PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

Banca de DEFESA: MOACIR CASSIANO PEREIRA

DISCENTE: MOACIR CASSIANO PEREIRA
DATA: 06/07/2020
LOCAL: https://meet.google.com/row-yrxy-xma
TÍTULO: Transformações Funcionais e de Usos em Ambientes Universitários: Análise Espacial sob a abordagem de Auditoria Simplificada e Sintaxe Espacial nos edifícios do CT-UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Transformação Funcional; Avaliação Fundamentada nos Usos; Análise Espacial; Auditoria Simplificada; Ambientes Universitários.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO: A discussão da pesquisa aborda a gestão de ambientes universitários em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). As investigações partiram do pressuposto de ser possível alterar funções e atividades ou reordenar o posicionamento dos usos em ambientes universitários, para otimização dos espaços na configuração espacial dos edifícios, a partir de análises espaciais. Apoiado no método hipotético-dedutivo, procurou explicar o fenômeno de otimização e gestão dos ambientes analisados a partir dos usos, com uma abordagem quali-quantitativa gerando conhecimentos visando a aplicação prática para a gestão do espaço edificado. Trata-se de uma pesquisa experimental realizada em campo e determinou-se como objeto de estudo os ambientes universitários presentes em vinte e dois blocos do Centro de Tecnologia (CT), localizados no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na cidade de João Pessoa. O experimento consiste em analisar os ambientes verificando vinte parâmetros relacionados ao seu desempenho e um parâmetro correspondente ao posicionamento das atividades na configuração espacial do edifício, comparando com padrões pré-determinados em busca de oportunidades de transformação funcional nos espaços. As Análises Espaciais desenvolvidas pela pesquisa, apoiaram-se na teoria de Gestão de Facilidades utilizando seu instrumento Auditoria Simplificada para análise do desempenho dos ambientes, correlacionando condicionantes e parâmetros de uso dos espaços aos principais Sistemas Componentes dos Edifícios, e recorreu a Teoria da Lógica Social do Espaço para estudar a localização das atividades nos blocos, empregando a Análise Convexa e seus intrumentos aplicados no software JASS, gerando características da configuração espacial analisada. As informações obtidas são sintetizadas em um intrumento em forma de gráficos desenvolvidos pela pesquisa, que compara as informações de cada ambiente com características ideias de uso do espaço. Por meio desta pesquisa, foi possível conhecer e medir o desempenho funcional dos ambientes e verificar seu potencial em manter ou transformar sua função, ou ainda, trocar ou reposicionar usos em ambientes com baixo desempenho funcional, contribuindo para a gestão e planejamento dos espaços universitários estudados. Os materiais desenvolvidos para as investigações como as Fichas de Análise, de Apoio e o Quadro de Classificação Espacial, tornaram-se uma importante base de dados para consulta do gestor do CT-UFPB e para a Prefeitura do Campus, para apoiar decisões sobre gestão do espaço edificado, podendo ser ampliada e aplicada a todos edifícios da UFPB, desenvolvendo-se assim um procedimento de gestão integrada das estruturas físicas do campus.
Presidente - 1548892 - GEOVANY JESSE ALEXANDRE DA SILVA
Interno - 1790856 - CARLOS ALEJANDRO NOME SILVA