PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

Chamada de bolsa PNPD CAPES (Programa Nacional de Pós-Doutorado)

CHAMADA PNPD 2023

PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba - PPGAU UFPB, faz saber que, no período de 21 a 27 de agosto de 2023, receberá inscrições para seleção de um (1) candidato a  bolsas do Programa Nacional de Pós-Doutorado [PNPD] CAPES, conforme o Edital CAPES Nº 16/2022.

1. OBJETIVO

A seleção de candidatos tem como objetivo principal promover a realização de estudos avançados no âmbito do PPGAU UFPB, com especial atenção na seguinte linha de pesquisa:

Linha de Pesquisa 3 - QUALIDADE DO AMBIENTE CONSTRUÍDO

Tem como objetivo a avaliação e análise do ambiente construído, com particular ênfase na qualidade de projeto e nas questões de conforto (térmico, lumínico, acústico e ergonômico), mobilidade, acessibilidade e tecnologia e materiais construtivos.

2. BOLSAS

Serão oferecidas uma (1) bolsa no valor mensal, cada uma, de R$ 4.100,00 (quatro mil e cem reais) durante 4 (quatro) meses, com a possibilidade de renovação por mais um período de 12 (doze) meses. A bolsa será implementada em setembro de 2023.

3. HABILITAÇÃO

Poderão ser beneficiários das bolsas de Pós-Doutorado:

I -  Doutores titulados há no máximo 5 anos, a contar da data da implementação da bolsa;

II - Não ser aposentado ou estar em situação equiparada;

III - Em caso de ser docente ou pesquisador no país  com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa, deverão apresentar comprovação de afastamento da instituição de origem por período compatível com o prazo de vigência da bolsa. Neste caso, o candidato não pode ter vínculo empregatício com a UFPB;

IV - Não receber bolsa em qualquer modalidade de outro programa da CAPES ou de outra agência de fomento pública, nacional ou internacional, empresa pública privada, ou ainda com exercício profissional remunerado, salvo em expressa permissão por norma específica baixada pela CAPES

4. INSCRIÇÃO

Encaminhar e-mail para <secretaria.ppgau@ct.ufpb.br>, conforme segue:

4.1 Indicar no campo assunto: CANDIDATURA AO PNPD/CAPES 2023;

4.2 Anexar cópias digitalizadas do

a) Plano de Atividades devidamente preenchido (Anexo 1);

b) Currículo Lattes;

c) Comprovação da produção a ser avaliada (organizada de acordo com o Anexo 2);

d) Comprovação do título de Doutor, obtido em cursos reconhecidos pelo CNE/MEC;

e) Documento de identificação válido (com foto, data de nascimento, RG e CPF) ou cópia do passaporte (estrangeiros).

5. SELEÇÃO

A seleção dos candidatos será realizada por uma comissão formada por, docentes da Linha de Pesquisa 3, indicados pelo respectivo coordenador de Núcleo de Linha de Pesquisa.

A Comissão terá como referências para a seleção, a avaliação (de 0 a 10) do:

(a) Plano de Atividades dos candidatos segundo o ANEXO 1 deste edital, considerando a qualidade e adequação da pesquisa e do perfil do candidato ao programa e correspondente Linha de Pesquisa Qualidade do Ambiente Construído (PESO 4) e;

(b) Currículo Vitae (Lattes CNPQ) do Candidato, avaliando com base na pontuação constante no bareama da Tabela do ANEXO 2 deste edital, considerando a produção científica dos últimos quatro (04) anos, devidamente comprovadas (PESO 6):

Serão aprovados somente os candidatos que obtiverem NOTA FINAL igual ou superior a 7,0 (sete) e classificados o que obtiver maior nota final neste processo seletivo. Os candidatos aprovados serão classificados em ordem decrescente conforme a nota final. Ocorrendo empate, em qualquer circunstância, será admitido o candidato que apresentar maior pontuação em Artigos Científicos.

6. CALENDÁRIO

Divulgação / publicação do edital: 14 de agosto de 2023;

Inscrição: 21 a 27 de agosto de 2023;

Homologação das inscrições: 28 de agosto de 2023;

Processo Seletivo: 29 a 31 de agosto de 2023;

Divulgação do resultado: 01 de setembro de 2023;

Período de recurso: 04 a 05 de setembro de 2023;

Homologação do resultado: 06 de setembro de 2023;

7. DISPOSIÇÕES GERAIS

(a) As bolsas serão implementadas conforme o calendário e a disponibilização final do Sistema CAPES, com previsão de inserção de bolsistas em setembro de 2023.

(b) Em caso de desistência de candidatos aprovados e classificados, serão convocados novos candidatos, conforme a ordem de classificação.

(c) Em caso de candidato com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa, o mesmo deverá apresentar, na inscrição, um documento emitido por sua chefia ou cargo equivalente, indicando sua liberação para afastamento pelo período da bolsa.

(d) Caso a Comissão de Seleção não classifique candidatos, as cotas disponíveis serão destinadas a novo processo seletivo.

(e) Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção.

É de responsabilidade do candidato acompanhar as informações sobre o processo seletivo no site do PPGAU.

João Pessoa, 14 de agosto de 2023.

A Coordenação

Baixar Arquivo