PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

Banca de DEFESA: BÁRBARA LAÍS FELIPE DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BÁRBARA LAÍS FELIPE DE OLIVEIRA
DATA: 04/07/2023
LOCAL: https://mit.zoom.us/my/barbarafelipe
TÍTULO: Taxonomia para fabricação digital: oportunidades para materialização arquitetônica
PALAVRAS-CHAVES: taxonomia; materialização arquitetônica; fabricação digital; processo de projeto; materialidade.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO: A fabricação digital tem ganhado destaque tanto na indústria quanto na arquitetura, surgindo a partir do desenvolvimento de processos computacionais em softwares CAD e produção CAM. Inicialmente associada à produção de edifícios com formas complexas, essa abordagem tem sido adotada por escritórios de arquitetura em busca de sustentabilidade, redução de custos e otimização do tempo de construção. No contexto brasileiro, a maioria dos laboratórios de fabricação digital está concentrada no ambiente acadêmico, onde universidades, grupos de pesquisa e laboratórios exploram essa tecnologia como uma forma de projetar e fabricar modelos arquitetônicos. No entanto, a implementação dessas tecnologias enfrenta desafios, incluindo a necessidade de criar uma cultura de inovação, promover a transição do pensamento individual para o colaborativo e otimizar fatores econômicos e administrativos, como a redução de burocracia e custos de equipamentos. Neste cenário, surge a seguinte questão: como orientar os projetistas na materialização arquitetônica, por meio da fabricação digital? Como hipótese entende-se que a fabricação digital quando escolhida como meio de materializar um objeto, segue critérios na qual é possível identificar e estruturar uma taxonomia para a fabricação e produção de elementos arquitetônicos. O objeto de estudo é a relação entre a materialização arquitetônica e a fabricação digital, com um recorte nas técnicas de fabricação digital, maquinário desenvolvidos e os artigos publicados que discutem a temática até o presente momento. O objetivo da pesquisa é desenvolver uma ferramenta capaz de auxiliar no processo projetual para materialização arquitetônica com fabricação digital. Para isso, esse trabalho segue a abordagem da “pesquisa construtiva” que se constituiu em três fases: compreensão, proposição e validação. A fase de compreensão abrange o referencial teórico e as revisões sistemáticas de literatura. A proposição envolve a síntese de taxonomias aplicáveis à arquitetura e o desenvolvimento da taxonomia para a materialização arquitetônica através da fabricação digital. E a fase de validação abrange etapas de validação interna e externa com atividades que tem o intuito de garantir a eficiência dos resultados obtidos. Assim, a ferramenta foi submetida a uma análise qualitativa de conteúdo, experimentações próprias e aplicações no catálogo de projetos que abordam a fabricação digital. A pesquisa foi desenvolvida na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e no MIT (Massachusetts Institute of Technology) e teve como resultado principal a “Taxonomia para Fabricação Digital aplicada à arquitetura” (TDFab+Arch). Essa ferramenta auxilia os projetistas na materialização arquitetônica por meio da fabricação digital e está disponível online. Também pode ser utilizada no processo projetual e como classificação de projetos concluídos. A TDFab+Arch é flexível e permite a incorporação de novos critérios, aplicação no âmbito da academia ou em atividades profissionais. Essa ferramenta é uma contribuição significativa para a área e a pesquisa é relevante devido à crescente expansão da fabricação digital.
Presidente - 1790856 - CARLOS ALEJANDRO NOME SILVA
Interno - 962.728.564-15 - CRISTIANA MARIA SOBRAL GRIZ - UFPE