PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

Banca de DEFESA: EDUARDO AUGUSTO MONTEIRO DE ALMEIDA

DISCENTE: EDUARDO AUGUSTO MONTEIRO DE ALMEIDA
DATA: 14/07/2022
LOCAL: https://meet.google.com/ihq-wzpw-fxj?hl=pt_BR
TÍTULO: ARQUITETURA TÁTIL: Diretrizes para dispositivos tridimensionais de orientação espacial
PALAVRAS-CHAVES: Diretrizes; Design; Mapas Táteis; Orientação Espacial; Campi Universitários
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO: Uma das atividades mais frequentemente realizadas pelo homem é o deslocamento. Mesmo com o avanço do desenvolvimento tecnológico, o homem ainda tem a necessidade primitiva de utilizar pontos de referência para se localizar e se orientar de forma segura, reconhecendo onde está, identificando para onde deseja ir e escolhendo o melhor trajeto. O sistema sensorial mais utilizado para reconhecer esses pontos de referência em um ambiente é a visão e por esta razão a sociedade prioriza seu uso para transmitir as informações necessárias. Por outro lado, é sabido que a diversidade humana exige soluções inclusivas pensadas com intuito de possibilitar que pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida também possam conviver em sociedade de forma independente. Nessa perspectiva, essa pesquisa desenvolveu, com base nos princípios do Design, uma ferramenta com diretrizes para elaboração e avaliação de mapas táteis de Campi Universitários. A necessidade desse estudo está justificada na ausência de padronização na cartografia tátil brasileira e na dificuldade enfrentada por pessoas com deficiência visual para se deslocarem em ambientes complexos como os centros universitários. A fim de compreender como os mapas táteis são produzidos no Brasil, foi aplicada uma metodologia organizada em três fases: Revisão sistemática da literatura, levantando os principais conceitos utilizados no trabalho com os autores mais consolidados da área; coletas de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com representantes de empresas nacionais que atuam com a fabricação dos mapas táteis, estudo analítico de exemplares de mapas selecionados e elaboração de matriz de descobertas, compilando as principais informações coletadas; organização da ferramenta em estrutura de checklist com diretrizes para elaboração e avaliação de mapas táteis. Os resultados propõem uma padronização dos principais elementos presentes em mapas táteis de Campi universitários, contribuindo com os estudos da cartografia tátil e possibilitando a melhoria das condições de acessibilidade às pessoas com deficiência visual.
Presidente - 1644352 - ANGELINA DIAS LEAO COSTA
Externo ao Programa - 1491705 - RENATO FONSECA LIVRAMENTO DA SILVA