PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
3216-7913

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: EZIO LUIZ MARTINS SIMÕES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EZIO LUIZ MARTINS SIMÕES
DATA: 15/12/2015
HORA: 15:00
LOCAL: sala LAURBE
TÍTULO: Bioclimatismo e forma urbana: simulação computacional em áreas de expansão para o clima quente-seco do sertão paraibano.
PALAVRAS-CHAVES: Bioclimatismo Urbano, Morfologia Urbana, Simulação Climática Computacional, Clima Quente-Seco, Médio Sertão Paraibano
PÁGINAS: 70
RESUMO: O clima urbano é fator si ne qua non para o conforto dos pedestres, ao passo que esse é influenciado por certas variáveis, como por exemplo a rugosidade/morfologia urbana, a malha urbana, os revestimentos do solo, a porcentagem de vegetação no solo, entre outros, sendo esses elementos modificados pelos planejadores urbanos/urbanistas. Pensando nisso, é necessária uma capacitação relacionada às ferramentas (softwares) de simulação computacional ambiental, com o intuito de validar as soluções projetuais urbanas desenvolvidas por eles. Tendo isso em vista, a presente pesquisa tem como objetivo principal a simulação de cenários, atual e propostos, com a mesma densidade construída, para dois loteamentos localizados na cidade de Patos-PB, inserida no clima Quente-Seco do Médio Sertão Paraibano. A intenção dos mesmos é demonstrar que é possível desenvolver morfologias edilícias diferentes, em uma mesma área e com a mesma densidade construída, mais eficiente do ponto de vista bioclimático do que com o que é encontrado no parcelamento do solo utilizado corriqueiramente (uma edificação por lote). Os cenários serão confeccionados por meio da utilização do programa ENVI-met, com análise das variáveis climáticas: temperatura do ar, humidade relativa do ar e direção do vento e características térmicas de superfície de solo. Por fim, o presente trabalho pretende dar uma contribuição metodológica ao planejamento urbanístico do Sertão Paraibano, acrescentando um viés bioclimático aos planos urbanísticos das cidades dessa região em questão.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CAIO FREDERICO E SILVA
Externo à Instituição - FEDERICA TORTORA
Presidente - 1548892 - GEOVANY JESSE ALEXANDRE DA SILVA
Interno - 1636125 - SOLANGE MARIA LEDER