PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

Banca de DEFESA: THAYSSA BARBOSA DA SILVA NEVES

DISCENTE: THAYSSA BARBOSA DA SILVA NEVES
DATA: 10/07/2020
LOCAL: Sala virtual: https://meet.google.com/qsr-rzja-new
TÍTULO: INDICADORES PARA O VERDE URBANO (IVU): PROPOSTA DE UMA IMPLEMENTAÇÃO COMPUTACIONAL PARA INDICADORES DE DENSIDADE VEGETADA E DENSIDADE CONSTRUÍDA
PALAVRAS-CHAVES: verde urbano; indicadores urbanos; densidade vegetada; densidade construída; simulação computacional
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO: O processo de urbanização e o gradual adensamento populacional dos núcleos urbanos tem sido registrado como agentes de grande influência nos impactos negativos a parâmetros concernentes ao clima e à qualidade ambiental das cidades. A densidade, que abrange as esferas populacional e construtiva, enquanto um parâmetro para compreensão do uso e ocupação do solo, mensurá-lo se torna fundamental no que tange aos padrões construtivos que influenciam na escala climática da urbe. Ademais, a cobertura vegetal é um segundo parâmetro que detém um papel essencial no equilíbrio ambiental e biofílico do ambiente urbano; entretanto as áreas destinadas a estas têm sofrido com uma redução progressiva de prioridade, bem como de volume, tanto em áreas consolidadas como em zonas de expansão urbana, evidenciando a necessidade de se reforçar/recriar ferramentas voltadas para a regulação deste parâmetro na legislação urbana. Diante disso, a premissa desta pesquisa se debruça em propor indicadores de proporção de variáveis urbanísticas relacionados ao uso e ocupação do solo e vegetação urbana, de modo a ser implementados computacionalmente para análise dos mesmos em solucionar situações urbanas. O sistema de ferramentas Indicadores para o Verde Urbano (IVU), que se define como a implementação de dois indicadores que, por meio de uma abordagem algorítmico-paramétrica, permite estabelecer a correlação existente entre os parâmetros de densidade construída e cobertura vegetal. O IVU é composto pelo Indicador de Densidade Vegetal por Área Total (IDVAT) e o Indicador de Densidade Vegetada por Densidade Construída (IDVDC), formulados para que possam mensurar com precisão os parâmetros de enfoque desta pesquisa. O IVU foi validado em testes hipotéticos e reais, sendo estes últimos realizados tendo como objeto o bairro Altiplano Cabo Branco (João Pessoa – PB – Brasil). Foram propostas quatro amostragens hipotéticas, com quatro subtestes em situações diferentes de áreas vegetadas para aumentar o poder comparativo e compreensão dos valores dos indicadores. Em seguida, o IVU foi aplicado no bairro, que foi dividido em 6 subáreas que apresentam formas de adensamento construtivo e tipologias de cobertura vegetal distintas. Os indicadores encontrados no cenário real (atual) foram: Altiplano 1: IDVAT = 0.06 / IDVDC = 0.4; Altiplano 2: IDVAT = 0.03 / IDVDC = 0.13; Altiplano 3: IDVAT = 0.05 / IDVDC = 0.19; Altiplano 4: IDVAT = 0.13 / IDVDC = 1.59; Altiplano 5: IDVAT = 0.11 / IDVDC = 0.92; Altiplano 6: IDVAT = 0.14 / IDVDC = 0.92. Em seguida, escolheu-se 2 testes para análise dos cenários tendenciais e alternativos para avaliação dos valores em situações de adensamento (construtivo e vegetado) diferenciados para efeito comparativo. E, numa última etapa, fez-se uma breve correlação dos indicadores encontrados com dados microclimáticos da capital paraibana como proposta de encaminhamento. Por fim, espera-se que a evolução do Indicadores para o Verde Urbano (IVU) possa auxiliar a fornecer dados de fundamental importância para alcançar maiores níveis de amenização do rigor climático que incide gradualmente nos grandes núcleos urbanos. Assim como contribuir com estudos de impacto para evitar conflitos no processo de urbanização ao longo do tempo e promover a implementação de medidas mais equitativas e ambientalmente qualificadas.
Interno - 262.416.248-81 - LETICIA PALAZZI PEREZ - UFPB
Presidente - 013.976.458-57 - LUCILA CHEBEL LABAKI - UFPB