PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

Banca de DEFESA: LILIAN LEITE FELIX

DISCENTE: LILIAN LEITE FELIX
DATA: 22/11/2019
LOCAL: Sala de Multimídia do DECA
TÍTULO: Estudo da Densidade, Forma e Configuração Espacial em Campus: Análise do Campus I da Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Campus Universitário; Densidade; Forma; Sustentabilidade; Spacematrix; Spacemate;
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO: Esta pesquisa trata da análise do campus I da Universidade Federal da Paraíba, sob a ótica da densidade, forma edilícia e configuração espacial. Tais critérios, pouco investigados em análise de campi são explorados por meio do método Spacemate/ Spacematrix, aplicado como ferramenta capaz de diagnosticar essas características no campus e, por fim, alcançar uma nova leitura do espaço investigatório. Comparado a pequenos núcleos urbanos por serem providos de uma rede de infraestrutura, os campi têm sido objeto de estudo quanto ao fomento à sustentabilidade por meio da implementação de sistemas de gestão ambiental, de edificações sustentáveis e do uso de metodologias de análise do espaço como ferramenta para investigar a mobilidade e a qualidade de vida dos usuários locais. Assim, é possível contribuir com o corpus de estudo ao adotar um eixo de investigação pouco explorado. Resultados preliminares revelam uma configuração morfológica equivalente a áreas urbanas com baixo índice de aproveitamento, edificações de baixo gabarito e amplos espaços livres. Logo, é possível estabelecer uma relação entre elementos promotores da sustentabilidade da urbe, como a densidade, a forma edilícia e a configuração espacial, dentro de um cenário dos campi universitários, além de fomentar a continuidade de um estudo mais aprofundado sob os aspectos citados.
Presidente - 1548892 - GEOVANY JESSE ALEXANDRE DA SILVA
Interno - 1790856 - CARLOS ALEJANDRO NOME SILVA