PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
3216-7913

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABELA KIRSCHNER DE SIQUEIRA CAMPOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISABELA KIRSCHNER DE SIQUEIRA CAMPOS
DATA: 11/12/2015
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de Multimídia
TÍTULO: Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e sua interface com espaços livres públicos: o caso da cidade João Pessoa – PB.
PALAVRAS-CHAVES: Espaço público; espaço livre público; equipamento de saúde; práticas integrativas e complementares; saúde e bem-estar.
PÁGINAS: 100
RESUMO: A civilização humana se mostrou eficaz em gerar sociedades desiguais e, assim, sempre produziu espaços também desiguais. Paradoxalmente, o desenho urbano pôde servir tanto para garantir privilégios, em algumas épocas, como para tentar combatê-los ou remediá-los, em outras. O cenário urbano do século 21 possui visões focadas na consciência ambiental, social e política na cidade que se reflete numa valorização do espaço público. O conjunto de experiências e o debate sobre qualidade de vida nas cidades constrói a reflexão que muda o mundo. Falar de qualidade de vida é falar de saúde e, desde de 2008, o Município de João Pessoa, possui uma política pública de saúde e bem-estar em equipamentos denominados Centros de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – CPICS, objeto de estudo dessa pesquisa. Pontua-se que, em seu conceito original, esses equipamentos de saúde possuem vínculos em apropriação de espaços livres públicos e, assim, promovem vitalidade urbana e, consequentemente, melhor qualidade de vida para essa população. Para aferir essa hipótese, tais CPICS serão avaliados quanto a sua efetividade e suas relações com espaços livres públicos do seu entorno. Para tanto, como referência utiliza-se a metodologia da Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS (2003), além de contar com o auxílio dos critérios para avaliação de espaços públicos propostos por Brandão (2002) e métodos, ferramentas da Project for Public Spaces – PPS (2015), organização norte-americana que atua no planejamento e concepção de espaços públicos, educando e ajudando as pessoas a criarem e manterem seus espaços.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338146 - JOSE AUGUSTO RIBEIRO DA SILVEIRA
Interno - 337162 - JOVANKA BARACUHY CAVALCANTI
Externo ao Programa - 1025105 - LIGIA MARIA TAVARES DA SILVA
Interno - 045.325.604-03 - MILENA DUTRA DA SILVA - UFPE