PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA (PPGH)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
(83) 3216-7915

Notícias


Banca de DEFESA: ALINE VIEIRA FERNANDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE VIEIRA FERNANDES
DATA: 27/02/2025
HORA: 15:00
LOCAL: PLATAFORMA VIRTUAL - (https://meet.google.com/svh-dodp-wez?hs=224)
TÍTULO: IMAGENS FEMININAS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: A FOTOGRAFIA COMO FONTE E LINGUAGEM HISTORIOGRÁFICA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
PALAVRAS-CHAVES: História das mulheres; Ensino de História; Segunda Guerra Mundial; Fotografias.
PÁGINAS: 123
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO: O presente trabalho trata sobre a importância da inserção das mulheres no ensino de história. Nesse sentido, considerando que a presença feminina na história pode envolver diferentes discussões, o objetivo central é evidenciar, por meio de um debate historiográfico, as principais questões que envolvem os papeis das mulheres em sociedade desde o século XIX até chegar no XX, durante a Segunda Guerra Mundial, tendo a fotografia como fonte e a análise imagética enquanto proposta de linguagem historiográfica para a construção do conhecimento através das imagens, dentro dos conteúdos comumente mais trabalhados na conjuntura escolar. Para adentrar no contexto da Segunda Guerra Mundial, foi necessário compreender determinados fatores que antecederam o referido conflito, tendo em vista que tais elementos, a exemplo da abertura de espaço no mundo do trabalho proporcionada pela Revolução Industrial, bem como as lutas feministas em prol de mais participação na sociedade, contribuíram diretamente para os acontecimentos que permearam as vidas femininas durante o conflito. Desse modo, busco discutir, a partir de uma história das mulheres, sobre os diversos papéis que foram desempenhados por elas durante a guerra e como esse lado do contexto pode agregar no ensino de História. Para embasar a pesquisa, alguns dos aportes teóricos são: Claude Quétel (2009), que traz em seu livro um panorama sobre os diversos papéis desempenhados pelas mulheres ao longo da guerra, em diferentes países, contribuindo com fotografias e textos sobre o cenário feminino na Segunda Guerra Mundial; Joan Scott (2011) e Michele Perrot (2019), que tratam sobre a história das mulheres ao longo dos séculos XIX e XX; Jörn Rüsen (2007), com os conceitos de consciência histórica e cultura histórica em relação ao ensino de História; François Hartog (2019), a respeito da relação entre passado, presente e futuro para a construção do conhecimento histórico; e Boris Kossoy (2001 e 2002) e Johanna Smit (1996), com suas contribuições teóricas e metodológicas acerca das imagens enquanto documentos históricos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1374334 - CLAUDIA CRISTINA DO LAGO BORGES
Externo à Instituição - JANAÍNA VALÉRIA PINTO CAMILO
Interno - 1123624 - PAULO ROBERTO SOUTO MAIOR JUNIOR