PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANA RIBAS CORDEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIANA RIBAS CORDEIRO
DATA: 06/06/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: A ARQUITETA APRENDIZ E O CONHECIMENTO ENCARNADO - Notas para pensar as implicações do corpo como lócus da aprendizagem em arquitetura e urbanismo
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Arquitetura e Urbanismo; corporeidade; cognição incorporada; afeto; experimentação pedagógica
PÁGINAS: 60
RESUMO: A tese discute o lugar do corpo na formação do arquiteto e urbanista na medida em que considera que a condição para aprender é inseparável da experiencia corpórea vivida por quem aprende, bem como das possibilidades de transformação de si promovidas por estas experienciações. Utiliza como fundamento teórico as ideias de Baruch de Espinosa, sobre os afetos e o conhecimento como o maior dos afetos; as ideias de Michel Foucault, sobre o corpo como lócus da aprendizagem; e concepção de Francisco Varela sobre a cognição incorporada. Desde o ponto de vista pedagógico, esta relação de forças é articulada através do pensamento de Paulo Freire sobre a educação e a aprendizagem amorosa e intensiva, atualizada pela mirada feminista de bell hooks. A partir desta relação de provocações, aborda-se a formação como um processo em que o sujeito se constitui a si mesmo na medida em que encontra, e também constitui, o outro e o mundo. Pressupõe-se,desta forma, a arquitetura enquanto constructo, de objetos incorporais, igualmente capaz de afetar e de ser afetado. Neste ponto, a pesquisa apoia-se em uma série de experimentações pedagógicas que tem a corporeidade como dispositivo constituinte e aponta possibilidades de aprendizagem onde professores atuam como mediadores no desenvolvimento de sujeitos encarnados. Um questionamento orientado pela perspectiva de que também os professores constituímos corpos em fluxo, borrados, desejantes e, portanto, aprendizes. Ao fim, sem pretensão de encerrar a discussão, uma reflexão sobre que tipo de arquiteto é possível formar, a partir das provocações apresentadas, e que mundo queremos construir com eles.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3208395 - CAROLINA SILVA OUKAWA
Presidente - 1349730 - FRANCISCO DE ASSIS DA COSTA
Externo à Instituição - MARIA DE JESUS DE BRITTO LEITE
Externo à Instituição - NEY BRITO DANTAS
Externo ao Programa - 1622020 - PEDRO DULTRA BRITTO