PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU)

EDITAL CREDENCIAMENTO DE PROFESSOR PERMANENTE PPGAU 2023

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO (PPGAU-UFPB)

LINHA DE PESQUISA: QUALIDADE DO AMBIENTE CONSTRUÍDO

O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba - PPGAU UFPB, faz saber que, no período de 16 a 23 de novembro de 2023, receberá inscrições para seleção de um (1) candidato a preencher o quadro de Professor Permanente deste Programa de pósgraduação, especificamente para a Linha de Pesquisa “Qualidade do Ambiente Construído”, com vigência deste credenciamento a partir de janeiro de 2024 até julho de 2026.

1. OBJETIVO

A seleção de Professor Permanente para a linha de pesquisa tem como objetivo principal promover a realização de estudos avançados e ensino no âmbito do PPGAU UFPB durante a vigência estabelecida para este credenciamento, especificamente na seguinte linha de pesquisa:

Linha de Pesquisa 3 - QUALIDADE DO AMBIENTE CONSTRUÍDO

Tem como objetivo a avaliação e análise do ambiente construído, com particular ênfase na qualidade de projeto e nas questões de conforto (térmico, lumínico, acústico e ergonômico), mobilidade, acessibilidade e tecnologia e materiais construtivos.

2. HABILITAÇÃO

Poderão se candidatar a esta vaga aqueles que tenham vínculo formal de Professor (Adjunto, Associado ou Titular) com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que detenham diploma de Doutorado que tenham comprovada experiência prévia de orientação de pesquisa (Iniciação Científica e/ou Mestrado/Doutorado). O candidato não pode estar credenciado em outro Programa de pós-graduação como Professor Permanente.

3. INSCRIÇÃO

Encaminhar e-mail para , conforme segue:

4.1 Indicar no campo ASSUNTO: CANDIDATURA A CREDENCIAMENTO DE PROFESSOR PERMANENTE PPGAU 2023 - LINHA 3;

4.2 Anexar cópias digitalizadas do

a) Plano de Pesquisa no PPGAU para os próximos 2 anos devidamente preenchido;

b) Currículo Lattes;

c) Comprovação da produção a ser avaliada;

d) Comprovação do diploma de Doutor, obtido em cursos reconhecidos pelo CNE/MEC;

e) Documento de identificação válido (com foto, data de nascimento, RG e CPF) ou cópia do passaporte (estrangeiros).

f) cópia do documento de posse na UFPB.

4. SELEÇÃO

A seleção dos candidatos será realizada por uma comissão formada por docentes do PPGAU, indicados pela respectiva coordenadora. A Comissão terá como referências para a seleção, a avaliação do Plano de Pesquisa Stricto-Sensu do candidato, de caráter eliminatório quanto à qualidade e à aderência a Linha de Pesquisa Qualidade do Ambiente Construído e; classificatório a partir da avaliação do Currículo Acadêmico:

(a) Plano de Pesquisa Scricto-Sensu (Eliminatório): a análise do Plano de Pesquisa, considerando a qualidade e adequação da pesquisa e do perfil do candidato ao programa e correspondente Linha de Pesquisa;

(b) Currículo Acadêmico (Classificatório): análise do Curriculum Vitae (Lattes CNPq) do candidato, considerando a produção científica dos últimos quatro (04) anos, com no mínimo quatro (04) produtos de produção científica, devidamente comprovadas e conforme a pontuação constante do barema (ANEXO 1). Será selecionado para preencher a vaga de Professor Permanente da linha de Pesquisa Qualidade do Ambiente Construído o candidato que teve o Plano de Pesquisa Stricto-Sensu aprovado e obtiver a maior pontuação do Currículo Acadêmico. Ocorrendo empate, em qualquer circunstância, será admitido o candidato que apresentar maior pontuação em Artigos Científicos.

5. CALENDÁRIO

Divulgação / publicação do edital: 9 de novembro de 2023;

Inscrição: 16 a 23 de novembro de 2023;

Homologação das inscrições: 24 de novembro de 2023;

Processo Seletivo: 27 de novembro a 4 de dezembro de 2023;

Divulgação do resultado: 5 de dezembro de 2023;

Período de recurso: 06 a 08 de dezembro de 2023;

Homologação do resultado (colegiado PPGAU): 11 de dezembro de 2023;

6. DISPOSIÇÕES GERAIS

(a) Em caso de desistência ou do candidato com maior nota final, será credenciado aquele com maior nota subsequente, conforme a ordem de classificação.

(b) Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção.

É de responsabilidade do candidato acompanhar as informações sobre o processo seletivo no site do PPGAU.

Baixar Arquivo