PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de DEFESA: NIARA FERNANDES BARBOSA FORMIGA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NIARA FERNANDES BARBOSA FORMIGA
DATA: 26/05/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Nelci Tinem
TÍTULO: TRANSPORTE PÚBLICO POR ÔNIBUS E SEGREGAÇÃO URBANA: UM ESTUDO SOBRE ACESSO A OPORTUNIDADES EM JOÃO PESSOA-PB
PALAVRAS-CHAVES: Acessibilidade; oportunidades urbanas; transporte público; segregação
PÁGINAS: 159
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO: O processo de produção de cidades segregadas é reflexo do acelerado processo de urbanização ocorrido no Brasil na segunda metade do século XX, que contribuiu para a produção de cidades espraiadas e segregadas social e territorialmente. Neste contexto, o transporte público tem o papel de integrar diferentes áreas da cidade e promover o acesso da população às oportunidades urbanas, porém, frequentemente, reforça, ainda mais, a segregação. Atualmente, mais de 84% da população do Brasil, e 99% dos habitantes de João Pessoa, vivem em áreas urbanas e o número de automóveis em circulação nas cidades também tem crescido de forma acentuada. Com isso, a população de baixa renda muitas vezes é privada do acesso às oportunidades urbanas disponíveis. Diante desse cenário, este trabalho analisa se o transporte público em João Pessoa contribui com a segregação socioespacial provocada pela evolução urbana da cidade, a partir da aplicação do índice de oportunidades acumuladas. A espacialização dos dados foi feita com o auxílio de ferramenta de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), relacionando os resultados com os dados socioeconômicos e de oportunidades urbanas da área de estudo. O estudo analisa a facilidade de acessar empregos, ensino público e equipamentos de saúde através do transporte público por ônibus e do automóvel de uso particular, fazendo simulações para tempos de viagem de 15 minutos, 30 minutos, 45 minutos e 60 minutos. Em João Pessoa, as principais oportunidades urbanas estão localizadas na região central da cidade, porém, verifica-se que há uma grande concentração da população na região sudeste, especialmente aquela de baixa renda, que se concentra nas áreas de expansão da cidade. Os resultados obtidos neste estudo sugerem que: a) a população de baixa renda residente nas bordas da cidade acessa menos oportunidades se comparada à população localizada nas áreas próximas ao Centro e de maior renda; b) o uso de automóvel particular proporciona menores tempos de deslocamento do que o transporte público para acesso às oportunidades; c) áreas com maiores taxas de motorização da cidade, que têm maiores rendas per capita, coincidem com os bairros onde é possível acessar mais oportunidades em menos tempo. Portanto, a população de alto poder aquisitivo beneficia-se por habitar nas melhores localizações em relação à acessibilidade além de terem maior possibilidade de utilizar o automóvel.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 3212321 - ANA GOMES NEGRAO
Externo ao Programa - 2664455 - DIMITRI COSTA CASTOR
Presidente - 338146 - JOSE AUGUSTO RIBEIRO DA SILVEIRA
Externo ao Programa - 1483214 - PABLO BRILHANTE DE SOUSA