PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

Banca de DEFESA: PATRICIA COSTA E SILVA CRUZ

DISCENTE: PATRICIA COSTA E SILVA CRUZ
DATA: 17/12/2015
LOCAL: Sala de Multimídia
TÍTULO: Urbanidades e relações entre espaço x sociedade: estudo de caso do bairro do altiplano Cabo Branco – João Pessoa-PB.
PALAVRAS-CHAVES: Vitalidade Urbana. Configuração físico-espacial. Efeitos sociais. Altiplano
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO: O conceito de vitalidade urbana pode ser entendido como sendo a situação urbana na qual há segurança nas ruas e calçadas, quando o espaço público é utilizado e apropriado pela sociedade existindo assim, presença e movimento de pedestres nos espaços públicos. Esta trabalho consiste num estudo acerca das configurações físico-espaciais, tipologias edilícias e interfaces público-privadas e os efeitos sociais causados por tais configurações perceptíveis através das apropriações dos espaços públicos pela população usuária do bairro do Altiplano Cabo Branco, João Pessoa/PB. Propõe-se fazer uma abordagem físico-espacial através da análise morfológica e abordagem empírica através de preenchimento de ficha guia embasada nos autores chave; abordagem social através da análise das práticas sociais e sociabilidades urbanas a partir de observações in-loco e entrevistas com os usuários reincidentes no espaço público; Objetiva-se compreender as relações entre estas dimensões no objeto empírico refletindo sobre a conceituação da vitalidade urbana aflorada no mesmo apresentando ainda, seus limites e (im)possibilidades. Este trabalho mostra-se relevante por tratar-se de uma experiência importante pois alerta às consequências das mudanças das configurações físico-espaciais de maneira vertiginosa e pouco planejada, segundo interesses de grupos específicos, e suas reflexões nas apropriações dos espaços públicos e na qualidade do urbano bem como, para a compreensão da complexidade inerente à cidade.
Interno - 337162 - JOVANKA BARACUHY CAVALCANTI
Presidente - 1768957 - MARCELE TRIGUEIRO DE ARAUJO MORAIS