PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

Processo Seletivo 2020 de Doutorado PPGAU

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) torna pública a Chamada para Processo Seletivo de Doutorado para as Turmas de 2020.

1. DAS INFORMAÇÕES PRELIMINARES

1.1 O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU), em nível de Doutorado, reconhecido e credenciado pela CAPES em maio de 2008, destina-se a Arquitetos, Urbanistas, Engenheiros e profissionais de áreas afins, que tenham interesse em estudos relacionados à área de concentração Arquitetura e Cidade: Processo e Produto.
        1.2 O candidato deverá ser portador de Diploma de Mestrado, expedido por Instituição de Ensino Superior, reconhecida pelos órgãos brasileiros competentes, e comprovado por ocasião da matrícula no programa.
        1.3 Informações mais detalhadas sobre a estrutura do Curso e o seu funcionamento poderão ser obtidas na Secretaria do PPGAU, pelo telefone +55 (83) 3216-7913, na sua página < https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/programa/portal.jsf?id=1872 >, ou pelo e-mail
<secretaria.ppgau@ct.ufpb.br>.
        1.4 O processo seletivo será conduzido pela Comissão de Seleção, formada por docentes PPGAU e/ou externos, aprovada pelo Colegiado do PPGAU, a ser publicada em portaria
específica.

2. DA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

O Doutorado Acadêmico em Arquitetura e Urbanismo é constituído por uma Área de Concentração denominada Arquitetura e Cidade: Processo e Produto, na qual – evitando as divisões em áreas específicas de conhecimento – o objeto (arquitetônico e urbanístico) é tratado enquanto parte constitutiva de um processo complexo de concepção, materialização e apropriação. O que define sua especificidade são os diferentes enfoques analíticos  exigidos  pelas d i f e r e n t e s e s c a l a s  e  p r o b l e m á t i c a s  i m p o s t a s  em  c a d a  u m a  de  s u a s linhas: configuracionais, históricos, político-econômicos, ambiental e sócio espacial, imagéticos e culturais. A área abrange as pesquisas desenvolvidas pelos laboratórios de pesquisa vinculados ao programa nos quais, em sua pluralidade de referências teórico-metodológicas, encontra na observação do processo projetual, de produção, de apropriação e da qualidade final da arquitetura e da cidade seu principal eixo de sustentação e convergência.

3. DAS LINHAS DE PESQUISA

O Doutorado Acadêmico em Arquitetura e Urbanismo é constituído por três linhas de pesquisa:
Linha 01: Produção e Apropriação do Edifício e da Cidade;
Linha 02: Projeto do edifício e da cidade;
Linha 03: Qualidade do ambiente construído.
Desta forma o candidato, antes de proceder à sua inscrição no processo seletivo, deverá verificar se o assunto de seu interesse está relacionado com uma ou mais Linhas de Pesquisa apresentadas a seguir, bem como às Ementas dos Projetos de Pesquisas (ANEXO III) conduzidas pelos professores do PPGAU/UFPB.
        3.1 LINHA 01 - Produção e Apropriação do Edifício e da Cidade
Tem por objetivo estudar as formas de produção da cidade e do edifício, a partir de diversas possibilidades de análise – morfológica, histórica, político-econômica, ambiental e sócio- espacial – e de apropriação dos seus espaços – com enfoque nas questões patrimoniais, imagéticas e culturais.
        3.2 LINHA 02 - Projeto do Edifício e da Cidade
Visa estudar o projeto em suas diversas escalas (urbanístico ou arquitetônico) buscando este conhecimento a partir da sua análise configuracional associada à observação dos processos de concepção e apropriação, com ênfase nos aspectos socioculturais, históricos, historiográficos, simbólicos e ligados à tecnologia da informação.
        3.3 LINHA 03 - Qualidade do Ambiente Construído
Tem como objetivo a avaliação e análise do ambiente construído, com particular ênfase na qualidade de projeto e nas questões de conforto (térmico, lumínico, acústico e ergonômico), mobilidade, acessibilidade e tecnologia e materiais construtivos.

4. DA INSCRIÇÃO:

4.1 As inscrições serão realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA), no período de 07 de abril até as 23 h 59 min do dia 16 de abril de 2020, no endereço eletrônico:
<https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/processo_seletivo/>
        4.2 A inscrição ocorrerá se e somente se o(a) candidato(a): a) preencher o formulário eletrônico de inscrição disponível no SIGAA, b) e anexar cópias legíveis da documentação listada no item 7 desta Chamada Pública. Os originais deverão ser apresentados pelos candidatos aprovados no período de matrícula. Endereço eletrônico do Programa: < https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/programa/portal.jsf?id=1872 >
        4.3 Só serão aceitas inscrições mediante a inclusão de todos os documentos requeridos no Item 7 (Documentação Exigida) desta Chamada Pública.
        4.4 Não haverá qualquer ressarcimento de despesas efetuadas pelos candidatos, nem devolução de taxas pagas pelo candidato, caso a inscrição não seja homologada pela Coordenação do Programa.
        4.5 São de responsabilidade do candidato as informações e a documentação por ele fornecidas para a inscrição, as quais não poderão ser alteradas ou complementadas, em nenhuma hipótese ou a qualquer título, após a inscrição, ou seja, não será permitida a complementação de documentos após a término das inscrições.
        4.6 O PPGAU não se responsabiliza por problemas ocorridos no processo de inscrição via internet por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência dos dados, salvo em casos comprovadamente reconhecidos pela Comissão de seleção.

Maiores informações na Chamada Pública em anexo.

Baixar Arquivo