PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

Palestra de Encerramento do ano: "O arquiteto, a cidade e o digital" Prof. Dr. Marcelo Tramontano do IAU-USP

PPGAUUFPB convida para a Última palestra do ano "O arquiteto, a cidade e o digital", com o Prof. Dr. Marcelo Tramontano do IAU-USP de São Carlos-SP, Brasil.
Data: 05/12/2018
Horário: 9h
Local: Sala de Multimídias do CT/PPGAU - Campus 1 - UFBP em João Pessoa-PB, Brasil.

Promoção e Apoio: LPPM e PPGAU-UFPB

Marcelo Tramontano [currículo]
Graduado em Arquitetura pela Ecole Nationale Supérieure d'Architecture de Grenoble, França (1984, DPLG) e em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Brasil (1980), Mestre em Architecture en Terre pela Ecole D'Architecture de Grenoble (1990, CRATerre), Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1998, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo), Livre-Docente pela Universidade de São Paulo (2004, Escola de Engenharia de São Carlos), com Pós-Doutorado sobre "Habitação contemporânea e novas mídias" na Ecole D'Architecture de Paris-Malaquais, França (2002). Foi Professor Visitante no Departamento de Ciências Culturais da Leuphana Universität e na Hafencity Universität, Hamburgo, ambas na Alemanha (out.2009-fev.2010) e pesquisador convidado na Osaka Sangyo University, Japão (1993-1994, Department of Environmental Design). É Professor Associado do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP (www.iau.usp.br) desde 1990. Coordena o Nomads.usp Núcleo de Estudos de Habitares Interativos [www.nomads.usp.br], é orientador em nível de mestrado e doutorado e supervisor de pós-doutorado, nas áreas de arquitetura e urbanismo, e design. Coordena projetos de pesquisa em políticas públicas na área da Cultura explorando o uso de meios digitais em ações culturais para leitura e ocupação de espaços públicos urbanos (FAPESP 2004-2008, FAPESP 2011-2013), para o desenvolvimento da internet avançada - TIDIA (FAPESP 2007-2009), sobre caracterização das relações entre comportamentos e espaços de morar brasileiros (PRP-USP 2001-2008), estudos sobre modalidades habitacionais metropolitanas, design paramétrico e fabricação digital (FAPESP 2011-2013, CNPq 2013-2015), e projetos de pesquisa-ação com parceiros nacionais e internacionais externos à universidade. Prioriza temas relacionados com o uso do documentário como meio de pesquisa, os habitares contemporâneos urbanos e sua história, arquitetura, parametrização e cultura digital, BIM, informatização do cotidiano nas escalas do corpo [computação vestível], do objeto [mobiliário com mídias integradas], da edificação [o edifício como interface de comunicação] e da cidade [fragmentos urbanos informatizados], políticas culturais e design de mobiliário. Docente participante do Programa PROCAD-CNPq entre os Programas de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo do IAU-USP e da Universidade Federal do Pará, UFPA. Coordena também convênios internacionais de intercâmbio de graduandos, pós-graduandos, professores para docência e pesquisa com a Ecole d'Architecture de Paris-Belleville (França), Hafencity Universität (Alemanha, participante) e Leuphana Universität (Alemanha), estes últimos através do Projeto UNIBRAL Capes-DAAD (2008-2011 e 2014-2016). Editor da revista V!RUS (www.nomads.usp.br/virus), publicação temática semestral online do Nomads.usp, desde 2006. É membro da Comissão de Pós-graduação e da Congregação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo - USP. (Fonte: Currículo Lattes)