PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

Banca de DEFESA: NATALIA AURELIO DE SA

DISCENTE: NATALIA AURELIO DE SA
DATA: 31/01/2014
LOCAL: Multimidia DA
TÍTULO: O PROJETO DIZ O QUE O ESTUDANTE LÊ? Estudos de Projetos nos Trabalhos de Conclusão do Curso de Arquitetura – UFPB e Unipê
PALAVRAS-CHAVES: Projetos correlatos, Referências Projetuais, Trabalho Final de Graduação.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
SUBÁREA: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
ESPECIALIDADE: História da Arquitetura e Urbanismo
RESUMO: A partir do revisionismo da cultura modernista, o projeto arquitetônico desenvolvido no cenário acadêmico brasileiro ganhou destaque no campo de investigação sobre o ensino, principalmente em meados da década de 1980. Desde então, em busca de métodos adequados para o ensino da projetação, o estudo e uso de projetos de referência passa a ser considerado por autores como Mahfuz (1984), Bilodeau (1997), e Veloso (2009), como importante ferramenta para o aprendizado de projeto. Adotando esta afirmação como premissa, este trabalho apresenta uma análise dos projetos eleitos como correlatos pelos concluintes dos cursos de arquitetura em João Pessoa, e expõe a relação dos estudos realizados pelos estudantes e seus projetos propostos nos Trabalhos Finais de Graduação, com vistas a verificar a utilidade pedagógica e o grau de aproveitamento dos estudos dos projetos como subsídios para a projetação. Para desenvolver o trabalho visando alcançar os objetivos traçados, os procedimentos metodológicos foram determinados para vencer três etapas de investigação. A primeira etapa parte da necessidade de precisar os termos adotados por diversos autores, buscando compreender as noções de precedentes, correlatos, referências projetuais, entre outros termos empregados tanto pelos autores como pelos concluintes. A segunda etapa aborda a maneira como os estudantes analisam os projetos de referência, e propõe identificar o nível de leitura atingido e o potencial de aprendizado alcançado. Esta parte da pesquisa tem como guia princípios do método do historiador de arte Panofsky (1939) adaptados da leitura da obra de arte para a leitura de projeto. A terceira etapa investiga o aproveitamento do aprendizado alcançado, em que se verifica a participação dos elementos identificados na análise dos correlatos no projeto final do discente. O estudo concatena as etapas de investigação e revela um panorama global que aponta para um dissenso geral no modo como os estudantes procedem às etapas de investigação do projeto.
Interno - 764.714.546-00 - FERNANDO LUIZ CAMARGOS LARA - UTA
Externo à Instituição - MAISA FERNANDES DUTRA VELOSO