PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA (PPGH)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de DEFESA: MILLENA LUZIA CARVALHO DO CARMO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MILLENA LUZIA CARVALHO DO CARMO
DATA: 05/12/2025
HORA: 08:30
LOCAL: PLATAFORMA VIRTUAL
TÍTULO: ESTAR, VER E SER NA CIDADE: as inscrições urbanas de João Pessoa como suporte no ensino de História (2019-2024)
PALAVRAS-CHAVES: Inscrições urbanas; Ensino de História; Fotografia.
PÁGINAS: 102
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil República
RESUMO: Esta pesquisa investiga o potencial pedagógico das inscrições urbanas de João Pessoa (2019-2024) como suporte para o ensino de História. Parte da observação de que os muros da cidade narram disputas sociais, políticas e simbólicas, questionando como essas intervenções cotidianas podem ser mobilizadas para tensionar narrativas históricas consolidadas e fomentar uma formação cidadã e crítica. Adota o termo neutro “inscrições urbanas” para abranger diversas modalidades de registros (pichações, grafites, estênceis e cartazes), compreendendo que enxergá-las implica decifrar uma geografia do poder inscrita no território. O objetivo central é, portanto, contribuir para um ensino de História que valorize a análise do espaço vivido, reconhecendo as inscrições como fontes para debates sobre cidadania e participação política. Para tanto, o trabalho articula uma revisão bibliográfica interdisciplinar — dialogando com a História, a Linguística e a Geografia Política, a partir de autores como Milton Santos, Patrick Charaudeau e Iris Young — com a elaboração de uma proposta pedagógica concreta. Esta se materializa em três mediações de aprendizagem (planos de aula) destinadas ao Ensino Médio, utilizando fotografias de inscrições urbanas coletadas pela autora como recurso didático. A fotografia atua como ferramenta chave, não apenas registrando a efemeridade dessas manifestações, mas possibilitando desmontar a imagem, promovendo a análise crítica do contexto e da intencionalidade. Essas propostas visam estimular uma leitura atenta da paisagem urbana, frequentemente vista, mas pouco interpretada, e criar um espaço dialógico onde as subjetividades discentes se conectem a temas sociopolíticos relevantes, fomentando a prática cidadã.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 2240110 - PRISCILLA GONTIJO LEITE
Interno(a) - 2369302 - MARTINHO GUEDES DOS SANTOS NETO
Externo(a) à Instituição - LUANA CARLA MARTINS CAMPOS AKINRULI