Acessibilidade em sistema de circulação de pedestres: Avaliação do Campus I da UFPB
acessibilidade, pedestre, UFPB
A acessibilidade ao espaço construído deve ser compreendida como um conjunto de medidas técnico-sociais destinadas a acolher todos os usuários em potencial (DUARTE e COHEN, 2006). As instituições públicas de ensino exercem fundamental papel nesse processo, uma vez que são consideradas modelos de democracia. Desta forma, entende-se que o planejamento de seus espaços deva permitir livre acesso de todos os segmentos da sociedade a todos os setores e níveis de ensino e pesquisa (DUARTE e COHEN, 2004). Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa é avaliar a acessibilidade do sistema de circulação de pedestres do Campus I da UFPB, através da identificação de sua integração espacial, utilizando a Sintaxe Espacial; da caracterização física dos percursos, utilizando a Planilha de Avaliação da Acessibilidade; e da avaliação do usuário, por meio de questionário. Espera-se que este trabalho contribua para a indicação dos pontos críticos e propícios à melhoria que devem ser priorizados durante o processo de planejamento ou de reestruturação do sistema de circulação de pedestres do meio urbano do Campus I da UFPB - que se encontra com plano diretor ainda não aprovado, de modo a atender uma maior gama de usuários. Além de contribuir com estudos sobre campus universitário, acessibilidade, desenho universal e o pedestre.