PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: DIOGO GOMES PEREIRA BATISTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIOGO GOMES PEREIRA BATISTA
DATA: 04/10/2022
HORA: 13:30
LOCAL: https://meet.google.com/hgz-zeon-hwg
TÍTULO: Nível de Serviço para Bicicletas em interseções: modelagem e avaliação de indicadores de adequabilidade cicloviária sob a percepção de ciclistas
PALAVRAS-CHAVES: mobilidade ativa, desempenho de transporte cicloviário, qualidade de serviço, cruzamento, rotatória.
PÁGINAS: 133
RESUMO: A segurança cicloviária é um elemento de importância central para o planejamento de uma mobilidade mais sustentável. Considerando as interseções viárias como lugares de acentuados conflitos entre ciclistas e motoristas, é necessário que haja medidas para diagnosticar o desempenho desses espaços, em consonância com a necessidade dos usuários. O objetivo geral deste trabalho é desenvolver um modelo de nível de serviço para bicicletas aplicável às interseções viárias, considerando indicadores de adequabilidade cicloviária e a percepção de ciclistas. Os objetivos Específicos são: I - Identificar os principais indicadores de adequabilidade cicloviária, presentes em modelos de nível de serviço para bicicletas em interseções; II - Avaliar a percepção de ciclistas sobre a qualidade de tráfego em interseções, com base em fatores que influem no nível de serviço para bicicletas; III - Realizar estudo de caso em João Pessoa-PB para a construção e aplicação de um modelo de nível de serviço para bicicletas em interseções. Os procedimentos metodológicos consistem na realização dos seguintes métodos: revisão sistemática da literatura para síntese de modelos e indicadores de referência; construção e aplicação de questionário online para determinar um perfil amostral de ciclistas e avaliações acerca de variáveis chave e a qualidade de interseções com base em simulações em vídeo; definição do grau de importância de indicadores a partir do método dos intervalos sucessivos; estudo de caso e levantamento de dados para posterior modelagem e análise através de regressão linear múltipla. A partir disso serão apresentados os resultados e uma discussão de dados interrelacionados. Desse modo, busca-se contribuir com um panorama e desenvolvimento conceitual e metodológico sobre o tema, fornecendo um instrumento robusto de auxílio ao diagnóstico e planejamento cicloviário. Além de retratar uma série de questões pertinentes sobre a conjectura de fatores de segurança cicloviária para o contexto brasileiro e condicionantes das interseções viárias, inclusive através de uma contextualização real sob a aplicação piloto do modelo proposto.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - AIDA PAULA PONTES DE AQUINO
Presidente - 1644352 - ANGELINA DIAS LEAO COSTA
Externo à Instituição - FILIPE UNGARO MARINO
Interno - 338146 - JOSE AUGUSTO RIBEIRO DA SILVEIRA
Externo ao Programa - 1483214 - PABLO BRILHANTE DE SOUSA