PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

Exames de Qualificação Mestrado

Discente:     20161019611 - STHEFANE ADRIELLY BARBOSA CABRAL

Orientador:     CARLOS ALEJANDRO NOME SILVA

Local:     Laboratório de Modelos + Prototipagem
Data:     15/12/2017
Hora:     10:30

Título
Ferramenta de modelagem numerica para avaliacao de desempenho termico de envoltorias segundo a normativa brasileira

Resumo
E conhecido que a envoltoria de um edificio e responsavel pelo contato direto com as intemperies que o clima produz, alterando significativamente as sensacoes termicas no ambiente interno. Diante disso, ao iniciar um novo projeto de arquitetura, deve-se atentar as propriedades termicas dos materiais construtivos e como estes absorvem e transmitem o calor, para entao poder prever o comportamento termico dessa envoltoria. A utilizacao de ferramentas de modelagem computacional, auxiliam decisoes de projeto no que tange a integracao de estrategias projetuais aos parametros de desempenho termico do edificio. Atualmente, para o Brasil, estes parametros sao encontrados em duas normativas (NBR 15.575 e NBR 15.220). Isto posto, a presente pesquisa propoe uma ferramenta de modelagem numerica, para auxilio nas decisoes iniciais de projeto, de sistemas de envoltorias verticais opacas. Com objetivo de integrar estrategias projetuais aos parametros de desempenho termico normativo brasileiro. Para isso, foi necessario a compreensao das propriedades de analise e fatores de influencia para gerar a proposicao do modelo numerico, aplica-lo ao Estudo Piloto, realizado com estudantes de arquitetura e arquitetos, o qual gerou proposicoes para refinamento do modelo, com o intuito de aplicalo novamente a um outro grupo de avaliadores, e por fim espera-se como resultado gerar a confirmacao do modelo numerico.

Palavras-Chave
NBR 15.220, Desempenho Térmico, Envoltória, Modelagem Numérica

Membros da Banca
CPF     Nome     Email     Instituição     Tipo