PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
3216-7913

Notícias


Banca de DEFESA: JULIANA XAVIER ANDRADE DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA XAVIER ANDRADE DE OLIVEIRA
DATA: 17/11/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Avaliação das condições de Acessibilidade e Mobilidade a partir de Indicadores de Sustentabilidade Urbana: um estudo sobre o Corredor da Avenida Dom Pedro II, João Pessoa-PB
PALAVRAS-CHAVES: Corredor da Av. Dom Pedro II; Padrão de Crescimento Urbano; Indicadores; IMUS; Sustentabilidade.
PÁGINAS: 315
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO: O aumento da população urbana, as extensões territoriais das cidades e o crescimento da motorização privada, são fatores fundamentais para se pensar a situação da mobilidade urbana (in)sustentável nas cidades. No município de João Pessoa, esses fenômenos também foram identificados. Diante desse cenário, verificou-se que no setor de crescimento Sul-Sudeste da capital paraibana, ocorre um padrão de ocupação e crescimento horizontal, que se distancia cada vez mais do centro da cidade, interferindo no transporte urbano local. Esta pesquisa visa avaliar as condições de mobilidade e acessibilidade ao longo do eixo do corredor da Avenida Dom Pedro II, os espaços de ocupação e uso do solo na sua área de influência direta (500 metros) e bairros adjacentes, por intermédio da aplicação de indicadores de mobilidade urbana sustentável (IMUS). Como resultado no recorte de estudo, têm-se um valor global do IMUS de 0,564, considerado um valor intermediário para a mobilidade sustentável. No entanto, o cálculo do índice aponta caminhos para a melhoria da mobilidade, pois permite uma percepção rápida dos pontos avaliados de forma positiva ou negativa. Destaca-se a necessidade de intervenção para melhoria dos indicadores, tais como: Fragmentação Urbana; Densidade Populacional Urbana; Estacionamento para Bicicletas e o domínio Sistemas de Transporte Urbano como um todo. Além disso, o histórico de crescimento da cidade aponta que foram realizados estudos (PAITT, TRANSCOL e PDU) e esforços para melhorar a mobilidade urbana e, principalmente, o sistema de transporte público no setor estudado. Porém, este ainda aparece como o ponto mais crítico. Por fim, acredita-se que este trabalho contribui para compreender a relação entre mobilidade, transporte, acessibilidade e dispersão urbana, considerando a multidisciplinaridade do tema e as pautas convergentes internacionais na direção da produção de ambientes construídos urbanos sustentáveis e preenche uma lacuna no âmbito da produção científica.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338146 - JOSE AUGUSTO RIBEIRO DA SILVEIRA
Interno - 1644352 - ANGELINA DIAS LEAO COSTA
Externo ao Programa - 338351 - EDUARDO RODRIGUES VIANA DE LIMA
Externo à Instituição - CÉSAR RENATO CANOVA