PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JÉSSICA ÁRISLA RODRIGUES DE FRANÇA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JÉSSICA ÁRISLA RODRIGUES DE FRANÇA
DATA: 26/04/2023
LOCAL: meet.google.com/yzh-fuje-yvq
TÍTULO: A DIFERENCIAÇÃO DO CONSUMO E DO ESPAÇO: PADRÕES FÍSICOS-ESPACIAIS DOS SUPERMERCADOS DA REDE BEMAIS, EM JOÃO PESSOA
PALAVRAS-CHAVES: Supermercado; consumo; diferenciação; classe social; sintaxe espacial; campos visuais.
RESUMO: O objeto de estudo aqui apresentado são os supermercados da rede BeMais localizados na cidade de João Pessoa- PB. A dissertação procura investigar padrões e estratégias de configuração espacial diferentes para as áreas de vendas das unidades do estudo, segmentadas pelas classes sociais dos bairros em que encontram-se inseridas. A rede que segue em expansão, inicialmente instalou-se em bairros de classe C e D, localizados na zona Sul da cidade, área mais populosa da capital, e atualmente foca na ampliação de suas lojas para a zona leste, classe B. Dentro dessas novas unidades de supermercados observa-se mudanças nas configurações físicas e espaciais. Portanto, a pesquisa verifica se esses novos modelos, localizados em áreas com índices socioeconômicos elevados, quando comparados às outras, se modificam a partir de signos que impulsionam a diferenciação do espaço. Com o foco no objeto, compreendendo sua função, procura-se responder o questionamento a que se propõe a pesquisa através da ferramenta de análise da Sintaxe Espacial - campos visuais, a partir de seus conceitos, técnicas de representação do espaço e medidas espaciais, que serão posteriormente relacionadas a outros métodos de investigação e sintetizadas de maneira a identificar os questionamentos. Os resultados indicam diferenças nos padrões físicos (iluminação, climatização e materiais de acabamento) e nas configurações espaciais (layout e campos visuais) do objeto.
Externo à Instituição - FERNANDO GARREFA
Interno - 2398542 - LUCY DONEGAN