PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA HELOÍSA ALVES DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA HELOÍSA ALVES DE OLIVEIRA
DATA: 14/03/2023
LOCAL: meet.google.com/cxo-mmcs-gcq
TÍTULO: O Ethos de uma Escola: O ensino na Faculdade de Arquitetura do Recife (UFPE) de 1959 a 1974
PALAVRAS-CHAVES: Escola do Recife, ensino de arquitetura, curso de arquitetura do Recife, ethos de formação
RESUMO: As falas da historiografia da arquitetura brasileira do século XX, vêm, há quase 50 anos, dando um lugar de relevância à produção modernista do Recife, evidenciando também o papel do curso de arquitetura criado na Escola de Belas Artes de Pernambuco no ano da sua fundação, em 1932, que depois passa a integrar a Universidade do Recife (1946), e então a Universidade Federal de Pernambuco (1965)- na formação de uma geração de arquitetos que atuaram na região. Essa produção modernista pernambucana vem sendo recorrentemente referida na historiografia como “Escola do Recife”. Porém, observa-se na literatura uma série de debates acalorados acerca do termo e do seu significado, particularmente o sentido da palavra “escola”. Existiria, de fato, uma “escola” de arquitetura autônoma e autóctone em Pernambuco? Seria apenas uma denominação adotada pela historiografia para se referir a produção moderna pernambucana? Ou se refere a um conjunto de fundamentos compartilhados entre docentes e discentes no ambiente acadêmico do curso de arquitetura no Recife e aplicados nas suas práticas na atividade profissional, sem, contudo, constituírem uma escola propriamente dita? Acreditamos ser essa a hipótese que guia nossa pesquisa. Nossa investigação tem como principal interesse o ethos de formação do curso de arquitetura do Recife, os agentes nele envolvidos, – gestores, docentes, discentes etc., a atmosfera de ensino onde desenvolveram suas habilidades, os métodos de ensino de projeto predominantes, e sugere-se um caminho pouco percorrido: o da investigação dos egressos dessa escola.
Externo à Instituição - EDJA BEZERRA FARIA TRIGUEIRO
Presidente - 330.815.654-72 - LUIZ MANUEL DO EIRADO AMORIM - UFPE