PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
3216-7913

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: ARTHUR LACERDA CAVALCANTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARTHUR LACERDA CAVALCANTE
DATA: 18/12/2015
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Multimidia
TÍTULO: O projeto bioclimático em conjuntos de habitação de interesse social no quente úmido: estudo de caso no bairro do Turu em São Luís - MA - em busca de outros cenários possíveis.
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: projeto bioclimático, habitação de interesse social multifamiliar, simulação bioclimática
PÁGINAS: 71
RESUMO: O projeto bioclimático busca construções, bairros e cidades com desenho mais adaptado ao contexto climático local, e é uma das áreas mais importantes das recentes discussões sobre sustentabilidade. Por outro lado, no Brasil e especificamente em São Luís-MA, os projetos de habitação de interesse social multifamiliares, em geral, não seguem preceitos bioclimáticos, e vem se produzindo um enorme número de bairros de qualidade bioclimática que não atende à necessidade das pessoas, e que contribuem negativamente em vários aspectos da cidade. A presente pesquisa pretende responder a alguns questionamentos: qual a distância de um conjunto de HIS multifamiliar recorrente do clima quente-úmido para o ideal do bairro bioclimático; e como viabilizar melhoras para estas áreas? Para isso, utiliza um estudo de caso, a partir do qual pretende-se gerar cenários bioclimáticos possíveis a partir de simulações. Em um primeiro momento, a pesquisa analisa a área em diferentes escalas, utilizando métodos de análise bioclimática; e a avalia, através da aplicação de um indicador de qualidade bioclimática. Num segundo momento, a pesquisa criará cenários projetuais com as melhores soluções bioclimáticas para 4 conjuntos urbanos da área, os quais terão sua qualidade bioclimática testada através de simulações no Software Envimet.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1548892 - GEOVANY JESSE ALEXANDRE DA SILVA
Interno - 1790856 - CARLOS ALEJANDRO NOME SILVA
Externo à Instituição - PATRICIA REGINA CHAVES DRACH