PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA (PPGH)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
(83) 3216-7915

Notícias


Banca de DEFESA: CLAUDIO KUIEVINNY DA SILVA DUARTE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIO KUIEVINNY DA SILVA DUARTE
DATA: 27/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma virtual
TÍTULO: A INFÂNCIA APÓCRIFA DE JESUS NO TETO ROMÂNICO DE SÃO MARTINHO DE ZILLIS (SÉCULO XII): UMA ANÁLISE A PARTIR DA RECEPÇÃO CULTURAL
PALAVRAS-CHAVES: Teto românico; Igreja de São Martinho de Zillis; Textos apócrifos; Evangelhos da infância de Jesus; Evangelho do Pseudo-Mateus.
PÁGINAS: 105
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História Antiga e Medieval
RESUMO: Data do século XII o teto de madeira com imagens em estilo românico mais antigo da Idade Média. Ele se encontra fixado na nave da Igreja de São Martinho de Zillis, uma edificação da atual Suíça, situada na região administrativa do Cantão dos Grisões, na comuna de Zillis-Reischen. As 153 imagens do teto românico ilustram temas diversos. Ocupando a maior parte delas está uma narrativa completa da vida de Jesus baseada nos evangelhos bíblicos, com exceção de algumas cenas, que seguem a tradição dos livros apócrifos, os textos da literatura cristã antiga rejeitados no cânon. A infância de Jesus foi um tema fortemente requisitado pela literatura apócrifa, visto que pouco abordado na Bíblia – apenas nos capítulos 1 e 2 dos evangelhos de Mateus e Lucas. Os apócrifos narram Jesus como um menino milagreiro, travesso e malvado, e por isso foram rejeitados pela Igreja, mas eram bem vistos sob o ponto de vista de uma literatura poética, e até mesmo histórica. Isto em parte explica como os episódios apócrifos sobre a infância de Jesus, em especial os mais pitorescos, estão presentes na arte do Ocidente medieval. Um livro de enorme destaque na iconografia do medievo foi o Evangelho do Pseudo-Mateus, texto latino datado do século VII, que no século XII influenciou a composição de duas imagens do teto da Igreja de São Martinho de Zillis: o milagre da palmeira na fuga ao Egito; o milagre dos pássaros de barro no Rio Jordão. Dialogando com as teorias da recepção cultural, esta Dissertação de Mestrado, vinculada à linha de pesquisa Ensino de História e Saberes Históricos, investiga como as imagens sobre a infância apócrifa de Jesus, originárias do Evangelho do Pseudo-Mateus, foram representadas no teto românico da Igreja de Zillis-Reischen.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3007310 - GUILHERME QUEIROZ DE SOUZA
Externo à Instituição - ANDRÉ LEONARDO CHEVITARESE
Externo à Instituição - RAQUEL DE FÁTIMA PARMEGIANI