nacional Comum Curricula (BNCC), que privilegia a atuação e o poder de voto dos homens nas assembleias, buscamos analisar a temática por perspectivas mais amplas, a fim de demonstrar as dinâmicas entre cidadãos e cidadãs na vida em comum da pólis. Consideramos nesta pesquisa que a compreensão do exercício da cidadania a partir das relações cotidianas na comunidade é proveitosa para os discentes refletirem sobre suas experiências e relações com a cidadania para além do ato de votar. Para alcançar tais objetivos, utilizamos como fonte quatro discursos judiciários do orador Iseu, Sobre os bens de Cleônimo (Is.I), Sobre os bens de Menécles (Is.II), Sobre os bens de Pirro (Is.III) e Sobre os bens de Filoctêmon (Is.VI). Nesses discursos, os argumentos são construídos a partir da caracterização de bons e maus cidadãos, e os critérios para essa categorização não estão relacionados ao exercício nas assembleias e magistraturas atenienses, mas nas relações familiares, com a comunidade e na atividade religiosa da pólis. Partindo disso, almeja-se demonstrar uma dimensão da cidadania ateniense tão fundamental para a pólis quanto às assembleias, reconhecendo também as mulheres cidadãs como basilares para o funcionamento da cidade. Objetivando colaborar com a democratização do ensino e com o uso da retórica em sala de aula, elaboramos uma proposta didática a partir dos discursos de Iseu para o ensino básico. Concluímos nesta investigação que o Ensino de História Antiga é essencial para a promoção de uma educação crítica e funcional para a vida prática dos discentes.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1374334 - CLAUDIA CRISTINA DO LAGO BORGES
Presidente - 2240110 - PRISCILLA GONTIJO LEITE
Externo à Instituição - UIRAN GEBARA DA SILVA