PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

Banca de DEFESA: JÉSSICA DA SILVA MACÊDO

DISCENTE: JÉSSICA DA SILVA MACÊDO
DATA: 25/06/2020
LOCAL: meet.google.com/dwp-cipz-qua
TÍTULO: Entre Modernidades, Verticalização: arquitetura e cidade de Campina Grande-PB (1942-1969)
PALAVRAS-CHAVES: Arquitetura; modernidade; verticalização; Campina Grande-PB;
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO: Discute o processo de verticalização da cidade de Campina Grande, Paraíba, entre os anos de 1942 e 1969. O recorte temporal se inicia com o registro do primeiro edifício campinense a utilizar o elevador, elemento potencializador da multiplicação do número de pavimentos, e tem fim com o arrefecimento e a mudança de parâmetros desse tipo de construção no município. O intuito é estudar esta produção através das suas relações com a cidade, procurando compreender de que contextos emergiu, quais foram os agentes envolvidos e a forma com a qual se constituíram como emblemas da modernidade no imaginário local. Também pretende averiguar as vinculações, as técnicas construtivas, as linguagens arquitetônicas assumidas e as espacializações elaboradas a partir de então (comércio, serviço e habitação), com atenção especial para o surgimento de um novo ambiente doméstico e sua aceitação na cidade. Para tanto, levanta documentação primária do período (desenhos técnicos, anúncios, jornais, legislações, memórias etc.), analisada por meio de levantamento bibliográfico que trate de temas similares em âmbito nacional, de maneira a subsidiar análises, questionamentos e considerações acerca do processo, com a perspectiva de que possam contribuir à memória arquitetônica e urbanística campinense e aos estudos sobre verticalização, habitação e cidade.
Externo à Instituição - FRANCISCO SALES TRAJANO FILHO
Presidente - 1881257 - MARCIO COTRIM CUNHA