PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELISA BEATRIZ CARNEIRO OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELISA BEATRIZ CARNEIRO OLIVEIRA
DATA: 31/03/2023
LOCAL: meet.google.com/zyp-aetn-ybw
TÍTULO: Salas de cinema na produção social do espaço urbano: Um estudo de caso dos locais de exibição de filmes no espaço urbano da cidade de João Pessoa/PB
PALAVRAS-CHAVES: salas de cinema; práticas socioespaciais; produção do espaço; história urbana
RESUMO: O trabalho se fundamenta na compreensão de uma relação entre as salas de cinema e o espaço urbano. Entendendo que tais equipamentos são parte de um determinado contexto, a pesquisa tem o objetivo de investigar o vínculo das atividades de exibição de cinema, enquanto componente cultural da dinâmica urbana, com a cidade, analisando as transformações sociourbanas que o hábito de frequentar cinemas produz a partir do estudo de caso da cidade de João Pessoa/PB. Identifica-se que a sedimentação das salas de “cinema de rua” teve grande relevância na produção de uma vida social urbana mais ativa na capital paraibana, coincidindo com o processo de reformas que acontecia na maioria das cidades brasileiras e que, na contemporaneidade, a ausência desses equipamentos na malha da cidade é causada por novos modos produção e estruturação urbanos. Apoiando-se na abordagem metodológica da produção do espaço de Lefebvre e em um aporte teórico baseado nos processos espaço-temporais dos cinemas, constrói-se um percurso histórico dessas salas no espaço da cidade, identificando dois momentos principais: o primeiro corresponde a sua inserção e desenvolvimento em uma cidade que experimentava um processo de modernização urbana, e a segunda marcada pela transferência dos cinemas para os espaços de simulacros urbanos como os shopping-center na cidade. Tal percurso histórico é apoiado na pesquisa bibliográfica sobre o processo de modernização urbana de João Pessoa e na pesquisa hemerográfica como forma de entender as dinâmicas sociais dos cinemas durante o mesmo período; além das pesquisas de campo e entrevistas que elucidarão a construção no momento atual e a construção de mapas em ambos os momentos da dissertação.
Interno - 337195 - DORALICE SATYRO MAIA
Externo à Instituição - GEORGE ALEXANDRE FERREIRA DANTAS