PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

Banca de QUALIFICAÇÃO: HEVILA RAYARA CRUZ RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HEVILA RAYARA CRUZ RIBEIRO
DATA: 12/05/2023
LOCAL: Link da videochamada: https://meet.google.com/bwi-cfwm-rzs
TÍTULO: O sertão também é moderno: difusão da arquitetura moderna nas cidades do Crajubar no Cariri Cearense (1960-1980)
PALAVRAS-CHAVES: arquitetura moderna brasileira; arquitetura moderna no Nordeste; Cariri
RESUMO: Este trabalho tem por objetivo caracterizar a difusão da arquitetura moderna nas cidades do Crajubar entre as décadas de 1960 e 1980, termo gerado pela junção das iniciais dos municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, localizados na região do Cariri, no interior do Estado do Ceará. A escolha do conjunto Crajubar como recorte espacial se fez diante da necessidade de uma visão mais abrangente sobre a produção da arquitetura moderna brasileira e nordestina, de forma a integrar as cidades distantes tanto do eixo Rio de Janeiro-São Paulo quanto das capitais dos estados. Além disso, as três cidades - Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha - apresentaram ao longo do tempo desenvolvimento urbano e econômico distintos, o que permitiu visualizar diferentes perspectivas que podem ser aplicadas, mas com ajustes, a outras cidades do interior do nordeste e mais especialmente à Região do Cariri. No caso de Juazeiro do Norte, destaca-se ainda a figura do Padre Cícero, o que contribuiu para que o município se tornasse um polo religioso, político e econômico no interior do estado. Concentrou-se inicialmente na revisão bibliográfica relacionada à história e historiografia da Arquitetura Moderna brasileira, nordestina e cearense e na história de formação, política e econômica do Ceará e da região do Cariri. A coleta e registro de dados se deu pela digitalização de arquivos (revistas, jornais e fotografias) encontrados durante a investigação documental em acervos públicos e privados. Resultados apontam que nos anos 1960 a região do Cariri passou a ser considerada como uma construção regional e uma área de planejamento dentro dos programas de desenvolvimento empreendidos pelo Estado, tendo as cidades do Crajubar como principais cidades desse conjunto. A situação econômica do país e os planos de desenvolvimento empreendidos pelo governo federal e estadual possibilitaram grandes investimentos na região e a construção de um acervo de edificações modernas que se manifestam em diferentes linguagens e usos, marcando o processo de transformação da paisagem dessas cidades. No entanto, observou-se que muitos desses exemplares já passaram por processos de descaracterização ou estão sofrendo com a ausência de manutenção. Espera-se com este trabalho não apenas discutir os fenômenos e a identificação do acervo arquitetônico moderno nas cidades do Crajubar, mas registrá-lo a fim de que se torne um instrumento que enseje novos estudos, aprofundamentos e que incentive ações de preservação, reconhecendo este legado como um testemunho válido e necessário da história dessas cidades.
Presidente - 2334173 - WYLNNA CARLOS LIMA VIDAL
Interno - 1579686 - MARIANA FIALHO BONATES