PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA STEPHANIE DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUANA STEPHANIE DE MEDEIROS
DATA: 27/02/2024
LOCAL: meet.google.com/uvf-bcrk-sjb
TÍTULO: Índice de caminhabilidade sensível a gênero: uma abordagem metodológica
PALAVRAS-CHAVES: mulher, caminhabilidade, interseccionalidade, percepção de segurança.
RESUMO: A caminhada é o modo mais elementar de deslocamento humano e, por isso, tem despertado o interesse de inúmeros estudos, em diversas áreas do conhecimento. Atualmente, as políticas de apoio à mobilidade têm voltado o olhar para estratégias que incentivam a caminhada, neste sentido, a abordagem aqui proposta investiga um dos matizes de definição dos papéis sociais que estruturam a sociedade: a definição de homem e mulher, masculino e feminino e suas imposições de significância e significado no deslocamento a pé na cidade. O estudo tem por objetivo desenvolver um Índice de caminhabilidade sensível a gênero, revelador da experiência da mulher que caminha na cidade. Para isso, propõe uma abordagem exploratória, quali-quantitativa, que considera etapas de revisão bibliográfica e pesquisa de campo. Com o intuito de legitimar a metodologia aqui proposta e configurar um índice que possa ser aplicado tanto no recorte de validação, quanto em outras territorialidades, observou-se que um dos fatores de maior relevância para o deslocamento feminino é a percepção de seguridade, já que, para ela, muitas vezes é necessário reajustar percursos, horários, trajetos e padrões de comportamento que mantenham a sua integridade: física, psicológica, sexual, moralmente, etc. Como as mulheres são diferentes e suas relações com cidade e a sociedade são interseccionadas, destrincha-se a avaliação em perfis múltiplos de mulheres, possibilitando identificar os atributos que mais compactuam para a incidência de violência e/ou a percepção de inseguridade.
Presidente - 3212321 - ANA GOMES NEGRAO
Interno - 338146 - JOSE AUGUSTO RIBEIRO DA SILVEIRA