PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

Banca de DEFESA: JULIANA DE SOUZA DUARTE

DISCENTE: JULIANA DE SOUZA DUARTE
DATA: 20/08/2014
LOCAL: Sala multimidia do CT
TÍTULO: Ambiente construído e vitalidade urbana: Avaliação de três praças do bairro Manaíra
PALAVRAS-CHAVES: espaço público, praça, vitalidade, Desenho Urbano, mapeamento
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
SUBÁREA: Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo
RESUMO: Dedicando-se sobre as cidades, este trabalho busca uma reflexão acerca da relação entre o uso e a forma dos espaços públicos de João Pessoa, por meio da investigação de três praças e dos seus entornos, no bairro do Manaíra. As praças que serão objeto de estudo nesse trabalho são: Praça Chatea Flbriand Ar aud, praça iacidas Carneir e Praça Síh,iF Por t.i Ao escolher três praças no mesmo bairro, se mantém fixas algumas variáveis de análise, como a localização geográfica em relação aos limites da cidade e o perfil socioeconômico da população residente. Por outro lado, há configurações espaciais distintas entre si, o que estimula o interesse em verificar as diferenças na intensidade de uso e de usuários. De tal modo, o objetivo desse trabalho é identificar relações dos atributos físicos e espaciais das praças e do seu entorno, com o uso das mesmas. Para isso, trabalhou-se com o embasamento teórico de vários conceitos que envolvem desenho urbano e desenho universal. Elaborou-se mapas temáticos para analisar as variáveis: número de lotes, uso do solo nos lotes, população e vias de acesso. Também foi feita a observação e mapeamento dos usuários, para identificar quantitativos de pessoas e atividades na praça. Os resultados demonstram que há diferenças na intensidade de uso e nos tipos de atividades predominantes nas três praças e associado a isso há também diferenças nas características das praças e seus entornos. Ao identificar essas relações, este trabalho pode servir como referências para embasamento do planejamento e implantação de novas praças, bem como de reformas e requalificação desses espaços.
Externo à Instituição - CRISTIANO FELIPE BORBA DO NASCIMENTO
Externo à Instituição - EDJA BEZERRA FARIA TRIGUEIRO